Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000158vk |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. |
id |
UFSM_eed6372839fb1c24ba19a4180839070d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1599 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciaisInformation and communication technologies teachers and teaching practices: contributions in the learning process of students in the early yearsAprendizagem de alunosAnos iniciaisPrática docenteTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.This article addresses the situation of Technologies of Information and Communication Technology (ICT) in schools, especially in the first three years of elementary school in a State School of towns, presenting briefly on aspects of teaching practice and the context of the introduction ICT in the classroom. Moreover, under this focus, comes to issues involved in the training of teachers in this technological integration and contributions resulting from the process of learning in students. Through literature and questionnaires answered by teachers was possible to see how they are viewed Technologies of Information and Communication Technology (ICT) in the classroom and contributions to the children.O presente artigo aborda a situação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, em especial nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior do RS, apresentando, brevemente, aspectos acerca da prática docente e do contexto da introdução das TIC na sala de aula. Além disso, sob esse foco, trata de questões envolvidas na formação dos professores nesta inserção tecnológica e as contribuições decorrentes deste processo na aprendizagem de alunos. Através de pesquisa bibliográfica e de questionários respondidos pelas professoras foi possível constatar como são vistas as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em sala de aula e as contribuições para as crianças.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMinuzzi, Reinilda de Fátima BerguenmayerDuraczinski, Veridiana Pereira2016-05-12T14:27:43Z2016-05-12T14:27:43Z2012-11-302012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599ark:/26339/00130000158vkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:45Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:45Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais Information and communication technologies teachers and teaching practices: contributions in the learning process of students in the early years |
title |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais |
spellingShingle |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais Duraczinski, Veridiana Pereira Aprendizagem de alunos Anos iniciais Prática docente TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) |
title_short |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais |
title_full |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais |
title_fullStr |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais |
title_sort |
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais |
author |
Duraczinski, Veridiana Pereira |
author_facet |
Duraczinski, Veridiana Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duraczinski, Veridiana Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem de alunos Anos iniciais Prática docente TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) |
topic |
Aprendizagem de alunos Anos iniciais Prática docente TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 2012 2016-05-12T14:27:43Z 2016-05-12T14:27:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000158vk |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000158vk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172452105322496 |