A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Andrea Maria Maia
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000005m6
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/286
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, CE, 2010.
id UFSM_c68170586a256c7d2a4e7a93e22d6f0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/286
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantilThe importance of the games and of the games In the infantile educationJogosBrincadeirasEnsinoAprendizagemMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, CE, 2010.This study elaborates the importance of games and play in early childhood education. It is justified to do so, to investigate the positive influences that games and the games have on children's learning, especially on the backing of one of the theoretical concepts about learning in children: Lev Semenovich Vygotsky (1998), which among other scholars, underline the necessity of play activities are present in early development and learning of human beings, making particular reference to its existence. Somehow the play is present and adds a vital ingredient in the relationship between people, allowing creativity to flourish. Therefore, this research aims to examine and discuss the role of games, toys and games in education. For it seeks to analyze the constitution and the emergence of the game and the role of toys in the context of school management priority "care and education," especially in kindergarten. On the topic under study worked with the contribution Andrade (1995), Freire (2006), Kishimoto (2000), Lopes (1999), Negrine (1995), Oliveira (1993), Smith (2002), Santos (1997), Vygotsky (1998), among other specialists. The methodological approach was characterized by a literature review in the light of the references cited. It is argued in this study a methodology in which the play is a privileged form of learning, leading to the conclusion about the importance and applicability in the school context. We highlight the psychological and social aspects of the child because it is through play that children can express their feelings about the world.Este estudo faz uma abordagem sobre a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Justifica-se para tanto, investigar as influências positivas que os jogos e as brincadeiras exercem na aprendizagem da criança, principalmente, respaldando-se nas concepções de um dos teóricos sobre a aprendizagem infantil: Lev Semenovich Vygotsky (1998), que entre outros estudiosos, destacam a necessidade das atividades lúdicas estarem presentes nas fases do desenvolvimento e da aprendizagem dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore. Neste sentido, esta investigação tem por objetivo analisar e discutir o papel das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos na educação. Para isto busca analisar a constituição e a emergência do jogo e o papel do brinquedo no contexto da Gestão Escolar priorizando o cuidar e o educar, principalmente na Educação Infantil. No tema em estudo trabalhou-se com a contribuição Andrade (1995), Freire (2006), Kishimoto (2000), Lopes (1999), Negrine (1995), Oliveira (1993), Soares (2002), Santos (1997), Vygotsky (1998), dentre outros especialistas. O procedimento metodológico caracterizou-se por uma revisão bibliográfica à luz dos referenciais citados. Defende-se nesse estudo uma metodologia em que o brincar é uma forma privilegiada de aprendizagem, levando a concluir sobre a importância e sua aplicabilidade no contexto escolar. Destacamos os aspectos psicológicos e sociais da criança, pois é através da brincadeira que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoHenz, Celso IlgoSampaio, Andrea Maria Maia2014-06-04T13:11:04Z2014-06-04T13:11:04Z2010-12-172010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/286ark:/26339/00130000005m6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
The importance of the games and of the games In the infantile education
title A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
spellingShingle A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
Sampaio, Andrea Maria Maia
Jogos
Brincadeiras
Ensino
Aprendizagem
title_short A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
title_full A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
title_fullStr A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
title_full_unstemmed A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
title_sort A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil
author Sampaio, Andrea Maria Maia
author_facet Sampaio, Andrea Maria Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Andrea Maria Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Brincadeiras
Ensino
Aprendizagem
topic Jogos
Brincadeiras
Ensino
Aprendizagem
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, CE, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
2010
2014-06-04T13:11:04Z
2014-06-04T13:11:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/286
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000005m6
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/286
identifier_str_mv ark:/26339/00130000005m6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172255202672640