Experiências, cantos e recantos que fascinam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Morgani dos Santos
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000016pd3
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.
id UFSM_b5ff54f830f3e05e71b0adf07b58669e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12438
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Experiências, cantos e recantos que fascinamExperiences, nooks and crannies that fascinateEducação infantilCantos e recantosRotinaExperiênciasEarly childhood educationNooks and cranniesRoutineExperiencesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.This term paper is a qualitative research, an action research, permeated by a reflective study about the importance of providing nooks and crannies that promote, in a pleasant way, the development and learning in childhood. Therefore, the research problem was outlined: How to provide experiences that promote leadership and learning in childhood, in everyday routines, filled in a creative and pleasurable way? Above all, it should contemplate the guidelines of the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEI (BRAZIL, 2009a), as well as the actions of living with, playing, engaging, exploring, expressing and getting to know oneself. As the central objective, identifying findings that reflect on building experiences, nooks and crannies that fascinate children of kindergarten class in the city of Santa Cruz do Sul / RS was made possible, which is essential to everyday pedagogical work. That enables the expansion of experiences. The results show the necessity for "breaking the mould" of children, causing them astonishment at something "new". With this study, it was possible to conclude that the routines of early childhood education, proposing nooks and crannies provide experiences that promote leadership and learning in childhood.A presente monografia trata-se de uma pesquisa qualitativa, de investigação-ação, permeada por um estudo reflexivo sobre a importância de se propiciar cantos e recantos que promovam, de forma prazerosa, o desenvolvimento e a aprendizagem na infância. Para tal, delineou-se o problema de pesquisa: Como propiciar experiências que promovam o protagonismo e a aprendizagem na infância, em cotidianos carregados de rotinas, de forma criativa e prazerosa? E, acima de tudo, com a preocupação de que contemplem as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009a), bem como, as ações de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Como objetivo central, possibilitou-se identificar conhecimentos, imprescindíveis ao trabalho pedagógico cotidiano, que reflitam na construção de experiências, cantos e recantos que fascinem as crianças de turma de educação infantil do município de Santa Cruz do Sul/RS. Possibilitando a ampliação das vivências. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de se “quebrar” a rotina das crianças, causando-lhes espanto por algo “novo”. Com este estudo, é possível concluir que nas rotinas da Educação Infantil, propor cantos e recantos propiciam experiências que promovem o protagonismo e a aprendizagem na infância.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCorrea, Aruna NoalFernandes, Morgani dos Santos2018-02-15T13:28:35Z2018-02-15T13:28:35Z2016-09-102016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438ark:/26339/0013000016pd3porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-02-15T13:28:35Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-02-15T13:28:35Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências, cantos e recantos que fascinam
Experiences, nooks and crannies that fascinate
title Experiências, cantos e recantos que fascinam
spellingShingle Experiências, cantos e recantos que fascinam
Fernandes, Morgani dos Santos
Educação infantil
Cantos e recantos
Rotina
Experiências
Early childhood education
Nooks and crannies
Routine
Experiences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Experiências, cantos e recantos que fascinam
title_full Experiências, cantos e recantos que fascinam
title_fullStr Experiências, cantos e recantos que fascinam
title_full_unstemmed Experiências, cantos e recantos que fascinam
title_sort Experiências, cantos e recantos que fascinam
author Fernandes, Morgani dos Santos
author_facet Fernandes, Morgani dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Aruna Noal
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Morgani dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Cantos e recantos
Rotina
Experiências
Early childhood education
Nooks and crannies
Routine
Experiences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Cantos e recantos
Rotina
Experiências
Early childhood education
Nooks and crannies
Routine
Experiences
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-10
2016
2018-02-15T13:28:35Z
2018-02-15T13:28:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000016pd3
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438
identifier_str_mv ark:/26339/0013000016pd3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172460366004224