Avaliação institucional: avaliar é preciso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miorando, Tania Micheline
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Della Mea, Liliane Gontan Timm, Barbosa, Fernando Pires, Fabrizio, Silvane Brand
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31673
Resumo: Os organizadores deste e-book foram muito felizes por nos trazer, através de recortes de relatos de experiências, reflexões muito importantes acerca de questões relacionadas à Avaliação Institucional. Importante destaque a ser feito é a relevância da participação de toda a comunidade acadêmica no processo de avaliação. Apesar de a Comissão Própria de Avaliação (CPA) existir há mais tempo na UFSM, posso dizer que a acompanho há pelo menos 15 anos, o que me permite pontuar alguns marcos interessantes. Um deles está na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, em 2016, no qual as informações da CPA foram inseridas como uma ferramenta para o planejamento, na busca da melhoria da qualidade da educação, através de uma avaliação participativa. Além disso, a integração da Avaliação Institucional (de caráter interno) com a Avaliação Externa contribuiu muito para as análises realizadas pela CPA e pelas Comissões Setoriais de Avaliação, na construção de caminhos que apontam para a melhoria da qualidade. Neste sentido, o Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (ENADE) teve um lugar de destaque no trabalho destas comissões, desde a divulgação do edital, com esclarecimentos sobre detalhes técnicos sobre o exame, até o uso dos resultados como diagnósticos visando à melhoria na qualidade dos cursos avaliados. Outro marco importante é o portal construído na UFSM (https://enade.ufsm.br/questiona), uma excelente ferramenta que pode ser consultada através das questões das provas. Por apresentar um diagnóstico do aluno da UFSM com relação às demais instituições de ensino do país, serve de apoio pedagógico e técnico aos docentes, coordenadores de cursos e até mesmo aos estudantes. A Avaliação Docente pelo Discente, que por muitos anos teve participação pouco significativa, atualmente ganhou um formato bastante amigável e de fácil e rápido preenchimento. Com isso, a participação aumentou, o que torna possível a sua utilização na progressão docente. Dessa forma, teremos a retroalimentação do sistema de qualidade dos nossos cursos. Por fim, é importante pontuar que a CPA dentro da UFSM sempre atuou independentemente da gestão, ou seja, teve autonomia nas suas decisões. Entretanto, seus relatórios apoiam a gestão na tomada de decisão, quando o assunto é a qualidade dos cursos. Em resumo, nas 32 metas atuais da Instituição, estão inseridos pelo menos 3 índices que são coletados e produzidos pela CPA, o que demonstra o elevado grau de importância que os processos de avaliação possuem no contexto da UFSM. É muito importante destacar a constante evolução do trabalho da CPA e agradecer a todos que passaram por esta Comissão e deixaram sua contribuição. Martha Adaime Vice-Reitora da UFSM
id UFSM_d0b758668cb85848d63081955728a945
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/31673
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: avaliar é precisoAvaliação institucionalAvaliação institucional participativaAutoavaliação institucionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs organizadores deste e-book foram muito felizes por nos trazer, através de recortes de relatos de experiências, reflexões muito importantes acerca de questões relacionadas à Avaliação Institucional. Importante destaque a ser feito é a relevância da participação de toda a comunidade acadêmica no processo de avaliação. Apesar de a Comissão Própria de Avaliação (CPA) existir há mais tempo na UFSM, posso dizer que a acompanho há pelo menos 15 anos, o que me permite pontuar alguns marcos interessantes. Um deles está na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, em 2016, no qual as informações da CPA foram inseridas como uma ferramenta para o planejamento, na busca da melhoria da qualidade da educação, através de uma avaliação participativa. Além disso, a integração da Avaliação Institucional (de caráter interno) com a Avaliação Externa contribuiu muito para as análises realizadas pela CPA e pelas Comissões Setoriais de Avaliação, na construção de caminhos que apontam para a melhoria da qualidade. Neste sentido, o Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (ENADE) teve um lugar de destaque no trabalho destas comissões, desde a divulgação do edital, com esclarecimentos sobre detalhes técnicos sobre o exame, até o uso dos resultados como diagnósticos visando à melhoria na qualidade dos cursos avaliados. Outro marco importante é o portal construído na UFSM (https://enade.ufsm.br/questiona), uma excelente ferramenta que pode ser consultada através das questões das provas. Por apresentar um diagnóstico do aluno da UFSM com relação às demais instituições de ensino do país, serve de apoio pedagógico e técnico aos docentes, coordenadores de cursos e até mesmo aos estudantes. A Avaliação Docente pelo Discente, que por muitos anos teve participação pouco significativa, atualmente ganhou um formato bastante amigável e de fácil e rápido preenchimento. Com isso, a participação aumentou, o que torna possível a sua utilização na progressão docente. Dessa forma, teremos a retroalimentação do sistema de qualidade dos nossos cursos. Por fim, é importante pontuar que a CPA dentro da UFSM sempre atuou independentemente da gestão, ou seja, teve autonomia nas suas decisões. Entretanto, seus