A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Rita Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7967
Resumo: O presente relatório de estágio divide-se em duas partes principais. A primeira parte visa apresentar os conteúdos relativos à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2020/2021, no Conservatório de Música de Seia, assim como a descrição dos procedimentos adotados por conta da pandemia resultante da COVID-19. A segunda parte do trabalho expõe o projeto de investigação, cujo tema é “A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete”. Este integra uma vertente teórica, onde se explicam conceitos como a motivação, autoeficácia, autorregulação e a sua influência no estudo, assim como apresenta e analisa os resultados de um questionário feito a estudantes e profissionais de música, mais concretamente de clarinete, sobre o impacto destes aspetos na sua prática instrumental regular. Considerando as fontes consultadas ao longo da elaboração deste relatório e os estudos relacionados com o tema, a motivação é um fator profundamente relevante no estudo de música, encontrando-se interrelacionado com aspetos como a autodeterminação, autorregulação e autoeficácia. Uma vez que uma parte da aprendizagem musical é feita com a orientação de professores, mas a maior parte dela depende do que é feito pelos alunos – tendo por base essa orientação, mas sozinhos -, revelou-se pertinente abordar os motivos pelos quais os instrumentistas organizam o seu estudo, e de que forma o fazem, que estratégias e ferramentas são utilizadas para que este seja eficaz, produtivo, mas também um agente promotor constante de motivação, capaz de incentivar uma busca contínua pela excelência. É também abordada a influência dos professores relativamente à organização do estudo, quer do ponto de vista dos mesmos, quer dos alunos. Os resultados do questionário elaborado corroboram a pesquisa bibliográfica, apresentando a organização do estudo como um fator motivador para a aprendizagem do clarinete, estando também relacionada com maior eficácia na aprendizagem. Para o sucesso desta abordagem, é necessária motivação intrínseca e autorregulação, para poder estabelecer metas claras e objetivas em relação ao estudo instrumental. É também fundamental escolher estratégias e ferramentas que promovam uma maior compreensão dos conteúdos e, ao mesmo tempo, evitem a frustração, bem como é indispensável aprender a gerir o tempo, contando não só com o tempo de estudo em si, mas também com as pausas indispensáveis ao bem-estar físico e mental.
id RCAP_9fff34c76f815e46b572d42e613d02a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarineteAutoeficáciaAutorregulaçãoAprendizagem do clarineteMotivaçãoOrganização do estudo.Self-efficacySelf-regulationClarinet learningMotivationStudy organizationDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio divide-se em duas partes principais. A primeira parte visa apresentar os conteúdos relativos à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2020/2021, no Conservatório de Música de Seia, assim como a descrição dos procedimentos adotados por conta da pandemia resultante da COVID-19. A segunda parte do trabalho expõe o projeto de investigação, cujo tema é “A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete”. Este integra uma vertente teórica, onde se explicam conceitos como a motivação, autoeficácia, autorregulação e a sua influência no estudo, assim como apresenta e analisa os resultados de um questionário feito a estudantes e profissionais de música, mais concretamente de clarinete, sobre o impacto destes aspetos na sua prática instrumental regular. Considerando as fontes consultadas ao longo da elaboração deste relatório e os estudos relacionados com o tema, a motivação é um fator profundamente relevante no estudo de música, encontrando-se interrelacionado com aspetos como a autodeterminação, autorregulação e autoeficácia. Uma vez que uma parte da aprendizagem musical é feita com a orientação de professores, mas a maior parte dela depende do que é feito pelos alunos – tendo por base essa orientação, mas sozinhos -, revelou-se pertinente abordar os motivos pelos quais os instrumentistas organizam o seu estudo, e de que forma o fazem, que estratégias e ferramentas são utilizadas para que este seja eficaz, produtivo, mas também um agente promotor constante de motivação, capaz de incentivar uma busca contínua pela excelência. É também abordada a influência dos professores relativamente à organização do estudo, quer do ponto de vista dos mesmos, quer dos alunos. Os resultados do questionário elaborado corroboram a pesquisa bibliográfica, apresentando a organização do estudo como um fator motivador para a aprendizagem do clarinete, estando também relacionada com maior eficácia na aprendizagem. Para o sucesso desta abordagem, é necessária motivação intrínseca e autorregulação, para poder estabelecer metas claras e objetivas em relação ao estudo instrumental. É também fundamental escolher estratégias e ferramentas que promovam uma maior compreensão dos conteúdos e, ao mesmo tempo, evitem a frustração, bem como é indispensável aprender a gerir o tempo, contando não só com o tempo de estudo em si, mas também com as pausas indispensáveis ao bem-estar físico e mental.Abstract : This internship report is divided into two main parts. The first part aims to present the contents related to the Supervised Teaching Practice, held in the 2020/2021 school year, at Conservatório de Música de Seia (Portugal), as well as a description of the procedures adopted on account of the pandemic resulting from COVID-19. The second part of the work presents the research project, whose theme is “The organization of the study as a motivational tool in clarinet learning”. It integrates a theoretical aspect, which explains concepts such as motivation, self-efficacy, self-regulation, as well as their influence on the study. It also presents the results of a questionnaire directed to clarinet students and