A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Naides Freitas de
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013t89
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13177
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
id UFSM_d8ffc04f7501c29a6dbd68956c8ab9fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13177
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamentalEducação especialDificuldades de aprendizagemContexto familiarSpecial educationDifficulties of learningFamilyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.The present article seeks to the result of a research accomplished in level of the Curso Pós-graduação Especialização in Education Special Cognitive Deficit and Education of Deaf. In that article, it is aimed at to investigate a student's of the Fundamental Teaching family context with learning difficulties, in order to understand this influences in the learning process. For best to understand the theme, he/she took place a case study, centering the analysis in the investigated subject's family context, tends as theoretical referenciais Vygotsky and Winnicott. In referred him study, the analysis is centered in the subject's family context. It is known that the family is the first middleman between the culture and the child, exercising like this big you/he/she influences in his/her learning.O presente artigo visa ao resultado de uma pesquisa realizada em nível do Curso Pós-Graduação Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. Nesse artigo, objetiva-se investigar o contexto familiar de um aluno do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem, a fim de entender se este influencia no processo de aprendizagem. Para melhor compreender a temática, realizou-se um estudo de caso, centrando a análise no contexto familiar do sujeito investigado, tendo como referenciais teóricos Vygotsky e Winnicott. No referido estudo, a análise centra-se no contexto familiar do sujeito. Sabe-se que a família é o primeiro intermediário entre a cultura e a criança, exercendo assim grande influencia na sua aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPellegrini, Cleonice Machado deOliveira, Naides Freitas de2018-05-14T13:28:33Z2018-05-14T13:28:33Z2007-11-232007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13177ark:/26339/0013000013t89porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-14T13:28:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-14T13:28:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
title A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
spellingShingle A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
Oliveira, Naides Freitas de
Educação especial
Dificuldades de aprendizagem
Contexto familiar
Special education
Difficulties of learning
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
title_full A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
title_fullStr A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
title_sort A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
author Oliveira, Naides Freitas de
author_facet Oliveira, Naides Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pellegrini, Cleonice Machado de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Naides Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Dificuldades de aprendizagem
Contexto familiar
Special education
Difficulties of learning
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação especial
Dificuldades de aprendizagem
Contexto familiar
Special education
Difficulties of learning
Family
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Deficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-23
2007
2018-05-14T13:28:33Z
2018-05-14T13:28:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13177
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013t89
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13177
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013t89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172444007170048