Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duraczinski, Veridiana Pereira
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000158vk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.
id UFSM_eed6372839fb1c24ba19a4180839070d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1599
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciaisInformation and communication technologies teachers and teaching practices: contributions in the learning process of students in the early yearsAprendizagem de alunosAnos iniciaisPrática docenteTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.This article addresses the situation of Technologies of Information and Communication Technology (ICT) in schools, especially in the first three years of elementary school in a State School of towns, presenting briefly on aspects of teaching practice and the context of the introduction ICT in the classroom. Moreover, under this focus, comes to issues involved in the training of teachers in this technological integration and contributions resulting from the process of learning in students. Through literature and questionnaires answered by teachers was possible to see how they are viewed Technologies of Information and Communication Technology (ICT) in the classroom and contributions to the children.O presente artigo aborda a situação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, em especial nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior do RS, apresentando, brevemente, aspectos acerca da prática docente e do contexto da introdução das TIC na sala de aula. Além disso, sob esse foco, trata de questões envolvidas na formação dos professores nesta inserção tecnológica e as contribuições decorrentes deste processo na aprendizagem de alunos. Através de pesquisa bibliográfica e de questionários respondidos pelas professoras foi possível constatar como são vistas as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em sala de aula e as contribuições para as crianças.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMinuzzi, Reinilda de Fátima BerguenmayerDuraczinski, Veridiana Pereira2016-05-12T14:27:43Z2016-05-12T14:27:43Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599ark:/26339/00130000158vkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:45Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:45Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
Information and communication technologies teachers and teaching practices: contributions in the learning process of students in the early years
title Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
spellingShingle Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
Duraczinski, Veridiana Pereira
Aprendizagem de alunos
Anos iniciais
Prática docente
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
title_short Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
title_full Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
title_fullStr Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
title_sort Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
author Duraczinski, Veridiana Pereira
author_facet Duraczinski, Veridiana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.author.fl_str_mv Duraczinski, Veridiana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de alunos
Anos iniciais
Prática docente
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
topic Aprendizagem de alunos
Anos iniciais
Prática docente
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
2012
2016-05-12T14:27:43Z
2016-05-12T14:27:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000158vk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599
identifier_str_mv ark:/26339/00130000158vk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172452105322496