A música na educação infantil: vozes dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BONATO, Aline Roberta de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1159
Resumo: A música tem um grande valor para a sociedade como linguagem, arte, cultura, expressão de sentimentos, comunicação e, dessa forma, estimula e contribui com o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer como professores da Educação Infantil percebem o ensino de música em suas aulas e tem como objetivos específicos entender como a música está presente na escola e investigar quais tecnologias digitais os professores utilizam em suas aulas. O estudo visa contribuir com o desenvolvimento profissional dos professores por meio dos encontros virtuais de formação e apresenta uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa participante com os professores da Educação Infantil da cidade de Orlândia-SP. A fim de alcançar os objetivos propostos, adotamos como procedimento metodológico a coleta de dados a partir de formulário de inscrição respondido pelas participantes e pela comunicação e interação por meio de palavras, vídeos e imagens ao responderem as atividades apontadas pela formação durante os encontros virtuais. Obtivemos resultados significativos ao propormos o curso pois a interação e as respostas dos participantes durante a formação mostraram que as professoras não sabiam se estavam usando a música em suas aulas, apesar de terem apresentado elementos que comprovam esta prática. A formação despertou o interesse das professoras em aprender para si – para favorecer a sua própria capacitação; aprender para ensinar - para oferecer aos alunos novas estratégias educacionais; e aprender para si e para ensinar – contribuindo para a formação do professor e, automaticamente, para o ensino dos alunos. Notamos que a música na sala de aula é um recurso fundamental no processo de ensino-aprendizagem porque além de favorecer a musicalidade dos estudantes, ainda intervém como recurso metodológico para ensinar novos conceitos e apoiar outras disciplinas.
id UFTM_2e19f179b4d4db0a680181e52276487e
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1159
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling A música na educação infantil: vozes dos professoresMúsica.Educação infantil.Formação de professores.Tecnologias digitais.Music.Children Education.Teacher training.Digital technologies.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA música tem um grande valor para a sociedade como linguagem, arte, cultura, expressão de sentimentos, comunicação e, dessa forma, estimula e contribui com o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer como professores da Educação Infantil percebem o ensino de música em suas aulas e tem como objetivos específicos entender como a música está presente na escola e investigar quais tecnologias digitais os professores utilizam em suas aulas. O estudo visa contribuir com o desenvolvimento profissional dos professores por meio dos encontros virtuais de formação e apresenta uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa participante com os professores da Educação Infantil da cidade de Orlândia-SP. A fim de alcançar os objetivos propostos, adotamos como procedimento metodológico a coleta de dados a partir de formulário de inscrição respondido pelas participantes e pela comunicação e interação por meio de palavras, vídeos e imagens ao responderem as atividades apontadas pela formação durante os encontros virtuais. Obtivemos resultados significativos ao propormos o curso pois a interação e as respostas dos participantes durante a formação mostraram que as professoras não sabiam se estavam usando a música em suas aulas, apesar de terem apresentado elementos que comprovam esta prática. A formação despertou o interesse das professoras em aprender para si – para favorecer a sua própria capacitação; aprender para ensinar - para oferecer aos alunos novas estratégias educacionais; e aprender para si e para ensinar – contribuindo para a formação do professor e, automaticamente, para o ensino dos alunos. Notamos que a música na sala de aula é um recurso fundamental no processo de ensino-aprendizagem porque além de favorecer a musicalidade dos estudantes, ainda intervém como recurso metodológico para ensinar novos conceitos e apoiar outras disciplinas.Music has great value for society as language, art, culture, expression of feelings, communication. Therefore, it stimulates and contributes to the development of learning. The general objective of this research is to know how Early Childhood Education teachers perceive the teaching of music in their classes. The specific aims of this study are to understand how music is present at school and to investigate the digital technologies teachers use in their classes. It also aims to contribute to the professional development of teachers by means of remote training meetings. A qualitative approach by means of participative research was conducted with teachers of Early Childhood Education in Orlândia-SP. In order to achieve its objectives, the methodological