Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63700 |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre o uso de materiais de divulgação científica no ensino de física e ciências, escolhendo um material em particular, o livro “Uma breve história do tempo” do físico Stephen Hawking. O objetivo é explorar todo o potencial de um livro de divulgação científica como material paradidático e fonte de consulta para docentes na preparação de planos de aula. O livro de Stephen Hawking escolhido nesta pesquisa foi o mais vendido sobre divulgação científica no mercado editorial brasileiro no site de vendas Amazon em dezembro de 2020, o que justifica a escolha do material. Primeiramente, é estabelecida a relação entre divulgação científica e ensino de ciências na perspectiva da classificação da educação em educação formal, não formal e informal. Posteriormente, é analisado o livro “Uma breve história do tempo”, através da produção de uma resenha crítica para cada capítulo. O livro apresentou alguns problemas em possíveis aplicações no ensino de ciências: falta de ferramentas matemáticas correspondentes aos conceitos físicos, superficialidade na abordagem dos temas, narrativas de história da ciência eurocêntricas, omissão de algumas classificações necessárias na procura de tópicos como palavra-chave e de teorias pertinentes ao contexto da obra, desatualizações devido à época em que o livro foi escrito, apresentação da mecânica quântica sem a multiplicidade de interpretações, definição muito restrita de entropia e menção ao conceito de Deus. Enfim, são apresentados 2 planos de aula usando os capítulos do livro para o quarto bimestre da segunda série do ensino médio, baseado nas competências e habilidades do Currículo Paulista. Os planos de aula têm como temas “Modelos atômicos - da Grécia Clássica aos quarks”, utilizando o capítulo 5 “Partículas elementares e as forças da natureza” e ‘’A natureza da luz” com o capítulo 4 “O princípio da incerteza”. |
id |
UFSP_03d1a6edbb881fa92474fd1da6539b1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63700 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.Divulgação científicaEnsino de ciênciasEnsino de físicaEducação não formalScientific disseminationScience teachingPhysics teachingNonformal educationEste trabalho discorre sobre o uso de materiais de divulgação científica no ensino de física e ciências, escolhendo um material em particular, o livro “Uma breve história do tempo” do físico Stephen Hawking. O objetivo é explorar todo o potencial de um livro de divulgação científica como material paradidático e fonte de consulta para docentes na preparação de planos de aula. O livro de Stephen Hawking escolhido nesta pesquisa foi o mais vendido sobre divulgação científica no mercado editorial brasileiro no site de vendas Amazon em dezembro de 2020, o que justifica a escolha do material. Primeiramente, é estabelecida a relação entre divulgação científica e ensino de ciências na perspectiva da classificação da educação em educação formal, não formal e informal. Posteriormente, é analisado o livro “Uma breve história do tempo”, através da produção de uma resenha crítica para cada capítulo. O livro apresentou alguns problemas em possíveis aplicações no ensino de ciências: falta de ferramentas matemáticas correspondentes aos conceitos físicos, superficialidade na abordagem dos temas, narrativas de história da ciência eurocêntricas, omissão de algumas classificações necessárias na procura de tópicos como palavra-chave e de teorias pertinentes ao contexto da obra, desatualizações devido à época em que o livro foi escrito, apresentação da mecânica quântica sem a multiplicidade de interpretações, definição muito restrita de entropia e menção ao conceito de Deus. Enfim, são apresentados 2 planos de aula usando os capítulos do livro para o quarto bimestre da segunda série do ensino médio, baseado nas competências e habilidades do Currículo Paulista. Os planos de aula têm como temas “Modelos atômicos - da Grécia Clássica aos quarks”, utilizando o capítulo 5 “Partículas elementares e as forças da natureza” e ‘’A natureza da luz” com o capítulo 4 “O princípio da incerteza”.This present academic work addresses a research about the use of scientific dissemination materials in the physics and science teaching, by choosing a specific material, the book “A brief history of time, by the physicist Stephen Hawking. The purpose is to explore the whole potential of a scientific dissemination book as an educational material and become a source for teachers to use in their lessons plans. The Stephen Hawking’s book chosen in this study was the best seller in the scientific dissemination category on the Amazon website, in December of 2020, what justifies the use of the book. First, it is approached the relation between the scientific dissemination and the science teaching, from de perspective of classifying formal education, non-formal education, and informal education. Then, the book “A brief history of time” is