Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kronbauer, Carla Prado
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000fw5m
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11694
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, Brasil, RS, 2015.
id UFSM_c21b6d05b52b8038f2bfa2faac26577a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11694
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as criançasPerceptions of teachers early years of elementary education on physical education practice with childrenProfessoresAnos iniciaisPráticas pedagógicasEducação físicaReflexividadeTeachersEarly yearsPedagogical practicesPhysical educationReflexivityCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, Brasil, RS, 2015.This study was part of the Graduate Distance Program of the Sports and Physical Education Center, Federal University of Santa Maria and aimed to analyze the perception of teachers' Early Years of primary school, about the practice of Fitness with children. This research is justified by the importance of physical education to develop the building of the student as a whole in the teaching-learning process in the school setting. The methodological approaches that have been adopted followed the assumptions of qualitative approach of a case study. The field of study was the Primary Education State School Marieta D'Ambrose, the city of Santa Maria, with information collected through a semi-structured questionnaire made with teachers of the Early Years of elementary school, said school. To interpret the information collected was used content analysis. We conclude that the degree courses are characterized by elements that influence whether or not the quality of the actions of future teachers, and that for the teachers participating in this study, the knowledge about the area of Physical Education, the initial training course, were obtained mainly through the discipline of Teaching Physical Education. With respect to continuing education, the teachers care about this and are going in search of this continuing education in order to obtain and / or update their knowledge/knowledge of the area of Physical Education, therefore, show the importance of the practice of physical education, as that perform with students. Yet, in carrying out activities related to physical education, teachers feel the need to change and improvisations, and perform reflections, subsequent to these activities. Finally, the teachers perceive a list of activities of Physical Education, with the student's performance in the process of teaching and learning in other areas of knowledge.Este estudo está inserido no Programa de Pós-Graduação à Distância, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria e teve como objetivo analisar qual a percepção, de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a respeito da prática de Educação Física com as crianças. Esta pesquisa justifica-se pela importância de a Educação Física privilegiar a formação do aluno como um todo no processo de ensino-aprendizagem em âmbito escolar. Os caminhos metodológicos que foram adotados seguiram os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D‟Ambrósio, da cidade de Santa Maria, com as informações coletadas através de um questionário semi-estruturado feito com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da referida escola. Para interpretar as informações coletadas utilizou-se a análise de conteúdo. Concluímos que os cursos de Licenciatura estão caracterizados por elementos que influenciam ou não na qualidade das ações dos futuros professores, e que, para as professoras, participantes deste estudo, os conhecimentos a respeito da área de Educação Física, no curso de formação inicial, foram obtidos, principalmente através da disciplina de Didática da Educação Física. A respeito da formação continuada, as professoras se preocupam com isto e estão indo em busca desta educação permanente a fim de obterem e/ou atualizarem os conhecimentos/saberes da área da Educação Física, pois, evidenciam a importância da prática de Educação Física, já que a realizam com os alunos. Ainda, durante a realização das atividades, relacionadas à Educação Física, as professoras sentem necessidade de modificações e improvisações, e, realizam reflexões, posteriormente à estas atividades. Enfim, as professoras percebem uma relação das atividades de Educação Física, com o desempenho do aluno no processo de ensino e aprendizagem nas outras áreas de conhecimento.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosDuarte, Gustavo de OliveiraKronbauer, Carla Prado2017-09-18T15:33:54Z2017-09-18T15:33:54Z2015-02-272015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11694ark:/26339/001300000fw5mporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-09-18T15:33:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11694Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-09-18T15:33:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
Perceptions of teachers early years of elementary education on physical education practice with children
title Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
spellingShingle Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
Kronbauer, Carla Prado
Professores
Anos iniciais
Práticas pedagógicas
Educação física
Reflexividade
Teachers
Early years
Pedagogical practices
Physical education
Reflexivity
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
title_full Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
title_fullStr Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
title_full_unstemmed Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
title_sort Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a prática de educação física com as crianças
author Kronbauer, Carla Prado
author_facet Kronbauer, Carla Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Gustavo de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Kronbauer, Carla Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Anos iniciais
Práticas pedagógicas
Educação física
Reflexividade
Teachers
Early years
Pedagogical practices
Physical education
Reflexivity
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Professores
Anos iniciais
Práticas pedagógicas
Educação física
Reflexividade
Teachers
Early years
Pedagogical practices
Physical education
Reflexivity
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, Brasil, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-27
2015
2017-09-18T15:33:54Z
2017-09-18T15:33:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11694
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000fw5m
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11694
identifier_str_mv ark:/26339/001300000fw5m
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172335568683008