A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000011tvr |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18419 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_d50aa6e18223cc220f6d4647f0159a05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/18419 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de casoThe use of Moodle in the classroom learning environment: a case studyAVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem)Ensino presencialMoodleVirtual learning environmentClassroom teachingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.This article discusses the use of Virtual Learning Environments - VLEs to supplement classroom teaching learning activities. The study aimed to understand the experiences of teachers in the Education Center, the Federal University of Santa Maria Santa Maria, who used the Moodle VLE as a tool of mediation in classroom courses, the School of Education and Special Education, in the first half of 2011. To collect the data we used a questionnaire sent via e-mail to teachers. From their responses, it was possible to identify the low utilization of available resources and the environment, although the experiences have been positive, still needed the commitment of teachers to learn experiment and explore more the features of the Moodle VLE, so to make the activities of teaching / learning more interesting and interactive.O presente artigo discute a utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS, como complemento às atividades de ensino presencial. O estudo teve como objetivo conhecer as experiências de professores do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, que utilizaram o AVA Moodle como instrumento de mediação em disciplinas presenciais, dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial, no primeiro semestre de 2011. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, enviado via e-mail, para os professores. A partir de suas respostas, foi possível identificar a pouca utilização dos recursos disponíveis no ambiente e que, embora as experiências tenham sido positivas, ainda se faz necessário o empenho dos professores para conhecer, experimentar e explorar mais os recursos do AVA Moodle, de modo a tornar as atividades de ensino/aprendizagem mais interessantes e interativas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasRomano, Fabiane VieiraSilva, Carmen Damaris da2019-09-25T11:56:06Z2019-09-25T11:56:06Z2011-10-082011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18419ark:/26339/0013000011tvrporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-09-25T20:48:36Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-09-25T20:48:36Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso The use of Moodle in the classroom learning environment: a case study |
title |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso |
spellingShingle |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso Silva, Carmen Damaris da AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) Ensino presencial Moodle Virtual learning environment Classroom teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso |
title_full |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso |
title_fullStr |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso |
title_sort |
A utilização do ambiente Moodle no ensino presencial: um estudo de caso |
author |
Silva, Carmen Damaris da |
author_facet |
Silva, Carmen Damaris da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romano, Fabiane Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carmen Damaris da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) Ensino presencial Moodle Virtual learning environment Classroom teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) Ensino presencial Moodle Virtual learning environment Classroom teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-08 2011 2019-09-25T11:56:06Z 2019-09-25T11:56:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18419 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000011tvr |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18419 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000011tvr |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172432893313024 |