Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Michelli Marcos de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67082
Resumo: O presente trabalho visa descrever como as práticas experimentais de baixo custo podem influenciar a compreensão sobre o meio ambiente de alunos da Educação de Jovens e Adultos/EJA. Trata-se de um estudo de natureza interventiva articulado com as etapas 2 e 3 do estudo de mestrado intitulado como Percepção Ambiental de Alunos da Educação de Jovens e Adultos, da mestranda Débora Rodrigues Cordeiro. A fim de dar sequência ao referido estudo, foi elaborada uma intervenção nomeada OFICINA ARTICULA, com ações pedagógicas que contextualizaram a percepção ambiental dos alunos investigados e a sua realidade ambiental com base nas técnicas de participação socioambiental e de sensibilização. A OFICINA ARTICULA contemplou cinco atividades: (i) Apresentação aos alunos dos problemas ambientais identificados nos instrumentos aplicados (realizada pela mestranda); (ii) Realização de 2 experimentos de baixo custo sobre assoreamento dos corpos hídricos e eutrofização (realizada pela graduanda do TCC); (iii) Muro das lamentações; (iv) Árvore dos sonhos e (v) Portal das ações (etapas realizadas em conjunto por todos os participantes). A intervenção foi realizada no dia 06 de junho de 2022 e contou com a participação de 2 graduandas de TCC, 1 mestranda, 1 professor da escola e 1 pesquisadora da universidade. Toda a intervenção foi filmada e as produções dos alunos e materiais didáticos utilizados na oficina foram analisados. Considerou-se que os objetivos do presente trabalho foram alcançados com a etapa (ii) da intervenção: (i) produção de materiais para a oficina; (ii) alunos evidenciaram uma percepção e análise crítica do cenário ambiental local e (iii) as práticas experimentais influenciaram a compreensão dos alunos sobre meio ambiente nas dimensões micro (indivíduo - interação dos alunos com as atividades experimentais), meso (escola e entorno - relação dos experimentos apresentados com os problemas socioambientais vividos em seu cotidiano, o que foi evidenciado durante a etapa do Muro das Lamentações) e (iii) macro (global - alunos propuseram soluções para os problemas ambientais abordados durante a etapa do Portal das ações relacionadas com os experimentos).
id UFSP_0f4d823a31bfc76ecd4669460dc0e472
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67082
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJAEducação de Jovens e Adultos/EJAPráticas experimentais de baixo custoMeio ambienteEducação ambientalYouth and adult educationLow cost experimental practicesEnvironmentalEnvironmetal educationO presente trabalho visa descrever como as práticas experimentais de baixo custo podem influenciar a compreensão sobre o meio ambiente de alunos da Educação de Jovens e Adultos/EJA. Trata-se de um estudo de natureza interventiva articulado com as etapas 2 e 3 do estudo de mestrado intitulado como Percepção Ambiental de Alunos da Educação de Jovens e Adultos, da mestranda Débora Rodrigues Cordeiro. A fim de dar sequência ao referido estudo, foi elaborada uma intervenção nomeada OFICINA ARTICULA, com ações pedagógicas que contextualizaram a percepção ambiental dos alunos investigados e a sua realidade ambiental com base nas técnicas de participação socioambiental e de sensibilização. A OFICINA ARTICULA contemplou cinco atividades: (i) Apresentação aos alunos dos problemas ambientais identificados nos instrumentos aplicados (realizada pela mestranda); (ii) Realização de 2 experimentos de baixo custo sobre assoreamento dos corpos hídricos e eutrofização (realizada pela graduanda do TCC); (iii) Muro das lamentações; (iv) Árvore dos sonhos e (v) Portal das ações (etapas realizadas em conjunto por todos os participantes). A intervenção foi realizada no dia 06 de junho de 2022 e contou com a participação de 2 graduandas de TCC, 1 mestranda, 1 professor da escola e 1 pesquisadora da universidade. Toda a intervenção foi filmada e as produções dos alunos e materiais didáticos utilizados na oficina foram analisados. Considerou-se que os objetivos do presente trabalho foram alcançados com a etapa (ii) da intervenção: (i) produção de materiais para a oficina; (ii) alunos evidenciaram uma percepção e análise crítica do cenário ambiental local e (iii) as práticas experimentais influenciaram a compreensão dos alunos sobre meio ambiente nas dimensões micro (indivíduo - interação dos alunos com as atividades experimentais), meso (escola e entorno - relação dos experimentos apresentados com os problemas socioambientais vividos em seu cotidiano, o que foi evidenciado durante a etapa do Muro das Lamentações) e (iii) macro (global - alunos propuseram soluções para os problemas ambientais abordados durante a etapa do Portal das ações relacionadas com os experimentos).The present work aims to describe how low-cost experimental practices can influence the understanding of the environment of EJA students. This is an interventional study with stages 2 and 3 of the master's study entitled Environmental Perception of Youth and Adult Education Students, master's student Débora Rodrigues Cordeiro. In order to continue the referred study, an intervention named OFICINA ARTICULA was elaborated, with pedagogical actions that contextualized the environmental perception of the investigated students and their environmental reality with a base in the techniques of socio-environmental participation and awareness. The OFICINA ARTICULA contemplated five activities: (i) Presentation to students of the environmental problems identified in the applied instruments (performed by the master's student); (ii) Carrying out 2 low-cost experiments (being them about silting up of the hydric bodies and