Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000005qgv |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_fa674fe932cefd169215ca2117557a0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1647 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdoInclusãoEnsinoNecessidades especiaisPreconceitoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.Essa pesquisa teve por objetivo conhecer as várias faces das deficiências bem como suas restrições e capacidade de se capacitar para compreender e se integrar com todos os seres humanos de forma a evitar rotulações e preconceitos. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Salientou-se a necessidade de educadores comprometidos em atuar de forma equilibrada e consciente no atendimento aluno com necessidades educacionais especiais de modo a evitar preconceitos, rotulação e estigmatização. Constatou-se que o dever da escola é de mudar a estrutura do prédio e se adequar, de se ajustar para dar um atendimento especializado e de qualidade ao aluno com necessidades educacionais especiais. Concluiu-se que para que se possa ter uma escola inclusiva verdadeiramente atuante, é necessário apostar no desenvolvimento da escola comum, que exige recursos, tempo, instalações dignas, lideranças positivas e professores motivados para encarar esse novo desafio. Para esta mudança, provavelmente, o maior obstáculo está dentro de cada um, seja nas atitudes, seja nos medos. É tempo de mudar as escolas, as atitudes, os pensamentos, o ambiente como um todo, pois inclusão significa transformação e os professores precisam conscientizar-se de que o seu papel é educar os alunos, não os que escolhem, mas os que até eles chegam. A inclusão implica em uma mudança de paradigma educacional, que gera uma reorganização das práticas escolares.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoPavão, Sílvia Maria de OliveiraDelfino, Luzia Valdenice de Matos2016-05-25T12:46:41Z2016-05-25T12:46:41Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647ark:/26339/0013000005qgvporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:54:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:54:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo |
title |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo |
spellingShingle |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo Delfino, Luzia Valdenice de Matos Inclusão Ensino Necessidades especiais Preconceito |
title_short |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo |
title_full |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo |
title_fullStr |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo |
title_sort |
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo |
author |
Delfino, Luzia Valdenice de Matos |
author_facet |
Delfino, Luzia Valdenice de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delfino, Luzia Valdenice de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Ensino Necessidades especiais Preconceito |
topic |
Inclusão Ensino Necessidades especiais Preconceito |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2016-05-25T12:46:41Z 2016-05-25T12:46:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000005qgv |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000005qgv |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612386774777856 |