Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Stella Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63700
Resumo: Este trabalho discorre sobre o uso de materiais de divulgação científica no ensino de física e ciências, escolhendo um material em particular, o livro “Uma breve história do tempo” do físico Stephen Hawking. O objetivo é explorar todo o potencial de um livro de divulgação científica como material paradidático e fonte de consulta para docentes na preparação de planos de aula. O livro de Stephen Hawking escolhido nesta pesquisa foi o mais vendido sobre divulgação científica no mercado editorial brasileiro no site de vendas Amazon em dezembro de 2020, o que justifica a escolha do material. Primeiramente, é estabelecida a relação entre divulgação científica e ensino de ciências na perspectiva da classificação da educação em educação formal, não formal e informal. Posteriormente, é analisado o livro “Uma breve história do tempo”, através da produção de uma resenha crítica para cada capítulo. O livro apresentou alguns problemas em possíveis aplicações no ensino de ciências: falta de ferramentas matemáticas correspondentes aos conceitos físicos, superficialidade na abordagem dos temas, narrativas de história da ciência eurocêntricas, omissão de algumas classificações necessárias na procura de tópicos como palavra-chave e de teorias pertinentes ao contexto da obra, desatualizações devido à época em que o livro foi escrito, apresentação da mecânica quântica sem a multiplicidade de interpretações, definição muito restrita de entropia e menção ao conceito de Deus. Enfim, são apresentados 2 planos de aula usando os capítulos do livro para o quarto bimestre da segunda série do ensino médio, baseado nas competências e habilidades do Currículo Paulista. Os planos de aula têm como temas “Modelos atômicos - da Grécia Clássica aos quarks”, utilizando o capítulo 5 “Partículas elementares e as forças da natureza” e ‘’A natureza da luz” com o capítulo 4 “O princípio da incerteza”.
id UFSP_03d1a6edbb881fa92474fd1da6539b1c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63700
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.Divulgação científicaEnsino de ciênciasEnsino de físicaEducação não formalScientific disseminationScience teachingPhysics teachingNonformal educationEste trabalho discorre sobre o uso de materiais de divulgação científica no ensino de física e ciências, escolhendo um material em particular, o livro “Uma breve história do tempo” do físico Stephen Hawking. O objetivo é explorar todo o potencial de um livro de divulgação científica como material paradidático e fonte de consulta para docentes na preparação de planos de aula. O livro de Stephen Hawking escolhido nesta pesquisa foi o mais vendido sobre divulgação científica no mercado editorial brasileiro no site de vendas Amazon em dezembro de 2020, o que justifica a escolha do material. Primeiramente, é estabelecida a relação entre divulgação científica e ensino de ciências na perspectiva da classificação da educação em educação formal, não formal e informal. Posteriormente, é analisado o livro “Uma breve história do tempo”, através da produção de uma resenha crítica para cada capítulo. O livro apresentou alguns problemas em possíveis aplicações no ensino de ciências: falta de ferramentas matemáticas correspondentes aos conceitos físicos, superficialidade na abordagem dos temas, narrativas de história da ciência eurocêntricas, omissão de algumas classificações necessárias na procura de tópicos como palavra-chave e de teorias pertinentes ao contexto da obra, desatualizações devido à época em que o livro foi escrito, apresentação da mecânica quântica sem a multiplicidade de interpretações, definição muito restrita de entropia e menção ao conceito de Deus. Enfim, são apresentados 2 planos de aula usando os capítulos do livro para o quarto bimestre da segunda série do ensino médio, baseado nas competências e habilidades do Currículo Paulista. Os planos de aula têm como temas “Modelos atômicos - da Grécia Clássica aos quarks”, utilizando o capítulo 5 “Partículas elementares e as forças da natureza” e ‘’A natureza da luz” com o capítulo 4 “O princípio da incerteza”.This present academic work addresses a research about the use of scientific dissemination materials in the physics and science teaching, by choosing a specific material, the book “A brief history of time, by the physicist Stephen Hawking. The purpose is to explore the whole potential of a scientific dissemination book as an educational material and become a source for teachers to use in their lessons plans. The Stephen Hawking’s book chosen in this study was the best seller in the scientific dissemination category on the Amazon website, in December of 2020, what justifies the use of the book. First, it is approached the relation between the scientific dissemination and the science teaching, from de perspective of classifying formal education, non-formal education, and informal education. Then, the book “A brief history of time” is analyzed through the production of a critical