A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000b683 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023. |
id |
UFSM_e9abdd4a6837f807b46e5643ab227fc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/28554 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadoraPhysical education in countryside education: contributions of historical-critical pedagogy and critical-overcoming approachLa educación física en la educación en el campo: aportes de la pedagogía históricocrítica y del enfoque crítico-de superaciónEducação do campoEducação física escolarPedagogia histórico-críticaAbordagem crítico-superadoraField educationSchool physical educationHistorical-critical pedagogyCriticalovercoming approachEducación ruralEducación física escolarPedagogía histórico-críticaEnfoque crítico-superadorCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023.This is a bibliographical research that analyzes the theoretical-methodological contributions of the historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach to Physical Education in Rural Education, in order to understand the links and relationships between them. The conception of the human being as a social being, the concepts of humanization and educational work were addressed. Rural Education is analyzed, understanding it from the concrete movement of rural workers for education policies. It is concluded that the historical-critical pedagogy and the critical-overcoming approach present contributions to support the pedagogical work of corporal culture in the Rural Schools in the perspective of omnilateral formation and the overcoming of class society.Se trata de una investigación bibliográfica que analiza los aportes teóricosmetodológicos de la pedagogía histórico-crítica y del enfoque crítico-superador de la Educación Física en la Educación Rural, con el fin de compreender los vínculos y relaciones entre ellos. Se aborda la concepción del ser humano como ser social, los conceptos de humanización y trabajo educativo. Aún así, se analiza la Educación Rural, entendiéndola desde el movimiento concreto de los trabajadores rurales por las políticas educativas. Se concluye que la pedagogía histórico-crítica y el enfoque crítico-superador presentan aportes para sustentar el trabajo pedagógico de la cultura corporal en las Escuelas Rurales en la perspectiva de la formación omnilateral y la superación de la sociedad de clasesTrata-se de uma pesquisa bibliográfica que analisa as contribuições teóricometodológicas da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação do Campo, de modo a compreender os nexos e relações existentes entre elas. Aborda-se a concepção de ser humano como ser social, os conceitos de humanização e de trabalho educativo. Ainda, analisa-se a Educação do Campo compreendendo-a a partir do movimento concreto dos trabalhadores do campo por políticas de educação. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora apresentam aportes para fundamentar o trabalho pedagógico da cultura corporal nas Escolas do Campo na perspectiva da formação omnilateral e da superação da sociedade de classes.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosMorschbacher, MárciaRibeiro, Maique Argenta2023-04-04T18:26:26Z2023-04-04T18:26:26Z2023-02-032023Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554ark:/26339/001300000b683porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-04-04T18:26:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-04-04T18:26:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora Physical education in countryside education: contributions of historical-critical pedagogy and critical-overcoming approach La educación física en la educación en el campo: aportes de la pedagogía históricocrítica y del enfoque crítico-de superación |
title |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora |
spellingShingle |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora Ribeiro, Maique Argenta Educação do campo Educação física escolar Pedagogia histórico-crítica Abordagem crítico-superadora Field education School physical education Historical-critical pedagogy Criticalovercoming approach Educación rural Educación física escolar Pedagogía histórico-crítica Enfoque crítico-superador CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora |
title_full |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora |
title_fullStr |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora |
title_full_unstemmed |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora |
title_sort |
A educação física na educação do campo: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora |
author |
Ribeiro, Maique Argenta |
author_facet |
Ribeiro, Maique Argenta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morschbacher, Márcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maique Argenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Educação física escolar Pedagogia histórico-crítica Abordagem crítico-superadora Field education School physical education Historical-critical pedagogy Criticalovercoming approach Educación rural Educación física escolar Pedagogía histórico-crítica Enfoque crítico-superador CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
Educação do campo Educação física escolar Pedagogia histórico-crítica Abordagem crítico-superadora Field education School physical education Historical-critical pedagogy Criticalovercoming approach Educación rural Educación física escolar Pedagogía histórico-crítica Enfoque crítico-superador CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-04T18:26:26Z 2023-04-04T18:26:26Z 2023-02-03 2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000b683 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28554 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000b683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172314470285312 |