procedure adopted the collection of data from the registration form answered by the participants and by communication and interaction using tools such as words, videos and images when answering the activities pointed out by the teacher training during the remote meetings. Significant results were obtained when proposing the course as the interaction and the responses of the participants during the training showed that the teachers did not know if they were using music in their classes despite having presented elements that prove this practice. The training aroused the teachers' interest in learning for themselves - to favor their own training; learn to teach - to offer students new educational strategies; and learn for themselves and also to teach - contributing to teacher training and automatically teaching students. We noticed that music in the classroom is a fundamental resource in the teaching learning process, because in addition to promoting students' musicality, it also intervenes as a methodological resource to teach new concepts and support other disciplines.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLINHARES, Martha Maria Prata29625289100http://lattes.cnpq.br/2261656066135090BONATO, Aline Roberta de Souza2022-05-24T18:46:14Z2021-06-082022-05-24T18:46:14Z2021-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-06-30T18:59:06Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-06-30T18:59:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv A música na educação infantil: vozes dos professores
title A música na educação infantil: vozes dos professores
spellingShingle A música na educação infantil: vozes dos professores
BONATO, Aline Roberta de Souza
Música.
Educação infantil.
Formação de professores.
Tecnologias digitais.
Music.
Children Education.
Teacher training.
Digital technologies.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A música na educação infantil: vozes dos professores
title_full A música na educação infantil: vozes dos professores
title_fullStr A música na educação infantil: vozes dos professores
title_full_unstemmed A música na educação infantil: vozes dos professores
title_sort A música na educação infantil: vozes dos professores
author BONATO, Aline Roberta de Souza
author_facet BONATO, Aline Roberta de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHARES, Martha Maria Prata
29625289100
http://lattes.cnpq.br/2261656066135090
dc.contributor.author.fl_str_mv BONATO, Aline Roberta de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Música.
Educação infantil.
Formação de professores.
Tecnologias digitais.
Music.
Children Education.
Teacher training.
Digital technologies.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Música.
Educação infantil.
Formação de professores.
Tecnologias digitais.
Music.
Children Education.
Teacher training.
Digital technologies.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A música tem um grande valor para a sociedade como linguagem, arte, cultura, expressão de sentimentos, comunicação e, dessa forma, estimula e contribui com o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer como professores da Educação Infantil percebem o ensino de música em suas aulas e tem como objetivos específicos entender como a música está presente na escola e investigar quais tecnologias digitais os professores utilizam em suas aulas. O estudo visa contribuir com o desenvolvimento profissional dos professores por meio dos encontros virtuais de formação e apresenta uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa participante com os professores da Educação Infantil da cidade de Orlândia-SP. A fim de alcançar os objetivos propostos, adotamos como procedimento metodológico a coleta de dados a partir de formulário de inscrição respondido pelas participantes e pela comunicação e interação por meio de palavras, vídeos e imagens ao responderem as atividades apontadas pela formação durante os encontros virtuais. Obtivemos resultados significativos ao propormos o curso pois a interação e as respostas dos participantes durante a formação mostraram que as professoras não sabiam se estavam usando a música em suas aulas, apesar de terem apresentado elementos que comprovam esta prática. A formação despertou o interesse das professoras em aprender para si – para favorecer a sua própria capacitação; aprender para ensinar - para oferecer aos alunos novas estratégias educacionais; e aprender para si e para ensinar – contribuindo para a formação do professor e, automaticamente, para o ensino dos alunos. Notamos que a música na sala de aula é um recurso fundamental no processo de ensino-aprendizagem porque além de favorecer a musicalidade dos estudantes, ainda intervém como recurso metodológico para ensinar novos conceitos e apoiar outras disciplinas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08
2021-06-08
2022-05-24T18:46:14Z
2022-05-24T18:46:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1159
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Brasil
UFTM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1822237173114470400