A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avinio, Carina de Souza
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000msss
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_b4c3f25572d60af46dbba405bf9477bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12114
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distânciaConstruction management and teaching of identity: experiences, continuing education and distance educationGestãoIdentidadeTrajetóriaEducação a distânciaManagementIdentityTrajectoryDistance educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.The present research aimed to investigate which aspects are components of teacher identity, to understand how the actions of the manager interferes with the construction of professional identity. To cope with such issues was a need to further studies for the construction of the identity of the manager, considering important factors such as life course, living in groups and continuing education. Due to the investigative process requires conceptual appropriation of the elements of the scenario which the problem under investigation belongs, was an essential quantitative methodological approach, in which studies on the recurrence of the problem goes mainly to the references on the topic of educational management teaching and identity. This methodological choice demanded an intense review on the construction of teacher identity, as it involves teaching the path of life, their training and the relationships he outlines in his career, which makes it an be active and your builder identity and professionalism. In an attempt to point out the formation of professional identity as an important element to represent the professionalism in the area of distance education as an indispensable tool for teacher training, we recognize that there is an interesting possibility of linking the actions of the manager in the school context the scale of the continuing education, assuming the appropriation of a make teaching in distance education mode.O presente trabalho de pesquisa teve por objetivos investigar quais aspectos são constituintes da identidade docente, compreender de que modo a atuação do gestor interfere na construção da identidade profissional. Para dar conta de tais questões foi preciso aprofundar alguns estudos relativos à construção da identidade do gestor, considerando fatores importantes como trajetória de vida, convívio em grupo e formação permanente. Em função do processo investigativo exigir apropriação conceitual dos elementos que compõem o cenário o qual o problema a ser investigado pertence, foi imprescindível uma abordagem metodológica quantitativa, em que os estudos acerca do problema parte da recorrência às referências bibliográficas principalmente sobre a temática da gestão educacional e identidade docente. Tal escolha metodológica exigiu uma intensa análise crítica sobre a construção da identidade docente, à medida que a mesma envolve a trajetória de vida docente, sua formação e as relações que ele traça em sua trajetória, o que o torna um ser ativo e construtor da sua identidade e profissionalidade. Na tentativa de apontar a constituição da identidade profissional como elemento importante para representar o profissionalismo à área da educação a distância como ferramenta indispensável para a formação docente, reconhecemos que há uma interessante possibilidade de vincularmos as ações do gestor no contexto escolar à dimensão da formação continuada, partindo do pressuposto da apropriação de um fazer pedagógico na modalidade da Educação a distância.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoGallina, Simone Freitas da SilvaAvinio, Carina de Souza2017-12-04T11:17:04Z2017-12-04T11:17:04Z2011-12-052011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114ark:/26339/001300000msssporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-28T15:30:10Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-28T15:30:10Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
Construction management and teaching of identity: experiences, continuing education and distance education
title A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
spellingShingle A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
Avinio, Carina de Souza
Gestão
Identidade
Trajetória
Educação a distância
Management
Identity
Trajectory
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
title_full A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
title_fullStr A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
title_full_unstemmed A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
title_sort A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
author Avinio, Carina de Souza
author_facet Avinio, Carina de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallina, Simone Freitas da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Avinio, Carina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Identidade
Trajetória
Educação a distância
Management
Identity
Trajectory
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão
Identidade
Trajetória
Educação a distância
Management
Identity
Trajectory
Distance education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-05
2011
2017-12-04T11:17:04Z
2017-12-04T11:17:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000msss
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114
identifier_str_mv ark:/26339/001300000msss
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172363808931840