The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rafael Duarte de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Jonatas Maia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56
Resumo: A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física  ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela.
id SPQMH_94347c5ccae47b6d2b0fc4ae769a1b14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education: La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física : A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física: Educação Física CríticaPedagogia Crítico-SuperadoraMarxismoEscolaEducación Física CríticaPedagogía Crítico-SuperadoraMarxismoEscuelaCritical Physical EducationCritical-Overcoming PedagogyMarxismSchoolA (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física  ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela.A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física  ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela.A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física  ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2023-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-5610.29181/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 1 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 44-56Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 1 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 44-56Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 1 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 44-562594-646310.29181/2594-6463-2023-v7-n1reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56/401http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56/402Copyright (c) 2023 Rafael Duarte de Souza, Jonatas Maia da Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rafael Duarte deCosta, Jonatas Maia da2023-05-12T13:12:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2023-05-12T13:12:54Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física :
A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física:
title The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
spellingShingle The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
Souza, Rafael Duarte de
Educação Física Crítica
Pedagogia Crítico-Superadora
Marxismo
Escola
Educación Física Crítica
Pedagogía Crítico-Superadora
Marxismo
Escuela
Critical Physical Education
Critical-Overcoming Pedagogy
Marxism
School
title_short The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
title_full The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
title_fullStr The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
title_full_unstemmed The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
title_sort The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education:
author Souza, Rafael Duarte de
author_facet Souza, Rafael Duarte de
Costa, Jonatas Maia da
author_role author
author2 Costa, Jonatas Maia da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rafael Duarte de
Costa, Jonatas Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Crítica
Pedagogia Crítico-Superadora
Marxismo
Escola
Educación Física Crítica
Pedagogía Crítico-Superadora
Marxismo
Escuela
Critical Physical Education
Critical-Overcoming Pedagogy
Marxism
School
topic Educação Física Crítica
Pedagogia Crítico-Superadora
Marxismo
Escola
Educación Física Crítica
Pedagogía Crítico-Superadora
Marxismo
Escuela
Critical Physical Education
Critical-Overcoming Pedagogy
Marxism
School
description A (baixa) incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da Educação Física ResumoAo identificar a pedagogia crítico-superadora como partícipe de uma compreensão de educação física crítica, o artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico em importantes periódicos da educação física brasileira bem como nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em particular nos trabalhados apresentados no GTT Escola. O objetivo do estudo foi o de revelar a incidência da pedagogia crítico-superadora no campo científico da educação física. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quão permanece desafiador o trabalho formativo em torno de uma perspectiva de formação humana de caráter emancipatório na educação física escolar. Contudo, quando a pedagogia crítico-superadora comparece em produtos científicos, observa-se uma tendência de valorização de trabalhos de intervenção pedagógica.Palavras-chave: Educação Física Crítica. Pedagogia Crítico-Superadora. Marxismo. Escola. The (low) incidence of critical-overcoming pedagogy in the scientific field of Physical Education AbstractThis article presents the results of a bibliographic survey in important Brazilian physical education journals as well as in the annals of the Brazilian Congress of Sport Sciences, identifying the critical-overcoming pedagogy as a component for understanding the critical physical education thinking. The purpose of the study was to show the incidence of critical pedagogy for overcoming difficulties in the scientific field of Physical Education. The few studies founded demonstrated how challenging is to develop an educational work based on principles of human emancipation in school physical education. However, when critical pedagogy for overcoming difficulties appears in scientific papers, there is an appreciation of pedagogical intervention works.Keywords: Critical Physical Education. Critical-Overcoming Pedagogy. Marxism. School. La (baja) incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la Educación Física  ResumenAl identificar la pedagogía crítico-superadora como partícipe de una comprensión de educación física crítica, el artículo presenta los resultados de una investigación bibliográfica en importantes revistas brasileñas de educación física, así como en los Anales del Congreso Brasileño de Ciencias del Deporte, en particular en los trabajos presentados en el GTT Escuela. El objetivo de este estudio fue revelar la incidencia de la pedagogía crítico-superadora en el campo científico de la educación física. Los pocos trabajos encontrados demuestran cuán desafiante sigue siendo el trabajo formativo en torno a una perspectiva de formación humana de carácter emancipador en la educación física escolar. Sin embargo, cuando la pedagogía crítico-superadora aparece en los productos científicos, hay una tendencia a valorar el trabajo de intervención pedagógica.Palabras clave: Educación Física Crítica. Pedagogía Crítico-Superadora. Marxismo. Escuela.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56
10.29181/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56/401
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2023-v7-n1-p44-56/402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rafael Duarte de Souza, Jonatas Maia da Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rafael Duarte de Souza, Jonatas Maia da Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 7 n. 1 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 44-56
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 7 No. 1 (2023): Motricities: Journal SPQMH; 44-56
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 7 Núm. 1 (2023): Motricidades: Rev. SPQMH; 44-56
2594-6463
10.29181/2594-6463-2023-v7-n1
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858873663062016