A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000013t89 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13177 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. |
id |
UFSM_d8ffc04f7501c29a6dbd68956c8ab9fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13177 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamentalEducação especialDificuldades de aprendizagemContexto familiarSpecial educationDifficulties of learningFamilyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.The present article seeks to the result of a research accomplished in level of the Curso Pós-graduação Especialização in Education Special Cognitive Deficit and Education of Deaf. In that article, it is aimed at to investigate a student's of the Fundamental Teaching family context with learning difficulties, in order to understand this influences in the learning process. For best to understand the theme, he/she took place a case study, centering the analysis in the investigated subject's family context, tends as theoretical referenciais Vygotsky and Winnicott. In referred him study, the analysis is centered in the subject's family context. It is known that the family is the first middleman between the culture and the child, exercising like this big you/he/she influences in his/her learning.O presente artigo visa ao resultado de uma pesquisa realizada em nível do Curso Pós-Graduação Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. Nesse artigo, objetiva-se investigar o contexto familiar de um aluno do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem, a fim de entender se este influencia no processo de aprendizagem. Para melhor compreender a temática, realizou-se um estudo de caso, centrando a análise no contexto familiar do sujeito investigado, tendo como referenciais teóricos Vygotsky e Winnicott. No referido estudo, a análise centra-se no contexto familiar do sujeito. Sabe-se que a família é o primeiro intermediário entre a cultura e a criança, exercendo assim grande influencia na sua aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPellegrini, Cleonice Machado deOliveira, Naides Freitas de2018-05-14T13:28:33Z2018-05-14T13:28:33Z2007-11-232007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13177ark:/26339/0013000013t89porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-14T13:28:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-14T13:28:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental |
title |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental |
spellingShingle |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental Oliveira, Naides Freitas de Educação especial Dificuldades de aprendizagem Contexto familiar Special education Difficulties of learning Family CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental |
title_full |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental |
title_sort |
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental |
author |
Oliveira, Naides Freitas de |
author_facet |
Oliveira, Naides Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pellegrini, Cleonice Machado de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Naides Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Dificuldades de aprendizagem Contexto familiar Special education Difficulties of learning Family CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação especial Dificuldades de aprendizagem Contexto familiar Special education Difficulties of learning Family CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-23 2007 2018-05-14T13:28:33Z 2018-05-14T13:28:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13177 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000013t89 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13177 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000013t89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172444007170048 |