A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariéle Antunes dos
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000dcf7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12866
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
id UFSM_dff6acbadbeeba1899d81cabd1450866
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12866
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regularManagement school students face to inclusion with special needs in regular educationGestão escolarPPP (Projeto político-pedagógico)InclusãoSchool managementPolitical and pedagogical projectInclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.This study was focused on the relationship between the school management, Political Pedagogical Project and the inclusion of students with special needs (NE) included in regular class in a private school in the city of Santa Maria/RS. The guiding research problem was the challenges of school management to and to develop a pedagogical proposal that meets students with NE included in the regular school system. The overall objective was to assess the role of school management front the inclusion of special students in the regular school system. Were defined as specific objectives: to investigate the design school management and inclusion of students with NE for managers; analyze the pedagogical proposal forward school inclusion and understand the responsibilities of school managers in the inclusive process of the institution. Therefore, if used as a methodological strategy a case study with a qualitative approach. The document analysis and the questionnaire were used as data collection instruments. Participants were three representatives of the management team of the research institution. The survey data were analyzed according to the technique of content analysis. The theoretical basis of research support in authors who discuss about the school management, as Libâneo (2004) and Luck ( 2007), the Pedagogical Political Project, as Ferreira (2009 ) as well as those that articulate the school management with the inclusion, as Tesani (2004 ), Glat (2007 ), Azevedo and Cunha (2008 ) and Carvalho ( 2011). The results show that the concept of school management is understood by the direction, coordination and teacher, but it was found that the school is not democratic, but has the intention to gradually develop this practice in everyday school life. To school, including students with NE part of everyday school life according to the principles of applicable law, however, is not described in the Rules of the Institution. It is considered therefore necessary to seek subsidies to build the school management with the participation of all who are part of the school , the inclusion enter the pedagogical proposal of the school in order to ensure access to and stay in school.Este estudo teve como tema central as relações entre a gestão escolar, Projeto Político Pedagógico e a inclusão de alunos com necessidades especiais (NE) incluídos na classe regular em uma escola particular da cidade de Santa Maria/RS. A problemática norteadora da pesquisa foi os desafios da gestão escolar em elaborar e desenvolver uma proposta pedagógica que atenda os alunos com NE incluídos na rede regular de ensino. O objetivo geral foi verificar o papel da gestão escolar frente à inclusão de alunos especiais na rede regular de ensino. Foram delimitados como objetivos específicos: investigar a concepção gestão escolar e inclusão de aluno com NE para os gestores; analisar a proposta pedagógica da escola frente à inclusão e compreender as atribuições dos gestores escolares no processo inclusivo da instituição. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A análise documental e o questionário foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Participaram do estudo três representantes da equipe gestora da instituição pesquisada. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os subsídios teóricos da pesquisa apóiam-se em autores que discutem acerca da gestão escolar, como Libâneo (2004) e Luck (2007), do Projeto Político Pedagógico, como Ferreira (2009) como também naqueles que articulam a gestão escolar com à inclusão, como Tesani (2004), Glat (2007), Azevedo e Cunha (2008) e Carvalho (2011). Os resultados demonstram que o conceito de gestão escolar é compreendido pela direção, coordenação e professora, porém verificou-se que a escola ainda não é democrática, mas tem intenções de gradativamente desenvolver essa prática no cotidiano escolar. Para a escola, a inclusão de alunos com NE faz parte do cotidiano escolar de acordo com os princípios da lei vigente, no entanto, não esta descrita no Regimento da Instituição. Considera-se, portanto, necessário buscar subsídios para construir a gestão escolar com a participação de todos que fazem parte da escola, inserir a inclusão a proposta pedagógica da escola a fim de garantir o acesso e permanência na escola.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoFurquim, Alexandra Silva dos SantosSantos, Mariéle Antunes dos2018-04-04T15:02:28Z2018-04-04T15:02:28Z2014-11-282014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12866ark:/26339/001300000dcf7porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-04-04T15:02:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-04-04T15:02:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
Management school students face to inclusion with special needs in regular education
title A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
spellingShingle A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
Santos, Mariéle Antunes dos
Gestão escolar
PPP (Projeto político-pedagógico)
Inclusão
School management
Political and pedagogical project
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
title_full A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
title_fullStr A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
title_full_unstemmed A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
title_sort A gestão escolar frente a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular
author Santos, Mariéle Antunes dos
author_facet Santos, Mariéle Antunes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariéle Antunes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
PPP (Projeto político-pedagógico)
Inclusão
School management
Political and pedagogical project
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão escolar
PPP (Projeto político-pedagógico)
Inclusão
School management
Political and pedagogical project
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-28
2014
2018-04-04T15:02:28Z
2018-04-04T15:02:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12866
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000dcf7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12866
identifier_str_mv ark:/26339/001300000dcf7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172326825656320