The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
Texto Completo: | http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56 |
Resumo: | A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela. |
id |
SPQMH_94347c5ccae47b6d2b0fc4ae769a1b14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201 |
network_acronym_str |
SPQMH |
network_name_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository_id_str |
|
spelling |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física : A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física: Educação Física CríticaPedagogia Crítico-SuperadoraMarxismoEscolaEducación Física CríticaPedagogía Crítico-SuperadoraMarxismoEscuelaCritical Physical EducationCritical-Overcoming PedagogyMarxismSchoolA (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela.A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela.A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-5610.29181/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 1 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 44-56Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 1 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 44-56Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 1 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 44-562594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56/401http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56/402Copyright (c) 2023 Rafael Duarte de Souza, Jonatas Maia da Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rafael Duarte deCosta, Jonatas Maia da2023-05-12T13:12:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-05-12T13:12:54Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física : A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física: |
title |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: |
spellingShingle |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: Souza, Rafael Duarte de Educação Física Crítica Pedagogia Crítico-Superadora Marxismo Escola Educación Física Crítica Pedagogía Crítico-Superadora Marxismo Escuela Critical Physical Education Critical-Overcoming Pedagogy Marxism School |
title_short |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: |
title_full |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: |
title_fullStr |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: |
title_full_unstemmed |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: |
title_sort |
The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: |
author |
Souza, Rafael Duarte de |
author_facet |
Souza, Rafael Duarte de Costa, Jonatas Maia da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Jonatas Maia da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rafael Duarte de Costa, Jonatas Maia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Crítica Pedagogia Crítico-Superadora Marxismo Escola Educación Física Crítica Pedagogía Crítico-Superadora Marxismo Escuela Critical Physical Education Critical-Overcoming Pedagogy Marxism School |
topic |
Educação Física Crítica Pedagogia Crítico-Superadora Marxismo Escola Educación Física Crítica Pedagogía Crítico-Superadora Marxismo Escuela Critical Physical Education Critical-Overcoming Pedagogy Marxism School |
description |
A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56 10.29181/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56 |
url |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56 |
identifier_str_mv |
10.29181/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56/401 http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56/402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafael Duarte de Souza, Jonatas Maia da Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafael Duarte de Souza, Jonatas Maia da Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 1 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 44-56 Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 1 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 44-56 Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 1 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 44-56 2594-6463 10.29181/2594-6463-2023-v7-n1 reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) instacron:SPQMH |
instname_str |
Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
instacron_str |
SPQMH |
institution |
SPQMH |
reponame_str |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
collection |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana |
repository.name.fl_str_mv |
Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) |
repository.mail.fl_str_mv |
spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org |
_version_ |
1808858873663062016 |