Estratégias utilizadas por clarinetistas brasileiros no preparo de uma obra inédita no prazo de uma semana: uma análise baseada no inventário de prática deliberada em música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Frederico Cesar Assis [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/69567
Resumo: Músicos profissionais de formação clássica em geral se utilizam da leitura de partitura como um recurso fundamental para o aprendizado de uma nova peça. No período de formação, o treino do instrumento pode ser uma prática deliberada por um tutor, auxiliada por colegas ou desenvolvida autonomamente. Já no estágio de atuação profissional, a figura do tutor dá lugar a um processo autorregulado. Com o intuito de criar um instrumento padronizado para avaliar a qualidade da prática deliberada relacionada à música, Passarotto (2022) construiu o “Inventário de Prática Deliberada em Música” (DPMI), formado por afirmações relacionadas à prática que foram agrupadas em 4 categorias. Estas afirmações foram estabelecidas a partir de entrevistas qualitativas com músicos e professores de música, que atribuíam notas de 0 a 7 às afirmações do inventário, conforme houvesse correspondência com sua prática. O presente estudo procurou verificar a possibilidade de estender a utilidade do DPMI para uma situação próxima à realidade de atuação do músico profissional, onde ele precisa lidar com a limitação de tempo para aceitar um trabalho. Tratase de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual instrumentistas, todos clarinetistas com formação em música erudita, foram convidados a relatar como se preparam para uma apresentação que seria realizada em uma semana, a partir do recebimento de uma partitura inédita. Procuramos extrair dos relatos, afirmações que corresponderiam às categorias descritas no DPMI. Além disso, buscamos investigar quais processos cognitivos estariam envolvidos no preparo da performance. Foram entrevistados 12 clarinetistas profissionais com no mínimo 14 anos de estudo. Dos 12, quatro eram mais experientes e mais velhos que os outros oito. Consideramos estes fatores na análise das entrevistas em virtude da possível diferença de discurso entre os grupos. Foi possível extrair depoimentos de suas práticas, que estariam relacionadas a algumas afirmações de cada uma das 4 categorias do DPMI, sugerindo a adequação deste instrumento para investigar a qualidade do estudo em uma situação de delimitação de tempo, o que estaria mais próximo à realidade dos músicos profissionais. Entretanto, foi percebida uma categoria não contemplada por esta escala, que diz respeito a estratégia de resolução de problemas técnicos específicos, e que está ligada ao conceito de efeito de interferência contextual, onde o músico realiza modificações estruturais em trechos de maior dificuldade. Os músicos não relatam a necessidade de um tutor, sendo a preparação da obra feita de forma autorregulada, utilizando suas capacidades metacognitivas e toda a bagagem de conhecimento, incluindo elementos de motivação, atenção e memória implícita. Estes fatores estão relacionados à qualidade e eficiência da prática.
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Já no estágio de atuação profissional, a figura do tutor dá lugar a um processo autorregulado. Com o intuito de criar um instrumento padronizado para avaliar a qualidade da prática deliberada relacionada à música, Passarotto (2022) construiu o “Inventário de Prática Deliberada em Música” (DPMI), formado por afirmações relacionadas à prática que foram agrupadas em 4 categorias. Estas afirmações foram estabelecidas a partir de entrevistas qualitativas com músicos e professores de música, que atribuíam notas de 0 a 7 às afirmações do inventário, conforme houvesse correspondência com sua prática. O presente estudo procurou verificar a possibilidade de estender a utilidade do DPMI para uma situação próxima à realidade de atuação do músico profissional, onde ele precisa lidar com a limitação de tempo para aceitar um trabalho. Tratase de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual instrumentistas, todos clarinetistas com formação em música erudita, foram convidados a relatar como se preparam para uma apresentação que seria realizada em uma semana, a partir do recebimento de uma partitura inédita. Procuramos extrair dos relatos, afirmações que corresponderiam às categorias descritas no DPMI. Além disso, buscamos investigar quais processos cognitivos estariam envolvidos no preparo da performance. Foram entrevistados 12 clarinetistas profissionais com no mínimo 14 anos de estudo. Dos 12, quatro eram mais experientes e mais velhos que os outros oito. Consideramos estes fatores na análise das entrevistas em virtude da possível diferença de discurso entre os grupos. Foi possível extrair depoimentos de suas práticas, que estariam relacionadas a algumas afirmações de cada uma das 4 categorias do DPMI, sugerindo a adequação deste instrumento para investigar a qualidade do estudo em uma situação de delimitação de tempo, o que estaria mais próximo à realidade dos músicos profissionais. Entretanto, foi percebida uma categoria não contemplada por esta escala, que diz respeito a estratégia de resolução de problemas técnicos específicos, e que está ligada ao conceito de efeito de interferência contextual, onde o músico realiza modificações estruturais em trechos de maior dificuldade. Os músicos não relatam a necessidade de um tutor, sendo a preparação da obra feita de forma autorregulada, utilizando suas capacidades metacognitivas e toda a bagagem de conhecimento, incluindo elementos de motivação, atenção e memória implícita. Estes fatores estão relacionados à qualidade e eficiência da prática.Classical musicians in general use sheet music reading as a fundamental resource for learning a new piece. During their training period, instrumental practice can be a deliberate practice guided by a tutor, aided by colleagues, or developed autonomously. However, in the professional stage, the role of the tutor gives way to a selfregulated process. With the aim of creating a standardized instrument to assess the quality of deliberate practice related to music, Passarotto (2022) developed the "Inventory of Deliberate Practice in Music" (DPMI), consisting of statements related to practice that were grouped into four categories. These statements were established based on qualitative interviews with musicians and music teachers, who assigned scores