Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFSM_e7e8761cddce4982704a482cf8c45d28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/3513 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-09-132016-09-132016-04-28SANTOS, Rosemar Ayres dos. BUSCA DE UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: SINALIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBusca-se, mediante a Educação, particularmente na Educação em Ciências, a constituição de uma cultura de participação social em processos decisórios envolvendo problemas contemporâneos. Para tanto, compreende-se como necessária a problematização da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia, entendendo-se que essa compreensão sustenta e legitima modelos decisórios tecnocráticos, os quais podem comprometer a busca dessa cultura de participação. Não neutralidade entendida como tendo sua gênese na definição dos rumos dados ao desenvolvimento científico-tecnológico, rumos condicionados por valores. Assim, não sendo um processo neutro, considera-se ser um direito da sociedade como um todo participar. Nesse sentido, investigou-se: Quais encaminhamentos têm sido dados, em práticas educativas Ciência-Tecnologia-Sociedade, no contexto brasileiro, que contemplam, que dão visibilidade à presença de valores, de interesses no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico, na definição da agenda de pesquisa? E, na investigação de tal problema, definiu-se como objetivos: Aprofundar conceitualmente a compreensão de que valores que pautam a agenda de pesquisa, que definem o direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico, são internalizados, materializados no produto científico-tecnológico; Identificar práticas educativas que contemplam, que trabalham a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico; Analisar, potencializar e socializar práticas educativas que trabalham a presença de valores no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico. Como encaminhamento teórico-metodológico, adotou-se a perspectiva teórica do educador brasileiro Paulo Freire, a teoria crítica da tecnologia de Feenberg, produções ligadas à Ciência-Tecnologia-Sociedade e ao Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade. Constituiu-se de pesquisa de cunho bibliográfico, sendo o corpus de análise composto de artigos de práticas educativas implementadas, presentes em quatro periódicos editados, no Brasil, na área de Educação em Ciências e das atas das edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências no período de 1997-2013. Para a análise desse corpus, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos foram sintetizados em cinco categorias: 1) Superação do determinismo científico-tecnológico; 2) Valores e características de determinado espaço-tempo condicionam a agenda de pesquisa, o produto científico-tecnológico; 3) Participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia; 4) Busca de encaminhamentos distintos dos atuais; 5) Participação social limitada às implicações/impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Como síntese da pesquisa sinaliza-se para a necessidade de assumir um novo objetivo um tanto estranho e inédito em processos educativos: potencializar para a participação em processos decisórios envolvendo a formulação de agendas de pesquisa, de Políticas Públicas para a Ciência-Tecnologia.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFSMBREducaçãoCultura de participaçãoNão neutralidade da ciência-tecnologiaPaulo FreirePensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedadeValoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBusca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAuler, Déciohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708444P6Strieder, Roseline Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/1223062864841966Muenchen, Cristianehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229240T0Tomazetti, Elisete Medianeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4Pereira, Sueli Menezeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8Henz, Celso Ilgohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775823E8http://lattes.cnpq.br/0438370356373868Santos, Rosemar Ayres dos700800000006400300300300300300300300e554c033-9f3b-4bf9-a919-d06cedc3d30703fde973-27b7-4b24-9b75-fe0fdd933903670a19bc-cea6-4415-9e8a-698223bba1d6a75537d0-d451-4aa2-ba57-7ab912ff2ec04bc8696a-fc3a-47d8-b27e-b1713465f1b84ff6a501-ea71-44a2-a95d-4f1d7f7912ebf7fb2407-459f-489a-a148-bd87f7516d70info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdfapplication/pdf4398172http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/1/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf32a33d990623ee97602c8227938ba537MD51TEXTSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdf.txtSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdf.txtExtracted texttext/plain449305http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/2/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf.txta12056075862d57840875d703d113249MD52THUMBNAILSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdf.jpgSANTOS, ROSEMAR AYRES DOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4796http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/3/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf.jpgef20082dff69d1ea78805ff5e056b2b7MD531/35132021-01-29 08:18:46.276oai:repositorio.ufsm.br:1/3513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-01-29T11:18:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS |
title |
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS |
spellingShingle |
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS Santos, Rosemar Ayres dos Cultura de participação Não neutralidade da ciência-tecnologia Paulo Freire Pensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedade Valores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS |
title_full |
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS |
title_fullStr |
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS |
title_full_unstemmed |
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS |
title_sort |
Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS |
author |
Santos, Rosemar Ayres dos |
author_facet |
Santos, Rosemar Ayres dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Auler, Décio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708444P6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Strieder, Roseline Beatriz |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1223062864841966 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Muenchen, Cristiane |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4229240T0 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tomazetti, Elisete Medianeira |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Pereira, Sueli Menezes |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760299A8 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Henz, Celso Ilgo |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775823E8 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0438370356373868 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rosemar Ayres dos |
contributor_str_mv |
Auler, Décio Strieder, Roseline Beatriz Muenchen, Cristiane Tomazetti, Elisete Medianeira Pereira, Sueli Menezes Henz, Celso Ilgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura de participação Não neutralidade da ciência-tecnologia Paulo Freire Pensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedade Valores |
topic |
Cultura de participação Não neutralidade da ciência-tecnologia Paulo Freire Pensamento latino-americano em ciência-tecnologia-sociedade Valores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Rosemar Ayres dos. BUSCA DE UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: SINALIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rosemar Ayres dos. BUSCA DE UMA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: SINALIZAÇÕES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS CTS. 2016. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
700800000006 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
400 300 300 300 300 300 300 300 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
e554c033-9f3b-4bf9-a919-d06cedc3d307 03fde973-27b7-4b24-9b75-fe0fdd933903 670a19bc-cea6-4415-9e8a-698223bba1d6 a75537d0-d451-4aa2-ba57-7ab912ff2ec0 4bc8696a-fc3a-47d8-b27e-b1713465f1b8 4ff6a501-ea71-44a2-a95d-4f1d7f7912eb f7fb2407-459f-489a-a148-bd87f7516d70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/1/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/2/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf.txt http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/3513/3/SANTOS%2c%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
32a33d990623ee97602c8227938ba537 a12056075862d57840875d703d113249 ef20082dff69d1ea78805ff5e056b2b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1801485342099898368 |