Avaliação institucional: avaliar é preciso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miorando, Tania Micheline
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Della Mea, Liliane Gontan Timm, Barbosa, Fernando Pires, Fabrizio, Silvane Brand
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31673
Resumo: Os organizadores deste e-book foram muito felizes por nos trazer, através de recortes de relatos de experiências, reflexões muito importantes acerca de questões relacionadas à Avaliação Institucional. Importante destaque a ser feito é a relevância da participação de toda a comunidade acadêmica no processo de avaliação. Apesar de a Comissão Própria de Avaliação (CPA) existir há mais tempo na UFSM, posso dizer que a acompanho há pelo menos 15 anos, o que me permite pontuar alguns marcos interessantes. Um deles está na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, em 2016, no qual as informações da CPA foram inseridas como uma ferramenta para o planejamento, na busca da melhoria da qualidade da educação, através de uma avaliação participativa. Além disso, a integração da Avaliação Institucional (de caráter interno) com a Avaliação Externa contribuiu muito para as análises realizadas pela CPA e pelas Comissões Setoriais de Avaliação, na construção de caminhos que apontam para a melhoria da qualidade. Neste sentido, o Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (ENADE) teve um lugar de destaque no trabalho destas comissões, desde a divulgação do edital, com esclarecimentos sobre detalhes técnicos sobre o exame, até o uso dos resultados como diagnósticos visando à melhoria na qualidade dos cursos avaliados. Outro marco importante é o portal construído na UFSM (https://enade.ufsm.br/questiona), uma excelente ferramenta que pode ser consultada através das questões das provas. Por apresentar um diagnóstico do aluno da UFSM com relação às demais instituições de ensino do país, serve de apoio pedagógico e técnico aos docentes, coordenadores de cursos e até mesmo aos estudantes. A Avaliação Docente pelo Discente, que por muitos anos teve participação pouco significativa, atualmente ganhou um formato bastante amigável e de fácil e rápido preenchimento. Com isso, a participação aumentou, o que torna possível a sua utilização na progressão docente. Dessa forma, teremos a retroalimentação do sistema de qualidade dos nossos cursos. Por fim, é importante pontuar que a CPA dentro da UFSM sempre atuou independentemente da gestão, ou seja, teve autonomia nas suas decisões. Entretanto, seus relatórios apoiam a gestão na tomada de decisão, quando o assunto é a qualidade dos cursos. Em resumo, nas 32 metas atuais da Instituição, estão inseridos pelo menos 3 índices que são coletados e produzidos pela CPA, o que demonstra o elevado grau de importância que os processos de avaliação possuem no contexto da UFSM. É muito importante destacar a constante evolução do trabalho da CPA e agradecer a todos que passaram por esta Comissão e deixaram sua contribuição. Martha Adaime Vice-Reitora da UFSM
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