Gamificação e o feedback corretivo: considerações sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras pelo Duolingo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4959 |
Resumo: | Atualmente, sabe-se que os ambientes de ensino e aprendizagem exigem uma constante inserção e adaptação, visto que os alunos encontram-se cada vez mais imersos no meio digital. Ferramentas, dispositivos móveis e aplicativos são, normalmente, considerados uma necessidade para essa geração e implicam em diferentes processos de compreensão e de aprendizagem. Porém, a mera transposição de atividades para o meio digital não é suficiente. Logo, o conceito de gamificação é importante, pois aborda a transformação de atividades que não têm características de games em jogos, mudando as formas de realizar tarefas. No contexto de aprendizagem de línguas, a ferramenta gamificada Duolingo tem ganhado bastante espaço, oferecendo atividades na língua escolhida para que os usuários progridam nas habilidades à medida que têm êxito nas lições. Além disso, o feedback é parte essencial do processo de aprendizagem. Embora seja algo discutido dentro da Linguística Aplicada, enquanto feedback corretivo, nos games a sua presença também é fundamental para que os jogadores possam superar níveis e alcançar seus objetivos. Nesse sentido, este trabalho discute as formas pelas quais o feedback corretivo é apresentado no Duolingo, buscando relacioná-las às características de games e promovendo uma discussão sobre a aprendizagem de línguas e a gamificação. |
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Gamificação e o feedback corretivo: considerações sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras pelo DuolingoGamification and corrective feedback: considerations about foreign language learning using DuolingoGamificação. Feedback corretivo. Duolingo. Ensino e aprendizagem de línguas.Gamifi cationCorrective FeedbackDuolingoLanguage teaching and learning.Atualmente, sabe-se que os ambientes de ensino e aprendizagem exigem uma constante inserção e adaptação, visto que os alunos encontram-se cada vez mais imersos no meio digital. Ferramentas, dispositivos móveis e aplicativos são, normalmente, considerados uma necessidade para essa geração e implicam em diferentes processos de compreensão e de aprendizagem. Porém, a mera transposição de atividades para o meio digital não é suficiente. Logo, o conceito de gamificação é importante, pois aborda a transformação de atividades que não têm características de games em jogos, mudando as formas de realizar tarefas. No contexto de aprendizagem de línguas, a ferramenta gamificada Duolingo tem ganhado bastante espaço, oferecendo atividades na língua escolhida para que os usuários progridam nas habilidades à medida que têm êxito nas lições. Além disso, o feedback é parte essencial do processo de aprendizagem. Embora seja algo discutido dentro da Linguística Aplicada, enquanto feedback corretivo, nos games a sua presença também é fundamental para que os jogadores possam superar níveis e alcançar seus objetivos. Nesse sentido, este trabalho discute as formas pelas quais o feedback corretivo é apresentado no Duolingo, buscando relacioná-las às características de games e promovendo uma discussão sobre a aprendizagem de línguas e a gamificação.Nowadays, learning and teaching environments need a constant additionand adaptation since students are each time more immersed in digital media. Digital tools, mobile devices and apps are usually considered a need to this generation and imply diff erent comprehension and learning processes. However, it is not enough to just transpose traditional activities to digital media. The concept of gamifi cation is important because it refers to the transformation of activities that are not games into games, changing the ways of performing these activities. Recently, Duolingo, which is a gamifi ed tool, has gained space in the languages learning context, because it offers activities in the target language and its users make progress in the language skills when they win its levels. Besides that, feedback is an essential part of the learning process. Even though feedback is something discussed in Applied Linguistic as corrective feedback, in games it is very important so that players can overcame each level and achieve their objectives. Thus, this paper discusses the ways that corrective feedback may be presented and perceived by the players or students in Duolingo, trying to relate these ways to games’ features and promoting a discussion about second language learning and gamifi cation. Universidade Católica de Pelotas.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4959Raído; v. 10 n. 23 (2016); 114-1281984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4959/3172Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Gabriela BohlmannAlda, Lucía SilveiraLeffa, Vilson José2019-06-25T18:00:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4959Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-06-25T18:00:11Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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