professionals, which evaluated the impact of the aspects mentioned above in their regular instrumental practice. Considering the sources consulted throughout the preparation of this report and the studies related to the topic, motivation is a deeply relevant factor in the study of music, being interrelated with aspects such as self-determination, self-regulation, and self-efficacy. Since a part of musical learning is done with the guidance of teachers, but most of it depends on what is done by the students - based on this guidance, but alone -, it was proved pertinent to address the reasons why musicians organize their study, and how they do it, what strategies and tools are used so that it is effective, productive, but also a constant promoter of motivation, capable of encouraging a continuous search for excellence. The influence of teachers regarding the organization of the study is also addressed, both from their point of view and from the students' point of view.The results of the elaborated questionnaire corroborate the bibliographical research, showing the organization of the study as a motivating factor for the learning of the clarinet, being also related to greater effectiveness in learning. For the success of this approach, intrinsic motivation and self-regulation are necessary to establish clear objectives related to instrumental study, as well as strategies and tools that promote a greater understanding of the contents and, at the same time, avoid frustration. It is also essential to learn to manage time, relying not only on the study time itself, but also on the breaks that are essential for physical and mental well-being.Pereira, Cristina Maria GonçalvesCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAlmeida, Ana Rita Pinheiro2022-04-28T16:23:44Z202120222021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7967TID:203005627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-27T01:45:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:23.372427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete
title A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete
spellingShingle A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete
Almeida, Ana Rita Pinheiro
Autoeficácia
Autorregulação
Aprendizagem do clarinete
Motivação
Organização do estudo.
Self-efficacy
Self-regulation
Clarinet learning
Motivation
Study organization
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete
title_full A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete
title_fullStr A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete
title_full_unstemmed A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete
title_sort A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete
author Almeida, Ana Rita Pinheiro
author_facet Almeida, Ana Rita Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Rita Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Autorregulação
Aprendizagem do clarinete
Motivação
Organização do estudo.
Self-efficacy
Self-regulation
Clarinet learning
Motivation
Study organization
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Autoeficácia
Autorregulação
Aprendizagem do clarinete
Motivação
Organização do estudo.
Self-efficacy
Self-regulation
Clarinet learning
Motivation
Study organization
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório de estágio divide-se em duas partes principais. A primeira parte visa apresentar os conteúdos relativos à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2020/2021, no Conservatório de Música de Seia, assim como a descrição dos procedimentos adotados por conta da pandemia resultante da COVID-19. A segunda parte do trabalho expõe o projeto de investigação, cujo tema é “A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete”. Este integra uma vertente teórica, onde se explicam conceitos como a motivação, autoeficácia, autorregulação e a sua influência no estudo, assim como apresenta e analisa os resultados de um questionário feito a estudantes e profissionais de música, mais concretamente de clarinete, sobre o impacto destes aspetos na sua prática instrumental regular. Considerando as fontes consultadas ao longo da elaboração deste relatório e os estudos relacionados com o tema, a motivação é um fator profundamente relevante no estudo de música, encontrando-se interrelacionado com aspetos como a autodeterminação, autorregulação e autoeficácia. Uma vez que uma parte da aprendizagem musical é feita com a orientação de professores, mas a maior parte dela depende do que é feito pelos alunos – tendo por base essa orientação, mas sozinhos -, revelou-se pertinente abordar os motivos pelos quais os instrumentistas organizam o seu estudo, e de que forma o fazem, que estratégias e ferramentas são utilizadas para que este seja eficaz, produtivo, mas também um agente promotor constante de motivação, capaz de incentivar uma busca contínua pela excelência. É também abordada a influência dos professores relativamente à organização do estudo, quer do ponto de vista dos mesmos, quer dos alunos. Os resultados do questionário elaborado corroboram a pesquisa bibliográfica, apresentando a organização do estudo como um fator motivador para a aprendizagem do clarinete, estando também relacionada com maior eficácia na aprendizagem. Para o sucesso desta abordagem, é necessária motivação intrínseca e autorregulação, para poder estabelecer metas claras e objetivas em relação ao estudo instrumental. É também fundamental escolher estratégias e ferramentas que promovam uma maior compreensão dos conteúdos e, ao mesmo tempo, evitem a frustração, bem como é indispensável aprender a gerir o tempo, contando não só com o tempo de estudo em si, mas também com as pausas indispensáveis ao bem-estar físico e mental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-28T16:23:44Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7967
TID:203005627
url http://hdl.handle.net/10400.11/7967
identifier_str_mv TID:203005627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130848198393856