Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Luzia Valdenice de Matos
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005qgv
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.
id UFSM_fa674fe932cefd169215ca2117557a0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1647
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdoInclusãoEnsinoNecessidades especiaisPreconceitoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.Essa pesquisa teve por objetivo conhecer as várias faces das deficiências bem como suas restrições e capacidade de se capacitar para compreender e se integrar com todos os seres humanos de forma a evitar rotulações e preconceitos. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Salientou-se a necessidade de educadores comprometidos em atuar de forma equilibrada e consciente no atendimento aluno com necessidades educacionais especiais de modo a evitar preconceitos, rotulação e estigmatização. Constatou-se que o dever da escola é de mudar a estrutura do prédio e se adequar, de se ajustar para dar um atendimento especializado e de qualidade ao aluno com necessidades educacionais especiais. Concluiu-se que para que se possa ter uma escola inclusiva verdadeiramente atuante, é necessário apostar no desenvolvimento da escola comum, que exige recursos, tempo, instalações dignas, lideranças positivas e professores motivados para encarar esse novo desafio. Para esta mudança, provavelmente, o maior obstáculo está dentro de cada um, seja nas atitudes, seja nos medos. É tempo de mudar as escolas, as atitudes, os pensamentos, o ambiente como um todo, pois inclusão significa transformação e os professores precisam conscientizar-se de que o seu papel é educar os alunos, não os que escolhem, mas os que até eles chegam. A inclusão implica em uma mudança de paradigma educacional, que gera uma reorganização das práticas escolares.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoPavão, Sílvia Maria de OliveiraDelfino, Luzia Valdenice de Matos2016-05-25T12:46:41Z2016-05-25T12:46:41Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647ark:/26339/0013000005qgvporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
title Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
spellingShingle Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
Delfino, Luzia Valdenice de Matos
Inclusão
Ensino
Necessidades especiais
Preconceito
title_short Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
title_full Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
title_fullStr Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
title_full_unstemmed Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
title_sort Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
author Delfino, Luzia Valdenice de Matos
author_facet Delfino, Luzia Valdenice de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Luzia Valdenice de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Ensino
Necessidades especiais
Preconceito
topic Inclusão
Ensino
Necessidades especiais
Preconceito
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-05-25T12:46:41Z
2016-05-25T12:46:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005qgv
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647
identifier_str_mv ark:/26339/0013000005qgv
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612386774777856