Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favero, Fabiane
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000107qr
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15366
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_e045e0871e5842aa8125a8d75e3c4685
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15366
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeiraUso del Duolingo en la enseñanza del español como lengua extranjeraDuolingoGamificaçãoHabilidadesGamificaciónCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.El aprendizaje con el auxilio de tecnologías está creciendo y el profesor procura alternativas para motivar sus alumnos en la búsqueda del conocimiento, incluso de nuevas lenguas. El presente artículo tiene por finalidad evaluar el uso del Duolingo, un ambiente gamificado, como herramienta para facilitar el aprendizaje del Español como Lengua Extranjera. La pesquisa tuvo carácter cualitativo y exploratorio y fue aplicada con cuatro alumnos de una escuela particular de idiomas de la ciudad de Nova Prata – RS. Los alumnos utilizaron el ambiente durante el periodo de 2 meses con el acompañamiento de la profesora. El análisis de los resultados fue hecho a partir de encuestas estructuradas con los estudiantes y evaluación de las interacciones en la plataforma. Se constató que la herramienta motivó los estudiantes, incentivándolos a siguieren realizando las actividades en el ambiente, mismo después de haber terminado la pesquisa. En charlas informales y encuestas aplicadas, se puede percibir que la tecnología, combinada con elementos de games, contribuyó para estimular la participación de los alumnos y el enriquecimiento del vocabulario. Cuanto al desarrollo de las habilidades de leer, escribir, hablar y oír, el Duolingo no se mostró tan eficiente, pues las actividades que desarrollan el habla son menos trabajadas, haciendo con que el alumno que no tenga conocimiento, no consiga hablar con fluidez solamente con el uso de este ambiente gamificado.A aprendizagem com o auxílio de tecnologias vem crescendo e o professor procura alternativas para motivar os alunos na busca do conhecimento, inclusive de novas línguas. O presente artigo tem por finalidade avaliar o uso do Duolingo, um ambiente gamificado, como ferramenta para facilitar a aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira. A pesquisa teve caráter qualitativo e exploratório e foi aplicada com quatro estudantes de uma escola particular de idiomas de Nova Prata. Os alunos utilizaram o ambiente durante o período de dois meses com o acompanhamento da professora. A análise dos resultados deu-se a partir de entrevistas estruturadas com os estudantes e avaliação das interações na plataforma. Constatou-se que a ferramenta motivou os estudantes, incentivando-os a seguirem realizando as atividades no ambiente, mesmo após o término da pesquisa. Nas conversas informais e nas entrevistas aplicadas, pode-se perceber que a tecnologia, combinada com elementos de games, contribuiu para estimular a participação dos dicentes e o enriquecimento do vocabulário. Quanto ao desenvolvimento das habilidades de ler, escrever, falar e ouvir, o Duolingo não se mostrou tão eficiente, pois as atividades que desenvolvem a fala são menos trabalhadas, fazendo com que o aluno que não tenha conhecimento, não consiga falar com fluência apenas com o uso deste ambiente gamificado.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasBernardi, GilianeFavero, Fabiane2019-01-16T11:08:10Z2019-01-16T11:08:10Z2018-11-302018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15366ark:/26339/00130000107qrporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-17T05:04:38Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-17T05:04:38Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
Uso del Duolingo en la enseñanza del español como lengua extranjera
title Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
spellingShingle Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
Favero, Fabiane
Duolingo
Gamificação
Habilidades
Gamificación
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
title_full Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
title_fullStr Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
title_sort Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
author Favero, Fabiane
author_facet Favero, Fabiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardi, Giliane
dc.contributor.author.fl_str_mv Favero, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Duolingo
Gamificação
Habilidades
Gamificación
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Duolingo
Gamificação
Habilidades
Gamificación
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
2018
2019-01-16T11:08:10Z
2019-01-16T11:08:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15366
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000107qr
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15366
identifier_str_mv ark:/26339/00130000107qr
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172423223345152