relatórios apoiam a gestão na tomada de decisão, quando o assunto é a qualidade dos cursos. Em resumo, nas 32 metas atuais da Instituição, estão inseridos pelo menos 3 índices que são coletados e produzidos pela CPA, o que demonstra o elevado grau de importância que os processos de avaliação possuem no contexto da UFSM. É muito importante destacar a constante evolução do trabalho da CPA e agradecer a todos que passaram por esta Comissão e deixaram sua contribuição. Martha Adaime Vice-Reitora da UFSMBrasilMiorando, Tania MichelineDella Mea, Liliane Gontan TimmBarbosa, Fernando PiresFabrizio, Silvane BrandMiorando, Tania MichelineDella Mea, Liliane Gontan TimmBarbosa, Fernando PiresFabrizio, Silvane Brand2024-03-12T14:20:11Z2024-03-12T14:20:11Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-5773-071-3http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31673porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-15T17:12:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/31673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-15T17:12:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: avaliar é preciso
title Avaliação institucional: avaliar é preciso
spellingShingle Avaliação institucional: avaliar é preciso
Miorando, Tania Micheline
Avaliação institucional
Avaliação institucional participativa
Autoavaliação institucional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avaliação institucional: avaliar é preciso
title_full Avaliação institucional: avaliar é preciso
title_fullStr Avaliação institucional: avaliar é preciso
title_full_unstemmed Avaliação institucional: avaliar é preciso
title_sort Avaliação institucional: avaliar é preciso
author Miorando, Tania Micheline
author_facet Miorando, Tania Micheline
Della Mea, Liliane Gontan Timm
Barbosa, Fernando Pires
Fabrizio, Silvane Brand
author_role author
author2 Della Mea, Liliane Gontan Timm
Barbosa, Fernando Pires
Fabrizio, Silvane Brand
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miorando, Tania Micheline
Della Mea, Liliane Gontan Timm
Barbosa, Fernando Pires
Fabrizio, Silvane Brand
dc.contributor.author.fl_str_mv Miorando, Tania Micheline
Della Mea, Liliane Gontan Timm
Barbosa, Fernando Pires
Fabrizio, Silvane Brand
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Avaliação institucional participativa
Autoavaliação institucional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Avaliação institucional
Avaliação institucional participativa
Autoavaliação institucional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Os organizadores deste e-book foram muito felizes por nos trazer, através de recortes de relatos de experiências, reflexões muito importantes acerca de questões relacionadas à Avaliação Institucional. Importante destaque a ser feito é a relevância da participação de toda a comunidade acadêmica no processo de avaliação. Apesar de a Comissão Própria de Avaliação (CPA) existir há mais tempo na UFSM, posso dizer que a acompanho há pelo menos 15 anos, o que me permite pontuar alguns marcos interessantes. Um deles está na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, em 2016, no qual as informações da CPA foram inseridas como uma ferramenta para o planejamento, na busca da melhoria da qualidade da educação, através de uma avaliação participativa. Além disso, a integração da Avaliação Institucional (de caráter interno) com a Avaliação Externa contribuiu muito para as análises realizadas pela CPA e pelas Comissões Setoriais de Avaliação, na construção de caminhos que apontam para a melhoria da qualidade. Neste sentido, o Exame Nacional de Desempenho Acadêmico (ENADE) teve um lugar de destaque no trabalho destas comissões, desde a divulgação do edital, com esclarecimentos sobre detalhes técnicos sobre o exame, até o uso dos resultados como diagnósticos visando à melhoria na qualidade dos cursos avaliados. Outro marco importante é o portal construído na UFSM (https://enade.ufsm.br/questiona), uma excelente ferramenta que pode ser consultada através das questões das provas. Por apresentar um diagnóstico do aluno da UFSM com relação às demais instituições de ensino do país, serve de apoio pedagógico e técnico aos docentes, coordenadores de cursos e até mesmo aos estudantes. A Avaliação Docente pelo Discente, que por muitos anos teve participação pouco significativa, atualmente ganhou um formato bastante amigável e de fácil e rápido preenchimento. Com isso, a participação aumentou, o que torna possível a sua utilização na progressão docente. Dessa forma, teremos a retroalimentação do sistema de qualidade dos nossos cursos. Por fim, é importante pontuar que a CPA dentro da UFSM sempre atuou independentemente da gestão, ou seja, teve autonomia nas suas decisões. Entretanto, seus relatórios apoiam a gestão na tomada de decisão, quando o assunto é a qualidade dos cursos. Em resumo, nas 32 metas atuais da Instituição, estão inseridos pelo menos 3 índices que são coletados e produzidos pela CPA, o que demonstra o elevado grau de importância que os processos de avaliação possuem no contexto da UFSM. É muito importante destacar a constante evolução do trabalho da CPA e agradecer a todos que passaram por esta Comissão e deixaram sua contribuição. Martha Adaime Vice-Reitora da UFSM
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-12T14:20:11Z
2024-03-12T14:20:11Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-5773-071-3
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31673
identifier_str_mv 978-65-5773-071-3
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922043844100096