O currículo nos cursos de Pedagogia: reflexões acerca da formação de professores da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Taynara Martins Resende
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/954
Resumo: A formação de professores para a Educação Infantil é um tema que merece destaque no cenário educacional, visto que a partir da oficialização desta como primeira etapa da Educação Básica, os cursos de Pedagogia se depararam com a necessidade de adequar seus currículos para que os profissionais que atuassem na Educação Infantil estivessem significativamente preparados para lidar com os desafios cotidianos apresentados por essa etapa. Neste sentido, este estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na linha de pesquisa: Formação de professores e cultura digital objetiva conhecer e analisar como os cursos de Pedagogia na região do Triângulo Mineiro estão organizando seus currículos para atender as prescrições para a formação de professores da Educação Infantil exigidas pela legislação. Para tanto, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, explicativo e exploratório. A fundamentação teórica foi baseada em: Saviani (2009), Tardif (2002), Mizukami (2002), Pimenta (2001), Kuhlmann Jr. (1988), Silva (1999), Kishimoto (1999), Pinto (2012). Foi realizada uma análise do Projeto Político Pedagógico e das fichas de disciplinas de três cursos de Pedagogia na região do Triângulo Mineiro, tendo como contexto uma universidade federal, uma estadual e uma particular, além de entrevistas realizadas com os docentes universitários responsáveis por disciplinas relacionadas à Educação Infantil, bem como com professores que atuam nesta área nos municípios nos quais as universidades estão localizadas. Estes são egressos dos cursos de Pedagogia investigados, nos últimos cinco anos, a fim de compreender qual a concepção desses cursos e dos professores em relação à estruturação curricular para a formação de professores da Educação Infantil. Os resultados explicitaram que o maior desafio que perpassa a formação de professores para a Educação Infantil é o distanciamento entre a teoria estudada na Universidade e a realidade das salas de aulas, de forma que quando iniciam sua atuação prática, os professores se deparam com um contexto desconhecido, causando assim, insegurança, medo e desânimo. É preciso que os cursos de Pedagogia se preocupem mais em contextualizar a prática, relacionando-a à teoria abordada, a fim de formar um profissional mais seguro de sua atuação.
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spelling O currículo nos cursos de Pedagogia: reflexões acerca da formação de professores da Educação InfantilPedagogia.Formação de professores.Currículos.Educação Infantil.Pedagogy.Teacher training.Curricula.Children Education.EducaçãoA formação de professores para a Educação Infantil é um tema que merece destaque no cenário educacional, visto que a partir da oficialização desta como primeira etapa da Educação Básica, os cursos de Pedagogia se depararam com a necessidade de adequar seus currículos para que os profissionais que atuassem na Educação Infantil estivessem significativamente preparados para lidar com os desafios cotidianos apresentados por essa etapa. Neste sentido, este estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na linha de pesquisa: Formação de professores e cultura digital objetiva conhecer e analisar como os cursos de Pedagogia na região do Triângulo Mineiro estão organizando seus currículos para atender as prescrições para a formação de professores da Educação Infantil exigidas pela legislação. Para tanto, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, explicativo e exploratório. A fundamentação teórica foi baseada em: Saviani (2009), Tardif (2002), Mizukami (2002), Pimenta (2001), Kuhlmann Jr. (1988), Silva (1999), Kishimoto (1999), Pinto (2012). Foi realizada uma análise do Projeto Político Pedagógico e das fichas de disciplinas de três cursos de Pedagogia na região do Triângulo Mineiro, tendo como contexto uma universidade federal, uma estadual e uma particular, além de entrevistas realizadas com os docentes universitários responsáveis por disciplinas relacionadas à Educação Infantil, bem como com professores que atuam nesta área nos municípios nos quais as universidades estão localizadas. Estes são egressos dos cursos de Pedagogia investigados, nos últimos cinco anos, a fim de compreender qual a concepção desses cursos e dos professores em relação à estruturação curricular para a formação de professores da Educação Infantil. Os resultados explicitaram que o maior desafio que perpassa a formação de professores para a Educação Infantil é o distanciamento entre a teoria estudada na Universidade e a realidade das salas de aulas, de forma que quando iniciam sua atuação prática, os professores se deparam com um contexto desconhecido, causando assim, insegurança, medo e desânimo. É preciso que os cursos de Pedagogia se preocupem mais em contextualizar a prática, relacionando-a à teoria abordada, a fim de formar um profissional mais seguro de sua atuação.Teacher training for early childhood education is a topic that deserves attention in the educational setting, since from the formalization of this as the first stage of basic education, Pedagogy courses found themselves with the need to adapt their curricula to the professionals who work in early childhood education were significantly prepared to deal with the everyday challenges presented by this step. Thus, this study conducted by the graduate program in education at the Universidade Federal do Triângulo Mineiro, in the line of research: training of teachers and digital culture aims to understand and analyze how the courses of pedagogy in the region of the Triângulo Mineiro are organizing their curricula to meet the requirements for the training of teachers of early childhood education required by legislation. To this end, this study was developed from qualitative research, descriptive, explanatory and exploratory nature. The theoretical foundation was based in: Saviani (2009), Tardif (2002), Mizukami (2002), pepper (2001), Kuhlmann Jr. (1988), Silva (1999), Kishimoto (1999), Pinto (2012). A Pedagogical political project and analysis of the subjects of three courses of pedagogy in the Triângulo Mineiro, having as a federal University context, a State and a private, plus interviews with the lecturers responsible for early childhood education-related disciplines, as well as with teachers who work in this area in the municipalities in which the universities are located. These are graduates of the courses of pedagogy investigated in the last five years, in order to understand how the design of these courses and teachers in relation to structuring the curriculum for the training of teachers of early childhood education. The results set that the greatest challenge that pervades the teacher training for early childhood education is the distance between theory studied at the University and the reality of classrooms, so that when you start your performance practice, teachers encounter with an unknown context, thus causing, insecurity, fear and discouragement. The courses of pedagogy worry more in the context of practice, relating it to the theory discussed in order to form a more professional safe of his performance.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em LetrasBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBORGES, Maria Célia42262380600http://lattes.cnpq.br/5826866488560826GONÇALVES, Taynara Martins Resende2020-02-07T18:46:16Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGONÇALVES, Taynara Martins Resende. O currículo nos cursos de Pedagogia: reflexões acerca da formação de professores da Educação Infantil. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/954porARIÈS, P. História da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. Ed. 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