O papel da educação no enfrentamento da criminalidade: um estudo no CASE/Novo Hamburgo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haupenthal, Muriel
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2127
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013.
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spelling O papel da educação no enfrentamento da criminalidade: um estudo no CASE/Novo HamburgoThe role of education in confronting criminal: a study at “CASE” / Novo HamburgoGestão públicaEducaçãoResgate socialArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013.This article discusses the role of Public Management in promoting education as a tool of social transformation, able to corroborate the decrease in the crime rates of teenagers. For this, it presents a case study designed about schooling of the youth that are in a detention regime, in an institution of compliance with social and educational measures, located in the city of Novo Hamburgo. In this way, the guiding objective of the study is based on the possibility of formation processes acting as determining elements for redefining the life of these adolescents, and consequently their citizenship. Through this study, it became clear that distancing from school is a factor shared by all young people surveyed, at the moment in which they came into conflict with the law, which reveals the importance of investing in public policies within education, so that the evasion rates may decrease, increasing the possibilities of social rescue of these adolescents.O presente artigo aborda o papel da Gestão Pública na promoção da educação como ferramenta de transformação social, capaz de corroborar para a diminuição dos índices de criminalidade entre os adolescentes. Para tanto, apresenta um estudo de caso desenvolvido acerca da escolaridade dos jovens que se encontram em regime de privação de liberdade, em uma instituição de cumprimento de medidas socioeducativas, situada no município de Novo Hamburgo. Deste modo, o objetivo norteador do estudo que segue está calcado na possiblidade dos processos formativos atuarem como elementos determinantes para a ressignificação da trajetória de vida destes jovens, e, por conseguinte, da sua cidadania. Através deste trabalho, pode-se perceber que o distanciamento da escola é um fator compartilhado por todos os jovens investigados, no momento em que entraram em conflito com a lei, o que revela a importância do investimento em políticas públicas no âmbito da educação, para que os índices de evasão possam diminuir, aumentando as possibilidades de resgate social destes jovens.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasIlha, Adayr da SilvaHaupenthal, Muriel2016-09-08T14:36:14Z2016-09-08T14:36:14Z2013-012013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2127ark:/26339/001300000n2ckporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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