A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maique Argenta
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000b683
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023.
id UFSM_e9abdd4a6837f807b46e5643ab227fc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/28554
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadoraPhysical education in countryside education: contributions of historical-critical pedagogy and critical-overcoming approachLa educación física en la educación en el campo: aportes de la pedagogía históricocrítica y del enfoque crítico-de superaciónEducação do campoEducação física escolarPedagogia histórico-críticaAbordagem crítico-superadoraField educationSchool physical educationHistorical-critical pedagogyCriticalovercoming approachEducación ruralEducación física escolarPedagogía histórico-críticaEnfoque crítico-superadorCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023.This is a bibliographical research that analyzes the theoretical-methodological contributions of the historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach to Physical Education in Rural Education, in order to understand the links and relationships between them. The conception of the human being as a social being, the concepts of humanization and educational work were addressed. Rural Education is analyzed, understanding it from the concrete movement of rural workers for education policies. It is concluded that the historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach present contributions to support the pedagogical work of corporal culture in the Rural Schools in the perspective of omnilateral formation and the overcoming of class society.Se trata de una investigación bibliográfica que analiza los aportes teóricosmetodológicos de la pedagogía histórico-crítica y del enfoque crítico-superador de la Educación Física en la Educación Rural, con el fin de compreender los vínculos y relaciones entre ellos. Se aborda la concepción del ser humano como ser social, los conceptos de humanización y trabajo educativo. Aún así, se analiza la Educación Rural, entendiéndola desde el movimiento concreto de los trabajadores rurales por las políticas educativas. Se concluye que la pedagogía histórico-crítica y el enfoque crítico-superador presentan aportes para sustentar el trabajo pedagógico de la cultura corporal en las Escuelas Rurales en la perspectiva de la formación omnilateral y la superación de la sociedad de clasesTrata-se de uma pesquisa bibliográfica que analisa as contribuições teóricometodológicas da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação do Campo, de modo a compreender os nexos e relações existentes entre elas. Aborda-se a concepção de ser humano como ser social, os conceitos de humanização e de trabalho educativo. Ainda, analisa-se a Educação do Campo compreendendo-a a partir do movimento concreto dos trabalhadores do campo por políticas de educação. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora apresentam aportes para fundamentar o trabalho pedagógico da cultura corporal nas Escolas do Campo na perspectiva da formação omnilateral e da superação da sociedade de classes.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosMorschbacher, MárciaRibeiro, Maique Argenta2023-04-04T18:26:26Z2023-04-04T18:26:26Z2023-02-032023Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554ark:/26339/001300000b683porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-04-04T18:26:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-04-04T18:26:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
Physical education in countryside education: contributions of historical-critical pedagogy and critical-overcoming approach
La educación física en la educación en el campo: aportes de la pedagogía históricocrítica y del enfoque crítico-de superación
title A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
spellingShingle A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
Ribeiro, Maique Argenta
Educação do campo
Educação física escolar
Pedagogia histórico-crítica
Abordagem crítico-superadora
Field education
School physical education
Historical-critical pedagogy
Criticalovercoming approach
Educación rural
Educación física escolar
Pedagogía histórico-crítica
Enfoque crítico-superador
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
title_full A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
title_fullStr A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
title_full_unstemmed A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
title_sort A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
author Ribeiro, Maique Argenta
author_facet Ribeiro, Maique Argenta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morschbacher, Márcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maique Argenta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação física escolar
Pedagogia histórico-crítica
Abordagem crítico-superadora
Field education
School physical education
Historical-critical pedagogy
Criticalovercoming approach
Educación rural
Educación física escolar
Pedagogía histórico-crítica
Enfoque crítico-superador
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Educação do campo
Educação física escolar
Pedagogia histórico-crítica
Abordagem crítico-superadora
Field education
School physical education
Historical-critical pedagogy
Criticalovercoming approach
Educación rural
Educación física escolar
Pedagogía histórico-crítica
Enfoque crítico-superador
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-04T18:26:26Z
2023-04-04T18:26:26Z
2023-02-03
2023
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000b683
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554
identifier_str_mv ark:/26339/001300000b683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172314470285312