A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marafiga, Taís Cecchin
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013tfd
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15383
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_c7d79b8ac1e5a4dff1afae41c7520d40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15383
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantilThe use of information and communication technologies by teachers of children's educationTecnologiasFormação de professoresEducação infantilTechnologiesTeacher trainingChildren's educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.This descriptive research had as purpose to reflect on the ways of applying the technologies in the context of the children's education and the formation of the teacher, being plausible to point out the possible reasons of the teachers not to use or to use the technologies of information and communication in classroom in the children's education through a questionnaire, which was answered by teachers who were in charge of the children's education classes in the municipality of Santa Maria / RS.. The data was analyzed according to the result already available from Google Forms. As results, we can affirm that teachers almost always use the technologies in the classroom, being the computer the most used by them, however they report that in many cases there are no computer lab in their school and those that exist have limitations in the operation of the technological equipment. In the end, it was found that even with so many difficulties related to habilitation and infrastructure, managers encourage teachers to use the technologies in class and teachers believe that this tool is valid in the teaching of children's education.Esta pesquisa descritiva teve como propósito refletir sobre as formas de aplicação das tecnologias no contexto da educação infantil e a formação do professor, sendo plausível apontar quais as possíveis razões dos professores não utilizarem / usarem as tecnologias de informação e comunicação em sala de aula na educação infantil através de um questionário, que foi respondido por professores regentes das turmas de educação infantil do município de Santa Maria/RS. Os dados foram analisados de acordo com o resultado já disposto do Google Forms. Como resultados, podemos afirmar que os professores quase sempre utilizam as tecnologias em sala de aula, sendo o computador o mais utilizado por eles, entretanto relatam que em muitos casos não existem laboratório de informática na sua escola e os que existem possuem limitações no funcionamento dos equipamentos tecnológicos. Ao final, constatou-se que mesmo com tantas dificuldades relacionadas à habilitação e à infraestrutura, os gestores incentivam os professores a empregarem as tecnologias em aula e os professores acreditam que esta ferramenta é válida no ensino da educação infantil.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasReis, Simone Regina dosMarafiga, Taís Cecchin2019-01-17T11:46:42Z2019-01-17T11:46:42Z2018-12-012018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15383ark:/26339/0013000013tfdporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-18T05:04:31Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-18T05:04:31Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil
The use of information and communication technologies by teachers of children's education
title A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil
spellingShingle A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil
Marafiga, Taís Cecchin
Tecnologias
Formação de professores
Educação infantil
Technologies
Teacher training
Children's education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil
title_full A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil
title_fullStr A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil
title_full_unstemmed A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil
title_sort A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil
author Marafiga, Taís Cecchin
author_facet Marafiga, Taís Cecchin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Simone Regina dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Marafiga, Taís Cecchin
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Formação de professores
Educação infantil
Technologies
Teacher training
Children's education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Tecnologias
Formação de professores
Educação infantil
Technologies
Teacher training
Children's education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
2018
2019-01-17T11:46:42Z
2019-01-17T11:46:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15383
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013tfd
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15383
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013tfd
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172444027092992