analyzed through the production of a critical review for each chapter. The book has some problems in possible applications in science teaching: the lack of mathematical tools corresponding to physics concepts, superficiality in the approach to the themes, narratives of the history of science Eurocentric, omission of some necessary classifications in the search of topics as key-word and relevant theories in the context of the work, anachronism due to the time the book was written and there is the presentation of the Quantum Mechanics without the multiplicity of interpretations, very narrow definition of entropy and mention of the concept of God. Lastly, two lessons plans are presented using chapters from the book for the fourth bimester of the second grade of high school, based on the competences and abilities of the Currículo Paulista. The lesson plans have as themes “Atomic models – from classical Greece to quarks”, using chapter 5 “Elementary particles and forces of nature” and “The nature of the light” with chapter 4 “The uncertainty principle”.Universidade Federal de São PauloSantos, Leonardo Sioufi Fagundes dos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9247002261762217http://lattes.cnpq.br/7418736852306499Luz, Stella Silva [UNIFESP]2022-04-07T14:24:01Z2022-04-07T14:24:01Z2021-08-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T20:51:07Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63700Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T20:51:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking. |
title |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking. |
spellingShingle |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking. Luz, Stella Silva [UNIFESP] Divulgação científica Ensino de ciências Ensino de física Educação não formal Scientific dissemination Science teaching Physics teaching Nonformal education |
title_short |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking. |
title_full |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking. |
title_fullStr |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking. |
title_full_unstemmed |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking. |
title_sort |
Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking. |
author |
Luz, Stella Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Luz, Stella Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/9247002261762217 http://lattes.cnpq.br/7418736852306499 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Stella Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação científica Ensino de ciências Ensino de física Educação não formal Scientific dissemination Science teaching Physics teaching Nonformal education |
topic |
Divulgação científica Ensino de ciências Ensino de física Educação não formal Scientific dissemination Science teaching Physics teaching Nonformal education |
description |
Este trabalho discorre sobre o uso de materiais de divulgação científica no ensino de física e ciências, escolhendo um material em particular, o livro “Uma breve história do tempo” do físico Stephen Hawking. O objetivo é explorar todo o potencial de um livro de divulgação científica como material paradidático e fonte de consulta para docentes na preparação de planos de aula. O livro de Stephen Hawking escolhido nesta pesquisa foi o mais vendido sobre divulgação científica no mercado editorial brasileiro no site de vendas Amazon em dezembro de 2020, o que justifica a escolha do material. Primeiramente, é estabelecida a relação entre divulgação científica e ensino de ciências na perspectiva da classificação da educação em educação formal, não formal e informal. Posteriormente, é analisado o livro “Uma breve história do tempo”, através da produção de uma resenha crítica para cada capítulo. O livro apresentou alguns problemas em possíveis aplicações no ensino de ciências: falta de ferramentas matemáticas correspondentes aos conceitos físicos, superficialidade na abordagem dos temas, narrativas de história da ciência eurocêntricas, omissão de algumas classificações necessárias na procura de tópicos como palavra-chave e de teorias pertinentes ao contexto da obra, desatualizações devido à época em que o livro foi escrito, apresentação da mecânica quântica sem a multiplicidade de interpretações, definição muito restrita de entropia e menção ao conceito de Deus. Enfim, são apresentados 2 planos de aula usando os capítulos do livro para o quarto bimestre da segunda série do ensino médio, baseado nas competências e habilidades do Currículo Paulista. Os planos de aula têm como temas “Modelos atômicos - da Grécia Clássica aos quarks”, utilizando o capítulo 5 “Partículas elementares e as forças da natureza” e ‘’A natureza da luz” com o capítulo 4 “O princípio da incerteza”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05 2022-04-07T14:24:01Z 2022-04-07T14:24:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/63700 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268326528942080 |