Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Simone da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000rjbt
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857
Resumo: This work presents a suggested activity that addresses the Pigeonhole Principle by solving problems in Elementary School. The goal is to show how a content studied in Master's degree in Mathematics can be performed in Elementary School, which is attended by the author of this work, bringing benefits to the school and consequently for learning students. The difficulty of these activities increases gradually so that the first uses concrete material, the second is related to everyday issues and requires abstraction and, the third and last activity, is a much more complex challenge. How these activities were performed in a class of ninth grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre - RS and the results presented by the students are exposed and analyzed in the course of this dissertation. This work is closed concluding that the activities have reached their goals.
id UFSM_c240346a87ab082d44af5bfc62489b1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/20857
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemasAn approach to the piegeonhole principle in elementary school through the problem solvingEnsino de matemáticaPrincípio da Casa dos PombosResolução de problemasMath educationPigeonhole principleProblem solvingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis work presents a suggested activity that addresses the Pigeonhole Principle by solving problems in Elementary School. The goal is to show how a content studied in Master's degree in Mathematics can be performed in Elementary School, which is attended by the author of this work, bringing benefits to the school and consequently for learning students. The difficulty of these activities increases gradually so that the first uses concrete material, the second is related to everyday issues and requires abstraction and, the third and last activity, is a much more complex challenge. How these activities were performed in a class of ninth grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre - RS and the results presented by the students are exposed and analyzed in the course of this dissertation. This work is closed concluding that the activities have reached their goals.Este trabalho apresenta uma sugestão de atividade que aborda o Princípio da Casa dos Pombos através da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. O objetivo é mostrar como um dos conteúdos estudados no Mestrado Profissional de Matemática pode ser aplicado no Ensino Fundamental, que é o público atendido pela autora deste trabalho, trazendo benefícios para as aulas e consequentemente para o aprendizado dos alunos. A dificuldade dessas atividades aumenta gradualmente de forma que a primeira utiliza material concreto, a segunda está relacionada com questões do cotidiano dos alunos e exigem abstração e, a terceira e última atividade, é um desafio bem mais complexo. A forma como essas atividades foram executadas em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Porto Alegre - RS e os resultados apresentados pelos alunos são expostos e analisados no decorrer desta dissertação. Encerra-se o trabalho concluindo-se que as atividades atingiram seus objetivos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilMatemáticaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências Naturais e ExatasTonet, Luciane Gobbihttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650Noguti, Fabiane Cristina Höpnerhttp://lattes.cnpq.br/1247690905207985Rachelli, Janicehttp://lattes.cnpq.br/5849885985531239Cesca Filho, Vitalinohttp://lattes.cnpq.br/0048422446197920Martins, Simone da Silva2021-05-12T20:19:56Z2021-05-12T20:19:56Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857ark:/26339/001300000rjbtporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-08-05T18:17:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-08-05T18:17:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
An approach to the piegeonhole principle in elementary school through the problem solving
title Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
spellingShingle Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
Martins, Simone da Silva
Ensino de matemática
Princípio da Casa dos Pombos
Resolução de problemas
Math education
Pigeonhole principle
Problem solving
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
title_full Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
title_fullStr Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
title_full_unstemmed Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
title_sort Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
author Martins, Simone da Silva
author_facet Martins, Simone da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tonet, Luciane Gobbi
http://lattes.cnpq.br/2967237846212650
Noguti, Fabiane Cristina Höpner
http://lattes.cnpq.br/1247690905207985
Rachelli, Janice
http://lattes.cnpq.br/5849885985531239
Cesca Filho, Vitalino
http://lattes.cnpq.br/0048422446197920
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Simone da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Princípio da Casa dos Pombos
Resolução de problemas
Math education
Pigeonhole principle
Problem solving
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de matemática
Princípio da Casa dos Pombos
Resolução de problemas
Math education
Pigeonhole principle
Problem solving
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work presents a suggested activity that addresses the Pigeonhole Principle by solving problems in Elementary School. The goal is to show how a content studied in Master's degree in Mathematics can be performed in Elementary School, which is attended by the author of this work, bringing benefits to the school and consequently for learning students. The difficulty of these activities increases gradually so that the first uses concrete material, the second is related to everyday issues and requires abstraction and, the third and last activity, is a much more complex challenge. How these activities were performed in a class of ninth grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre - RS and the results presented by the students are exposed and analyzed in the course of this dissertation. This work is closed concluding that the activities have reached their goals.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-30
2021-05-12T20:19:56Z
2021-05-12T20:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000rjbt
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857
identifier_str_mv ark:/26339/001300000rjbt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Naturais e Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Centro de Ciências Naturais e Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1814439834490503168