review for each chapter. The book has some problems in possible applications in science teaching: the lack of mathematical tools corresponding to physics concepts, superficiality in the approach to the themes, narratives of the history of science Eurocentric, omission of some necessary classifications in the search of topics as key-word and relevant theories in the context of the work, anachronism due to the time the book was written and there is the presentation of the Quantum Mechanics without the multiplicity of interpretations, very narrow definition of entropy and mention of the concept of God. Lastly, two lessons plans are presented using chapters from the book for the fourth bimester of the second grade of high school, based on the competences and abilities of the Currículo Paulista. The lesson plans have as themes “Atomic models – from classical Greece to quarks”, using chapter 5 “Elementary particles and forces of nature” and “The nature of the light” with chapter 4 “The uncertainty principle”.Universidade Federal de São PauloSantos, Leonardo Sioufi Fagundes dos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9247002261762217http://lattes.cnpq.br/7418736852306499Luz, Stella Silva [UNIFESP]2022-04-07T14:24:01Z2022-04-07T14:24:01Z2021-08-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T20:51:07Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63700Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T20:51:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
title Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
spellingShingle Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
Luz, Stella Silva [UNIFESP]
Divulgação científica
Ensino de ciências
Ensino de física
Educação não formal
Scientific dissemination
Science teaching
Physics teaching
Nonformal education
title_short Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
title_full Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
title_fullStr Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
title_full_unstemmed Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
title_sort Uma proposta do uso de textos de divulgação científica em planos de aula de física para o ensino médio a partir da análise do livro “Uma breve história do tempo”, de Stephen Hawking.
author Luz, Stella Silva [UNIFESP]
author_facet Luz, Stella Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonardo Sioufi Fagundes dos [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/9247002261762217
http://lattes.cnpq.br/7418736852306499
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Stella Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Ensino de ciências
Ensino de física
Educação não formal
Scientific dissemination
Science teaching
Physics teaching
Nonformal education
topic Divulgação científica
Ensino de ciências
Ensino de física
Educação não formal
Scientific dissemination
Science teaching
Physics teaching
Nonformal education
description Este trabalho discorre sobre o uso de materiais de divulgação científica no ensino de física e ciências, escolhendo um material em particular, o livro “Uma breve história do tempo” do físico Stephen Hawking. O objetivo é explorar todo o potencial de um livro de divulgação científica como material paradidático e fonte de consulta para docentes na preparação de planos de aula. O livro de Stephen Hawking escolhido nesta pesquisa foi o mais vendido sobre divulgação científica no mercado editorial brasileiro no site de vendas Amazon em dezembro de 2020, o que justifica a escolha do material. Primeiramente, é estabelecida a relação entre divulgação científica e ensino de ciências na perspectiva da classificação da educação em educação formal, não formal e informal. Posteriormente, é analisado o livro “Uma breve história do tempo”, através da produção de uma resenha crítica para cada capítulo. O livro apresentou alguns problemas em possíveis aplicações no ensino de ciências: falta de ferramentas matemáticas correspondentes aos conceitos físicos, superficialidade na abordagem dos temas, narrativas de história da ciência eurocêntricas, omissão de algumas classificações necessárias na procura de tópicos como palavra-chave e de teorias pertinentes ao contexto da obra, desatualizações devido à época em que o livro foi escrito, apresentação da mecânica quântica sem a multiplicidade de interpretações, definição muito restrita de entropia e menção ao conceito de Deus. Enfim, são apresentados 2 planos de aula usando os capítulos do livro para o quarto bimestre da segunda série do ensino médio, baseado nas competências e habilidades do Currículo Paulista. Os planos de aula têm como temas “Modelos atômicos - da Grécia Clássica aos quarks”, utilizando o capítulo 5 “Partículas elementares e as forças da natureza” e ‘’A natureza da luz” com o capítulo 4 “O princípio da incerteza”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05
2022-04-07T14:24:01Z
2022-04-07T14:24:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/63700
url https://hdl.handle.net/11600/63700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268326528942080