Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000rjbt |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857 |
Resumo: | This work presents a suggested activity that addresses the Pigeonhole Principle by solving problems in Elementary School. The goal is to show how a content studied in Master's degree in Mathematics can be performed in Elementary School, which is attended by the author of this work, bringing benefits to the school and consequently for learning students. The difficulty of these activities increases gradually so that the first uses concrete material, the second is related to everyday issues and requires abstraction and, the third and last activity, is a much more complex challenge. How these activities were performed in a class of ninth grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre - RS and the results presented by the students are exposed and analyzed in the course of this dissertation. This work is closed concluding that the activities have reached their goals. |
id |
UFSM_c240346a87ab082d44af5bfc62489b1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/20857 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemasAn approach to the piegeonhole principle in elementary school through the problem solvingEnsino de matemáticaPrincípio da Casa dos PombosResolução de problemasMath educationPigeonhole principleProblem solvingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis work presents a suggested activity that addresses the Pigeonhole Principle by solving problems in Elementary School. The goal is to show how a content studied in Master's degree in Mathematics can be performed in Elementary School, which is attended by the author of this work, bringing benefits to the school and consequently for learning students. The difficulty of these activities increases gradually so that the first uses concrete material, the second is related to everyday issues and requires abstraction and, the third and last activity, is a much more complex challenge. How these activities were performed in a class of ninth grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre - RS and the results presented by the students are exposed and analyzed in the course of this dissertation. This work is closed concluding that the activities have reached their goals.Este trabalho apresenta uma sugestão de atividade que aborda o Princípio da Casa dos Pombos através da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. O objetivo é mostrar como um dos conteúdos estudados no Mestrado Profissional de Matemática pode ser aplicado no Ensino Fundamental, que é o público atendido pela autora deste trabalho, trazendo benefícios para as aulas e consequentemente para o aprendizado dos alunos. A dificuldade dessas atividades aumenta gradualmente de forma que a primeira utiliza material concreto, a segunda está relacionada com questões do cotidiano dos alunos e exigem abstração e, a terceira e última atividade, é um desafio bem mais complexo. A forma como essas atividades foram executadas em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Porto Alegre - RS e os resultados apresentados pelos alunos são expostos e analisados no decorrer desta dissertação. Encerra-se o trabalho concluindo-se que as atividades atingiram seus objetivos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilMatemáticaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalCentro de Ciências Naturais e ExatasTonet, Luciane Gobbihttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650Noguti, Fabiane Cristina Höpnerhttp://lattes.cnpq.br/1247690905207985Rachelli, Janicehttp://lattes.cnpq.br/5849885985531239Cesca Filho, Vitalinohttp://lattes.cnpq.br/0048422446197920Martins, Simone da Silva2021-05-12T20:19:56Z2021-05-12T20:19:56Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857ark:/26339/001300000rjbtporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-08-05T18:17:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-08-05T18:17:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas An approach to the piegeonhole principle in elementary school through the problem solving |
title |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas |
spellingShingle |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas Martins, Simone da Silva Ensino de matemática Princípio da Casa dos Pombos Resolução de problemas Math education Pigeonhole principle Problem solving CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas |
title_full |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas |
title_fullStr |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas |
title_sort |
Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas |
author |
Martins, Simone da Silva |
author_facet |
Martins, Simone da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tonet, Luciane Gobbi http://lattes.cnpq.br/2967237846212650 Noguti, Fabiane Cristina Höpner http://lattes.cnpq.br/1247690905207985 Rachelli, Janice http://lattes.cnpq.br/5849885985531239 Cesca Filho, Vitalino http://lattes.cnpq.br/0048422446197920 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Simone da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Princípio da Casa dos Pombos Resolução de problemas Math education Pigeonhole principle Problem solving CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino de matemática Princípio da Casa dos Pombos Resolução de problemas Math education Pigeonhole principle Problem solving CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work presents a suggested activity that addresses the Pigeonhole Principle by solving problems in Elementary School. The goal is to show how a content studied in Master's degree in Mathematics can be performed in Elementary School, which is attended by the author of this work, bringing benefits to the school and consequently for learning students. The difficulty of these activities increases gradually so that the first uses concrete material, the second is related to everyday issues and requires abstraction and, the third and last activity, is a much more complex challenge. How these activities were performed in a class of ninth grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre - RS and the results presented by the students are exposed and analyzed in the course of this dissertation. This work is closed concluding that the activities have reached their goals. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-30 2021-05-12T20:19:56Z 2021-05-12T20:19:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000rjbt |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000rjbt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Matemática UFSM Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Naturais e Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Matemática UFSM Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional Centro de Ciências Naturais e Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1814439834490503168 |