Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosemar Ayres dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFSM_e7e8761cddce4982704a482cf8c45d28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/3513
network_acronym_str UFSM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
repository_id_str
spelling 2016-09-132016-09-132016-04-28SANTOS, Rosemar Ayres dos. BUSCA DE UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: SINALIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBusca-se, mediante a Educação, particularmente na Educação em Ciências, a constituição de uma cultura de participação social em processos decisórios envolvendo problemas contemporâneos. Para tanto, compreende-se como necessária a problematização da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia, entendendo-se que essa compreensão sustenta e legitima modelos decisórios tecnocráticos, os quais podem comprometer a busca dessa cultura de participação. Não neutralidade entendida como tendo sua gênese na definição dos rumos dados ao desenvolvimento científico-tecnológico, rumos condicionados por valores. Assim, não sendo um processo neutro, considera-se ser um direito da sociedade como um todo participar. Nesse sentido, investigou-se: Quais encaminhamentos têm sido dados, em práticas educativas Ciência-Tecnologia-Sociedade, no contexto brasileiro, que contemplam, que dão visibilidade à presença de valores, de interesses no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico, na definição da agenda de pesquisa? E, na investigação de tal problema, definiu-se como objetivos: Aprofundar conceitualmente a compreensão de que valores que pautam a agenda de pesquisa, que definem o direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico, são internalizados, materializados no produto científico-tecnológico; Identificar práticas educativas que contemplam, que trabalham a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico; Analisar, potencializar e socializar práticas educativas que trabalham a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico. Como encaminhamento teórico-metodológico, adotou-se a perspectiva teórica do educador brasileiro Paulo Freire, a teoria crítica da tecnologia de Feenberg, produções ligadas à Ciência-Tecnologia-Sociedade e ao Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Constituiu-se de pesquisa de cunho bibliográfico, sendo o corpus de análise composto de artigos de práticas educativas implementadas, presentes em quatro periódicos editados, no Brasil, na área de Educação em Ciências e das atas das edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências no período de 1997-2013. Para a análise desse corpus, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos foram sintetizados em cinco categorias: 1) Superação do determinismo científico-tecnológico; 2) Valores e características de determinado espaço-tempo condicionam a agenda de pesquisa, o produto científico-tecnológico; 3) Participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia; 4) Busca de encaminhamentos distintos dos atuais; 5) Participação social limitada às implicações/impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Como síntese da pesquisa sinaliza-se para a necessidade de assumir um novo objetivo um tanto estranho e inédito em processos educativos: potencializar para a participação em processos decisórios envolvendo a formulação de agendas de pesquisa, de Políticas Públicas para a Ciência-Tecnologia.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoCultura de participaçãoNão neutralidade da ciência-tecnologiaPaulo FreirePensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedadeValoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBusca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAuler, Déciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708444P6Strieder, Roseline Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/1223062864841966Muenchen, Cristianehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229240T0Tomazetti, Elisete Medianeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4Pereira, Sueli Menezeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8Henz, Celso Ilgohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775823E8http://lattes.cnpq.br/0438370356373868Santos, Rosemar Ayres dos700800000006400300300300300300300300e554c033-9f3b-4bf9-a919-d06cedc3d30703fde973-27b7-4b24-9b75-fe0fdd933903670a19bc-cea6-4415-9e8a-698223bba1d6a75537d0-d451-4aa2-ba57-7ab912ff2ec04bc8696a-fc3a-47d8-b27e-b1713465f1b84ff6a501-ea71-44a2-a95d-4f1d7f7912ebf7fb2407-459f-489a-a148-bd87f7516d70info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdfapplication/pdf4398172http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/1/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf32a33d990623ee97602c8227938ba537MD51TEXTSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdf.txtSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdf.txtExtracted texttext/plain449305http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/2/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf.txta12056075862d57840875d703d113249MD52THUMBNAILSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdf.jpgSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4796http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/3/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf.jpgef20082dff69d1ea78805ff5e056b2b7MD531/35132021-01-29 08:18:46.276oai:repositorio.ufsm.br:1/3513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-01-29T11:18:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.por.fl_str_mv Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
title Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
spellingShingle Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
Santos, Rosemar Ayres dos
Cultura de participação
Não neutralidade da ciência-tecnologia
Paulo Freire
Pensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedade
Valores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
title_full Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
title_fullStr Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
title_full_unstemmed Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
title_sort Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
author Santos, Rosemar Ayres dos
author_facet Santos, Rosemar Ayres dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Auler, Décio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708444P6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Strieder, Roseline Beatriz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1223062864841966
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Muenchen, Cristiane
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229240T0
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775823E8
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0438370356373868
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosemar Ayres dos
contributor_str_mv Auler, Décio
Strieder, Roseline Beatriz
Muenchen, Cristiane
Tomazetti, Elisete Medianeira
Pereira, Sueli Menezes
Henz, Celso Ilgo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de participação
Não neutralidade da ciência-tecnologia
Paulo Freire
Pensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedade
Valores
topic Cultura de participação
Não neutralidade da ciência-tecnologia
Paulo Freire
Pensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedade
Valores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-13
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Rosemar Ayres dos. BUSCA DE UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: SINALIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513
identifier_str_mv SANTOS, Rosemar Ayres dos. BUSCA DE UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: SINALIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 700800000006
dc.relation.confidence.fl_str_mv 400
300
300
300
300
300
300
300
dc.relation.authority.fl_str_mv e554c033-9f3b-4bf9-a919-d06cedc3d307
03fde973-27b7-4b24-9b75-fe0fdd933903
670a19bc-cea6-4415-9e8a-698223bba1d6
a75537d0-d451-4aa2-ba57-7ab912ff2ec0
4bc8696a-fc3a-47d8-b27e-b1713465f1b8
4ff6a501-ea71-44a2-a95d-4f1d7f7912eb
f7fb2407-459f-489a-a148-bd87f7516d70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/1/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/2/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf.txt
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/3/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32a33d990623ee97602c8227938ba537
a12056075862d57840875d703d113249
ef20082dff69d1ea78805ff5e056b2b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1801485342099898368