from 0 to 7 to the inventory statements according to their correspondence with their own practice. The present study sought to verify the possibility of extending the usefulness of the DPMI to a situation close to the reality of a professional musician's performance, where they have to deal with time constraints when accepting a job. This research employed a qualitative approach, in which instrumentalists, all classically trained clarinetists, were asked to report how they prepare for a performance that would take place in one week, starting from receiving an unpublished sheet music. We aimed to extract from their accounts statements that would correspond to the categories described in the DPMI. Additionally, we sought to investigate the cognitive processes involved in performance preparation. Twelve professional clarinetists with a minimum of 14 years of study were interviewed. Among the 12, four were more experienced and older than the other eight. We considered these factors in the analysis of the interviews due to the potential difference in discourse between the groups. It was possible to extract testimonies of their practices, which were related to some statements in each of the four categories of the DPMI, suggesting the suitability of this instrument to investigate the quality of study in a timelimited situation, which is closer to the reality of professional musicians. However, one category not covered by this scale was identified, which relates to the strategy for solving specific technical problems and is linked to the concept of contextual interference effect, where the musician makes structural modifications in more challenging sections. The musicians did not report the need for a tutor, as the preparation of the piece was selfregulated, utilizing their metacognitive abilities and their wealth of knowledge, including motivational elements, attention, and implicit memory. These factors are related to the quality and efficiency of practice.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)133942/2020-156 f.porUniversidade Federal de São PauloMúsicaPartituraCogniçãoPrática DeliberadaClarinetistaAutorregulaçãoEstratégias utilizadas por clarinetistas brasileiros no preparo de uma obra inédita no prazo de uma semana: uma análise baseada no inventário de prática deliberada em músicaStrategies employed by Brazilian clarinetists in preparing an unknown music within a one-week timeframe: an analysis based on the inventory of deliberate music practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Medicina (EPM)PsicobiologiaORIGINAL2023 LEITE, FREDERICO C. A. Mestrado.pdf2023 LEITE, FREDERICO C. A. Mestrado.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf5102597${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69567/3/2023%20LEITE%2c%20FREDERICO%20C.%20A.%20Mestrado.pdf7b95a89e29408a3081f67feff0e40739MD53open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85935${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69567/4/license.txt541c1baa79ad6146860dd764c3b87d59MD54open accessTEXT2023 LEITE, FREDERICO C. A. Mestrado.pdf.txt2023 LEITE, FREDERICO C. A. Mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain85810${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69567/8/2023%20LEITE%2c%20FREDERICO%20C.%20A.%20Mestrado.pdf.txt708fabc156b1cb5dc844f8ed4d42a5a2MD58open accessTHUMBNAIL2023 LEITE, FREDERICO C. A. Mestrado.pdf.jpg2023 LEITE, FREDERICO C. A. 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Leite, Frederico Cesar Assis [UNIFESP]
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description Músicos profissionais de formação clássica em geral se utilizam da leitura de partitura como um recurso fundamental para o aprendizado de uma nova peça. No período de formação, o treino do instrumento pode ser uma prática deliberada por um tutor, auxiliada por colegas ou desenvolvida autonomamente. Já no estágio de atuação profissional, a figura do tutor dá lugar a um processo autorregulado. Com o intuito de criar um instrumento padronizado para avaliar a qualidade da prática deliberada relacionada à música, Passarotto (2022) construiu o “Inventário de Prática Deliberada em Música” (DPMI), formado por afirmações relacionadas à prática que foram agrupadas em 4 categorias. Estas afirmações foram estabelecidas a partir de entrevistas qualitativas com músicos e professores de música, que atribuíam notas de 0 a 7 às afirmações do inventário, conforme houvesse correspondência com sua prática. O presente estudo procurou verificar a possibilidade de estender a utilidade do DPMI para uma situação próxima à realidade de atuação do músico profissional, onde ele precisa lidar com a limitação de tempo para aceitar um trabalho. Tratase de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual instrumentistas, todos clarinetistas com formação em música erudita, foram convidados a relatar como se preparam para uma apresentação que seria realizada em uma semana, a partir do recebimento de uma partitura inédita. Procuramos extrair dos relatos, afirmações que corresponderiam às categorias descritas no DPMI. Além disso, buscamos investigar quais processos cognitivos estariam envolvidos no preparo da performance. Foram entrevistados 12 clarinetistas profissionais com no mínimo 14 anos de estudo. Dos 12, quatro eram mais experientes e mais velhos que os outros oito. Consideramos estes fatores na análise das entrevistas em virtude da possível diferença de discurso entre os grupos. Foi possível extrair depoimentos de suas práticas, que estariam relacionadas a algumas afirmações de cada uma das 4 categorias do DPMI, sugerindo a adequação deste instrumento para investigar a qualidade do estudo em uma situação de delimitação de tempo, o que estaria mais próximo à realidade dos músicos profissionais. Entretanto, foi percebida uma categoria não contemplada por esta escala, que diz respeito a estratégia de resolução de problemas técnicos específicos, e que está ligada ao conceito de efeito de interferência contextual, onde o músico realiza modificações estruturais em trechos de maior dificuldade. Os músicos não relatam a necessidade de um tutor, sendo a preparação da obra feita de forma autorregulada, utilizando suas capacidades metacognitivas e toda a bagagem de conhecimento, incluindo elementos de motivação, atenção e memória implícita. Estes fatores estão relacionados à qualidade e eficiência da prática.
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