eutrophication); (iii) Wailing Wall; (iv) Tree of Dreams and (v) Portal of Actions (stages performed by all participants). The intervention was carried out on June 6, 2022. and had the participation of 2 TCC graduate students, 1 master's student, 1 school teacher and 1 university researcher. The entire intervention was filmed and the students' productions and teaching materials used in the workshop were analyzed. It was considered that the objectives of the present work were achieved with the stage (ii) of the intervention: (i) production of materials for the workshop; (ii) students showed a perception and critical analysis of the local environmental reality and (iii) the experimental practices influenced the students' understanding of the environment in the micro dimensions (individual - students' interaction with the experimental activities), meso (school and surroundings - relation of the experiments presented with the socio-environmental problems experienced in their daily lives, which was evidenced during the stage of the Wailing Wall) and (iii) macro (global - students proposed solutions for the environmental problems addressed during the Portal of Actions stage related to the experiments).Universidade Federal de São PauloCruz, Eliane de Souza [UNIFESP]Candiani, Giovano [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9950995765229751http://lattes.cnpq.br/5928916500490499Oliveira, Michelli Marcos de [UNIFESP]2023-02-13T11:57:17Z2023-02-13T11:57:17Z2023-01-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion64 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67082porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T13:03:04Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67082Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T13:03:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA
title Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA
spellingShingle Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA
Oliveira, Michelli Marcos de [UNIFESP]
Educação de Jovens e Adultos/EJA
Práticas experimentais de baixo custo
Meio ambiente
Educação ambiental
Youth and adult education
Low cost experimental practices
Environmental
Environmetal education
title_short Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA
title_full Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA
title_fullStr Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA
title_full_unstemmed Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA
title_sort Práticas experimentais de baixo custo sobre meio ambiente na Educação de Jovens e Adultos/EJA
author Oliveira, Michelli Marcos de [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Michelli Marcos de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]
Candiani, Giovano [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/9950995765229751
http://lattes.cnpq.br/5928916500490499
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Michelli Marcos de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos/EJA
Práticas experimentais de baixo custo
Meio ambiente
Educação ambiental
Youth and adult education
Low cost experimental practices
Environmental
Environmetal education
topic Educação de Jovens e Adultos/EJA
Práticas experimentais de baixo custo
Meio ambiente
Educação ambiental
Youth and adult education
Low cost experimental practices
Environmental
Environmetal education
description O presente trabalho visa descrever como as práticas experimentais de baixo custo podem influenciar a compreensão sobre o meio ambiente de alunos da Educação de Jovens e Adultos/EJA. Trata-se de um estudo de natureza interventiva articulado com as etapas 2 e 3 do estudo de mestrado intitulado como Percepção Ambiental de Alunos da Educação de Jovens e Adultos, da mestranda Débora Rodrigues Cordeiro. A fim de dar sequência ao referido estudo, foi elaborada uma intervenção nomeada OFICINA ARTICULA, com ações pedagógicas que contextualizaram a percepção ambiental dos alunos investigados e a sua realidade ambiental com base nas técnicas de participação socioambiental e de sensibilização. A OFICINA ARTICULA contemplou cinco atividades: (i) Apresentação aos alunos dos problemas ambientais identificados nos instrumentos aplicados (realizada pela mestranda); (ii) Realização de 2 experimentos de baixo custo sobre assoreamento dos corpos hídricos e eutrofização (realizada pela graduanda do TCC); (iii) Muro das lamentações; (iv) Árvore dos sonhos e (v) Portal das ações (etapas realizadas em conjunto por todos os participantes). A intervenção foi realizada no dia 06 de junho de 2022 e contou com a participação de 2 graduandas de TCC, 1 mestranda, 1 professor da escola e 1 pesquisadora da universidade. Toda a intervenção foi filmada e as produções dos alunos e materiais didáticos utilizados na oficina foram analisados. Considerou-se que os objetivos do presente trabalho foram alcançados com a etapa (ii) da intervenção: (i) produção de materiais para a oficina; (ii) alunos evidenciaram uma percepção e análise crítica do cenário ambiental local e (iii) as práticas experimentais influenciaram a compreensão dos alunos sobre meio ambiente nas dimensões micro (indivíduo - interação dos alunos com as atividades experimentais), meso (escola e entorno - relação dos experimentos apresentados com os problemas socioambientais vividos em seu cotidiano, o que foi evidenciado durante a etapa do Muro das Lamentações) e (iii) macro (global - alunos propuseram soluções para os problemas ambientais abordados durante a etapa do Portal das ações relacionadas com os experimentos).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-13T11:57:17Z
2023-02-13T11:57:17Z
2023-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67082
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268326342295552