A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Avila, Yasmin Daniella
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32456
Resumo: This master's research has as its central theme the teaching of local history. Starting from my reality as a teacher in the municipality of Santa Cruz do Sul (RS), I propose a pedagogical intervention based on the research problem “how the Script Theory presents itself as a methodological possibility for the teaching-learning of Local History that values multiple narratives?” To this end, I created a booklet that highlights the intervention proposal for teaching local History, the final product of this research, using Documentary Theory based on the ideas of screenwriter Syd Field, designed and adapted for High School. To support this discussion, I depart from the theoretical perspective of decolonial and countercolonial studies, problematizing the importance of telling other stories about the constitution of localities, which can interrogate hegemonic narratives and involve students in a study of their realities as historical subjects. The proposition was also used in the classroom during a teaching practice with a 2nd year high school class at a state school. Observations about the practice were analyzed and it was possible to conclude the feasibility of its application.
id UFSM_d5a8be415b9c8ac566c0a54ae9ea3d81
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/32456
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de históriaScript theory as a methodological possibility for history teachingEnsino de históriaHistória localDecolonialidadeTeoria do roteiroTeaching historyLocal historyDecolonialityScript theoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis master's research has as its central theme the teaching of local history. Starting from my reality as a teacher in the municipality of Santa Cruz do Sul (RS), I propose a pedagogical intervention based on the research problem “how the Script Theory presents itself as a methodological possibility for the teaching-learning of Local History that values multiple narratives?” To this end, I created a booklet that highlights the intervention proposal for teaching local History, the final product of this research, using Documentary Theory based on the ideas of screenwriter Syd Field, designed and adapted for High School. To support this discussion, I depart from the theoretical perspective of decolonial and countercolonial studies, problematizing the importance of telling other stories about the constitution of localities, which can interrogate hegemonic narratives and involve students in a study of their realities as historical subjects. The proposition was also used in the classroom during a teaching practice with a 2nd year high school class at a state school. Observations about the practice were analyzed and it was possible to conclude the feasibility of its application.Esta pesquisa de mestrado tem como tema central o ensino de História local. Partindo da minha realidade enquanto docente do município de Santa Cruz do Sul (RS), proponho uma intervenção pedagógica a partir da problemática de pesquisa “como a Teoria do Roteiro apresenta-se enquanto possibilidade metodológica para o ensino-aprendizagem da História Local que valorize múltiplas narrativas?” Para tal, construí uma cartilha que evidencia a proposta de intervenção para o ensino de História local, produto final desta pesquisa, utilizando a Teoria do Documentário a partir das ideias do roteirista Syd Field, pensada e adaptada para o Ensino Médio. Para fundamentar essa discussão, parto da perspectiva teórica dos estudos decoloniais e contracoloniais, problematizando a importância de contar outras histórias sobre a constituição das localidades, que possam indagar narrativas hegemônicas e envolver os educandos em um estudo de suas realidades enquanto sujeitos históricos. A proposição foi utilizada também em sala de aula durante uma prática docente com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual. As observações sobre a prática foram analisadas e foi possível concluir a viabilidade de sua aplicação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilHistóriaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede NacionalCentro de EducaçãoWitter, Nikelen Acostahttp://lattes.cnpq.br/8774179848468670Santos, João Manuel Casquinha MalaiaFreitas, Muriel Rodrigues deD’Avila, Yasmin Daniella2024-07-24T13:11:47Z2024-07-24T13:11:47Z2024-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32456porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-24T13:11:48Zoai:repositorio.ufsm.br:1/32456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-24T13:11:48Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
Script theory as a methodological possibility for history teaching
title A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
spellingShingle A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
D’Avila, Yasmin Daniella
Ensino de história
História local
Decolonialidade
Teoria do roteiro
Teaching history
Local history
Decoloniality
Script theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
title_full A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
title_fullStr A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
title_full_unstemmed A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
title_sort A teoria do roteiro como possibilidade metodológica para o ensino de história
author D’Avila, Yasmin Daniella
author_facet D’Avila, Yasmin Daniella
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Witter, Nikelen Acosta
http://lattes.cnpq.br/8774179848468670
Santos, João Manuel Casquinha Malaia
Freitas, Muriel Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv D’Avila, Yasmin Daniella
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
História local
Decolonialidade
Teoria do roteiro
Teaching history
Local history
Decoloniality
Script theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Ensino de história
História local
Decolonialidade
Teoria do roteiro
Teaching history
Local history
Decoloniality
Script theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This master's research has as its central theme the teaching of local history. Starting from my reality as a teacher in the municipality of Santa Cruz do Sul (RS), I propose a pedagogical intervention based on the research problem “how the Script Theory presents itself as a methodological possibility for the teaching-learning of Local History that values multiple narratives?” To this end, I created a booklet that highlights the intervention proposal for teaching local History, the final product of this research, using Documentary Theory based on the ideas of screenwriter Syd Field, designed and adapted for High School. To support this discussion, I depart from the theoretical perspective of decolonial and countercolonial studies, problematizing the importance of telling other stories about the constitution of localities, which can interrogate hegemonic narratives and involve students in a study of their realities as historical subjects. The proposition was also used in the classroom during a teaching practice with a 2nd year high school class at a state school. Observations about the practice were analyzed and it was possible to conclude the feasibility of its application.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-24T13:11:47Z
2024-07-24T13:11:47Z
2024-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32456
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
História
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
História
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922088874147840