Experiências, cantos e recantos que fascinam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000016pd3 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. |
id |
UFSM_b5ff54f830f3e05e71b0adf07b58669e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/12438 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências, cantos e recantos que fascinamExperiences, nooks and crannies that fascinateEducação infantilCantos e recantosRotinaExperiênciasEarly childhood educationNooks and cranniesRoutineExperiencesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.This term paper is a qualitative research, an action research, permeated by a reflective study about the importance of providing nooks and crannies that promote, in a pleasant way, the development and learning in childhood. Therefore, the research problem was outlined: How to provide experiences that promote leadership and learning in childhood, in everyday routines, filled in a creative and pleasurable way? Above all, it should contemplate the guidelines of the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEI (BRAZIL, 2009a), as well as the actions of living with, playing, engaging, exploring, expressing and getting to know oneself. As the central objective, identifying findings that reflect on building experiences, nooks and crannies that fascinate children of kindergarten class in the city of Santa Cruz do Sul / RS was made possible, which is essential to everyday pedagogical work. That enables the expansion of experiences. The results show the necessity for "breaking the mould" of children, causing them astonishment at something "new". With this study, it was possible to conclude that the routines of early childhood education, proposing nooks and crannies provide experiences that promote leadership and learning in childhood.A presente monografia trata-se de uma pesquisa qualitativa, de investigação-ação, permeada por um estudo reflexivo sobre a importância de se propiciar cantos e recantos que promovam, de forma prazerosa, o desenvolvimento e a aprendizagem na infância. Para tal, delineou-se o problema de pesquisa: Como propiciar experiências que promovam o protagonismo e a aprendizagem na infância, em cotidianos carregados de rotinas, de forma criativa e prazerosa? E, acima de tudo, com a preocupação de que contemplem as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009a), bem como, as ações de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Como objetivo central, possibilitou-se identificar conhecimentos, imprescindíveis ao trabalho pedagógico cotidiano, que reflitam na construção de experiências, cantos e recantos que fascinem as crianças de turma de educação infantil do município de Santa Cruz do Sul/RS. Possibilitando a ampliação das vivências. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de se “quebrar” a rotina das crianças, causando-lhes espanto por algo “novo”. Com este estudo, é possível concluir que nas rotinas da Educação Infantil, propor cantos e recantos propiciam experiências que promovem o protagonismo e a aprendizagem na infância.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCorrea, Aruna NoalFernandes, Morgani dos Santos2018-02-15T13:28:35Z2018-02-15T13:28:35Z2016-09-102016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438ark:/26339/0013000016pd3porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-02-15T13:28:35Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-02-15T13:28:35Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências, cantos e recantos que fascinam Experiences, nooks and crannies that fascinate |
title |
Experiências, cantos e recantos que fascinam |
spellingShingle |
Experiências, cantos e recantos que fascinam Fernandes, Morgani dos Santos Educação infantil Cantos e recantos Rotina Experiências Early childhood education Nooks and crannies Routine Experiences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Experiências, cantos e recantos que fascinam |
title_full |
Experiências, cantos e recantos que fascinam |
title_fullStr |
Experiências, cantos e recantos que fascinam |
title_full_unstemmed |
Experiências, cantos e recantos que fascinam |
title_sort |
Experiências, cantos e recantos que fascinam |
author |
Fernandes, Morgani dos Santos |
author_facet |
Fernandes, Morgani dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correa, Aruna Noal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Morgani dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Cantos e recantos Rotina Experiências Early childhood education Nooks and crannies Routine Experiences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação infantil Cantos e recantos Rotina Experiências Early childhood education Nooks and crannies Routine Experiences CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-10 2016 2018-02-15T13:28:35Z 2018-02-15T13:28:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000016pd3 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12438 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000016pd3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172460366004224 |