Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Juliana Corrêa
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000168v4
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/769
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.
id UFSM_fa281359b53b2df10206465fa283231d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/769
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professoresAssessment in early childhood education: records of the learning process of children from 0 to 2 years - contributions and theoretical and teachers’s conceptsAvaliaçãoEducação infantilDocumentação pedagógicaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.This article raises questions about assessment in early childhood education, focusing on the record of the children’s learning processes. The research was conducted in a public school at Santa Maria, investigating the concepts of learning, assessment and records of four teachers who work in nursery classes. In this context, researching pedagogical documentation is considered a new possibility of monitoring procedures of child development, as a practice that is closest to the guidelines contained in the Children Education Curriculum Guidelines/2009 with regard to evaluation. The relevance of this study of the assessment in early childhood education is the importance of clarifying within the pedagogical practices with small children, the evaluation process, once it goes through from planning actions to the observation and recording of interactions and learning that occur everyday in a classroom. It is also considered the importance of this discussion for the continuing education of teachers working in early childhood education.O presente artigo faz considerações sobre avaliação na educação infantil, com enfoque no registro dos processos de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos (berçários). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino municipal de Santa Maria, e busca investigar as concepções de aprendizagem, avaliação e registros de quatro professoras que atuam nas turmas de berçário. No contexto dessa pesquisa a documentação pedagógica é considerada como uma nova possibilidade de acompanhamento dos processos de desenvolvimento infantil dos bebês, por ser uma prática que mais se aproxima das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil/2009 no que se refere à avaliação. A relevância do estudo desta temática avaliação na educação infantil reside na importância de esclarecer dentro das práticas pedagógicas com crianças pequenas, o processo de avaliação, uma vez que ela perpassa desde o planejamento das ações. até a observação e registro das interações e aprendizagens que ocorrem no cotidiano de uma sala de aula. Considera-se também a importância dessa discussão para a formação continuada dos professores que atuam na educação infantil.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMello, Débora Teixeira deMoreira, Juliana Corrêa2015-03-31T11:45:10Z2015-03-31T11:45:10Z2013-09-132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/769ark:/26339/00130000168v4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-26T14:51:58Zoai:repositorio.ufsm.br:1/769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-26T14:51:58Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
Assessment in early childhood education: records of the learning process of children from 0 to 2 years - contributions and theoretical and teachers’s concepts
title Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
spellingShingle Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
Moreira, Juliana Corrêa
Avaliação
Educação infantil
Documentação pedagógica
title_short Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
title_full Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
title_fullStr Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
title_full_unstemmed Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
title_sort Avaliação na educação infantil: registros do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 2 anos - contribuições teóricas e concepções de professores
author Moreira, Juliana Corrêa
author_facet Moreira, Juliana Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Débora Teixeira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Juliana Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação infantil
Documentação pedagógica
topic Avaliação
Educação infantil
Documentação pedagógica
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
2013
2015-03-31T11:45:10Z
2015-03-31T11:45:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/769
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000168v4
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/769
identifier_str_mv ark:/26339/00130000168v4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172457569452032