Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000174fw |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14497 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_edd49ba1c73ac3ce4be23a0f7b1c8b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14497 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do LivramentoInformática na educaçãoGeometriaSoftware educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.This paper makes a comparative analysis of results obtained in the two classes of fifth grade of elementary education at a public school in Santana do Livramento in the discipline of mathematics, for the content of geometry. In one of the classes (class 51), the content was developed using only ordinary materials and the textbook and in the other class (class 52), besides these materials, educational software was used on geometry. We applied the same assessment instruments into two classes and the final results showed that in the class 51 5% of the students achieved the grade MB (very good) and 50% were in the range from I (poor) and S (satisfactory). In class 52 approximately 35% of the students reached grade MB (very good) and around 23,5% are in the range between I and S. The results show that planned and coherent use of the computer contributed in the teaching-learning process.Este trabalho faz uma análise comparativa dos resultados obtidos nas avaliações de duas turmas de 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública de Sant’Ana do Livramento na disciplina de matemática, em relação ao conteúdo de geometria. Em uma das turmas (turma 51) o conteúdo foi desenvolvido utilizando apenas o material de uso comum e o livro didático e na outra (turma 52), além destes materiais, utilizou-se softwares educacionais sobre geometria. Foram aplicados os mesmos instrumentos de avaliação nas duas turmas e nos resultados finais verificou-se que na turma 51 5% dos alunos obtiveram conceito MB (muito bom) e 50% ficaram no intervalo entre I (insatisfatório) e S (satisfatório). Na turma 52 aproximadamente 35% alcançou MB e em torno de 23,5% encontram-se na faixa entre I e S. Os resultados evidenciam que o uso planejado e coerente do computador contribui no processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPereira, Adriana SoaresRodrigues, Maristela da Silva2018-10-09T12:06:34Z2018-10-09T12:06:34Z2011-11-052011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14497ark:/26339/00130000174fwporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-10-09T12:06:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-10-09T12:06:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento |
title |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento |
spellingShingle |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento Rodrigues, Maristela da Silva Informática na educação Geometria Software educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento |
title_full |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento |
title_fullStr |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento |
title_full_unstemmed |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento |
title_sort |
Os benefícios do uso do computador no ensino da geometria em uma turma de 5ª série do ensino fundamental de Santana do Livramento |
author |
Rodrigues, Maristela da Silva |
author_facet |
Rodrigues, Maristela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Adriana Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maristela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Geometria Software educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Informática na educação Geometria Software educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-05 2011 2018-10-09T12:06:34Z 2018-10-09T12:06:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14497 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000174fw |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14497 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000174fw |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172464595959808 |