A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000msss |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_b4c3f25572d60af46dbba405bf9477bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/12114 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distânciaConstruction management and teaching of identity: experiences, continuing education and distance educationGestãoIdentidadeTrajetóriaEducação a distânciaManagementIdentityTrajectoryDistance educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.The present research aimed to investigate which aspects are components of teacher identity, to understand how the actions of the manager interferes with the construction of professional identity. To cope with such issues was a need to further studies for the construction of the identity of the manager, considering important factors such as life course, living in groups and continuing education. Due to the investigative process requires conceptual appropriation of the elements of the scenario which the problem under investigation belongs, was an essential quantitative methodological approach, in which studies on the recurrence of the problem goes mainly to the references on the topic of educational management teaching and identity. This methodological choice demanded an intense review on the construction of teacher identity, as it involves teaching the path of life, their training and the relationships he outlines in his career, which makes it an be active and your builder identity and professionalism. In an attempt to point out the formation of professional identity as an important element to represent the professionalism in the area of distance education as an indispensable tool for teacher training, we recognize that there is an interesting possibility of linking the actions of the manager in the school context the scale of the continuing education, assuming the appropriation of a make teaching in distance education mode.O presente trabalho de pesquisa teve por objetivos investigar quais aspectos são constituintes da identidade docente, compreender de que modo a atuação do gestor interfere na construção da identidade profissional. Para dar conta de tais questões foi preciso aprofundar alguns estudos relativos à construção da identidade do gestor, considerando fatores importantes como trajetória de vida, convívio em grupo e formação permanente. Em função do processo investigativo exigir apropriação conceitual dos elementos que compõem o cenário o qual o problema a ser investigado pertence, foi imprescindível uma abordagem metodológica quantitativa, em que os estudos acerca do problema parte da recorrência às referências bibliográficas principalmente sobre a temática da gestão educacional e identidade docente. Tal escolha metodológica exigiu uma intensa análise crítica sobre a construção da identidade docente, à medida que a mesma envolve a trajetória de vida docente, sua formação e as relações que ele traça em sua trajetória, o que o torna um ser ativo e construtor da sua identidade e profissionalidade. Na tentativa de apontar a constituição da identidade profissional como elemento importante para representar o profissionalismo à área da educação a distância como ferramenta indispensável para a formação docente, reconhecemos que há uma interessante possibilidade de vincularmos as ações do gestor no contexto escolar à dimensão da formação continuada, partindo do pressuposto da apropriação de um fazer pedagógico na modalidade da Educação a distância.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoGallina, Simone Freitas da SilvaAvinio, Carina de Souza2017-12-04T11:17:04Z2017-12-04T11:17:04Z2011-12-052011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114ark:/26339/001300000msssporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-28T15:30:10Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-28T15:30:10Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância Construction management and teaching of identity: experiences, continuing education and distance education |
title |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância |
spellingShingle |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância Avinio, Carina de Souza Gestão Identidade Trajetória Educação a distância Management Identity Trajectory Distance education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância |
title_full |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância |
title_fullStr |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância |
title_full_unstemmed |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância |
title_sort |
A gestão e a construção da identidade docente: vivências, formação continuada e educação a distância |
author |
Avinio, Carina de Souza |
author_facet |
Avinio, Carina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gallina, Simone Freitas da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avinio, Carina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Identidade Trajetória Educação a distância Management Identity Trajectory Distance education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão Identidade Trajetória Educação a distância Management Identity Trajectory Distance education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-05 2011 2017-12-04T11:17:04Z 2017-12-04T11:17:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000msss |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12114 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000msss |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172363808931840 |