Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a realidade das aulas de matemática em escolas de ensino regular, organizadas em um trabalho nos modelos da educação inclusiva para pessoas com necessidades educacionais especiais enfoque a autistas. A atual legislação assegura a pessoas com necessidades educacionais especiais o direito a educação igualitária. Entretanto apenas o cumprimento da lei não garante total solução para a questão. A organização escolar precisa estar preparada e munida com uma estrutura pedagógica condicente. Assim, buscou analisar se os métodos utilizados em sala de aula estão sendo eficazes ou não perante o objetivo de ensinar as operações fundamentais da matemática no ensino fundamental II. Para tanto, o estudo promove uma discussão sobre o “fazer inclusão” focando na importância da relação afetiva entre professor e aluno para se obter sucesso no processo de ensino aprendizagem. Contudo, propiciando aos educadores um material que aponte soluções, embasadas em diversos profissionais envolvidos no contexto escolar, direcionando a práticas mais assertivas visando sempre o crescimento pessoal do aluno e seu bem estar em relação às diferenças. Para isto, conscientizar esses educadores sobre importância da constante busca do conhecimento para que possam melhor atender a essa demanda e assim realizar a verdadeira inclusão, sendo o ponto crucial em debate. |
id |
FURG-12_3e59795640c8530bcefe4bb0ca65ea49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5571 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafioMatemática. Inclusão. Necessidades educacionais especiais. AutistasEste trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a realidade das aulas de matemática em escolas de ensino regular, organizadas em um trabalho nos modelos da educação inclusiva para pessoas com necessidades educacionais especiais enfoque a autistas. A atual legislação assegura a pessoas com necessidades educacionais especiais o direito a educação igualitária. Entretanto apenas o cumprimento da lei não garante total solução para a questão. A organização escolar precisa estar preparada e munida com uma estrutura pedagógica condicente. Assim, buscou analisar se os métodos utilizados em sala de aula estão sendo eficazes ou não perante o objetivo de ensinar as operações fundamentais da matemática no ensino fundamental II. Para tanto, o estudo promove uma discussão sobre o “fazer inclusão” focando na importância da relação afetiva entre professor e aluno para se obter sucesso no processo de ensino aprendizagem. Contudo, propiciando aos educadores um material que aponte soluções, embasadas em diversos profissionais envolvidos no contexto escolar, direcionando a práticas mais assertivas visando sempre o crescimento pessoal do aluno e seu bem estar em relação às diferenças. Para isto, conscientizar esses educadores sobre importância da constante busca do conhecimento para que possam melhor atender a essa demanda e assim realizar a verdadeira inclusão, sendo o ponto crucial em debate.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 29-421809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571/4558Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, FernandoOliveira, Andressa Mota2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5571Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio |
title |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio |
spellingShingle |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio Pereira, Fernando Matemática. Inclusão. Necessidades educacionais especiais. Autistas |
title_short |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio |
title_full |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio |
title_fullStr |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio |
title_sort |
Uma reflexão sobre a educação inclusiva: como professores de matemática encaram esse desafio |
author |
Pereira, Fernando |
author_facet |
Pereira, Fernando Oliveira, Andressa Mota |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Andressa Mota |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernando Oliveira, Andressa Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática. Inclusão. Necessidades educacionais especiais. Autistas |
topic |
Matemática. Inclusão. Necessidades educacionais especiais. Autistas |
description |
Este trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a realidade das aulas de matemática em escolas de ensino regular, organizadas em um trabalho nos modelos da educação inclusiva para pessoas com necessidades educacionais especiais enfoque a autistas. A atual legislação assegura a pessoas com necessidades educacionais especiais o direito a educação igualitária. Entretanto apenas o cumprimento da lei não garante total solução para a questão. A organização escolar precisa estar preparada e munida com uma estrutura pedagógica condicente. Assim, buscou analisar se os métodos utilizados em sala de aula estão sendo eficazes ou não perante o objetivo de ensinar as operações fundamentais da matemática no ensino fundamental II. Para tanto, o estudo promove uma discussão sobre o “fazer inclusão” focando na importância da relação afetiva entre professor e aluno para se obter sucesso no processo de ensino aprendizagem. Contudo, propiciando aos educadores um material que aponte soluções, embasadas em diversos profissionais envolvidos no contexto escolar, direcionando a práticas mais assertivas visando sempre o crescimento pessoal do aluno e seu bem estar em relação às diferenças. Para isto, conscientizar esses educadores sobre importância da constante busca do conhecimento para que possam melhor atender a essa demanda e assim realizar a verdadeira inclusão, sendo o ponto crucial em debate. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5571/4558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 29-42 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940947009536 |