Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51833
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_217_priscila_pacheco.pdf
Resumo: O trabalho buscou, por meio, da pesquisa acadêmica sobre Metodologias Ativas (MA) e Educação a Distância (EaD), repensar o ambiente tradicional de ensino e aprendizagem, avançar na discussão e constituição de uma educação integradora e ativa. Para isso foi elaborado e validado um curso de “Formação a distância para uso de Metodologias Ativas”. O curso tem o potencial de oferecer formação aos profissionais que atuam na saúde, para que eles possam conhecer métodos didático-pedagógicos que facilitem a prática dos processos de ensino e aprendizagem. É um estudo descritivo exploratório, trata-se de uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento com produção tecnológica, que objetivou a construção e avaliação de um curso na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Adotado para sua produção o modelo ADDIE - Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, na linha do Design Instrucional (DI). O curso foi submetido à avaliação quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos, por 15 especialistas e foi adequado conforme sugestões. Dentre os principais resultados, pode ser destacada a contribuição ao modelo de Reeves (1997) e a adequação desse modelo ao ensino a distância praticado na atualidade.
id UFSP_119bd6b76597188e906ee8976dd3e91e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/51833
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1713494505784116http://lattes.cnpq.br/5091970329164141Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]São Paulo2020-01-22T18:25:17Z2020-01-22T18:25:17Z2018PACHECO, Priscila Vieira. Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51833http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_217_priscila_pacheco.pdftese_217_priscila_pacheco.pdfO trabalho buscou, por meio, da pesquisa acadêmica sobre Metodologias Ativas (MA) e Educação a Distância (EaD), repensar o ambiente tradicional de ensino e aprendizagem, avançar na discussão e constituição de uma educação integradora e ativa. Para isso foi elaborado e validado um curso de “Formação a distância para uso de Metodologias Ativas”. O curso tem o potencial de oferecer formação aos profissionais que atuam na saúde, para que eles possam conhecer métodos didático-pedagógicos que facilitem a prática dos processos de ensino e aprendizagem. É um estudo descritivo exploratório, trata-se de uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento com produção tecnológica, que objetivou a construção e avaliação de um curso na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Adotado para sua produção o modelo ADDIE - Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, na linha do Design Instrucional (DI). O curso foi submetido à avaliação quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos, por 15 especialistas e foi adequado conforme sugestões. Dentre os principais resultados, pode ser destacada a contribuição ao modelo de Reeves (1997) e a adequação desse modelo ao ensino a distância praticado na atualidade.The work sought, through the academic research on Active Methodologies (MA) and Distance Education (EAD), to rethink the traditional teaching and learning environment, to advance in the discussion and constitution of an integrative and active education. For this, a course on "Distance Learning for Use of Active Methodologies" was developed and validated. The course has the potential to offer training to health professionals, so they can learn didactic-pedagogical methods that facilitate the practice of teaching and learning processes. It is an exploratory descriptive study, it is a methodological research and development with technological production, that aimed at the construction and evaluation of a course in the distance modality, through the Virtual Learning Environment (AVA). Adopted for its production the model ADDIE - Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation, in the line of Instructional Design (DI). The course was submitted to the evaluation of pedagogical and technical aspects by 15 specialists and was adequate as suggested. Among the main results, the contribution to the Reeves model (1997) and the adequacy of this model to distance learning practiced today can be highlighted.143 f.Universidade Federal de São PauloEnsino em Ciências da SaúdeUNIFESPBrasilSão PauloCapacitação profissionalAprendizado ativoEducação a distânciaProfessional trainingActive learningDistance educationEducação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúdePermanent education: contributions of active methodologies in a virtual learning environment in the training of health professionalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALDissertacao_Formatada_Final - Atualizado - Impressão PDFA.pdfDissertacao_Formatada_Final - Atualizado - Impressão PDFA.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf2268640${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51833/2/Dissertacao_Formatada_Final%20-%20Atualizado%20-%20Impress%c3%a3o%20PDFA.pdf9b7103e7ef54c96cbcafdd08be9579a5MD52open accessTEXTDissertacao_Formatada_Final - Atualizado - Impressão PDFA.pdf.txtDissertacao_Formatada_Final - Atualizado - Impressão PDFA.pdf.txtExtracted texttext/plain272376${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51833/3/Dissertacao_Formatada_Final%20-%20Atualizado%20-%20Impress%c3%a3o%20PDFA.pdf.txt5a83bf43076c73f2d3d1829bdae821b8MD53open accessTHUMBNAILDissertacao_Formatada_Final - Atualizado - Impressão PDFA.pdf.jpgDissertacao_Formatada_Final - Atualizado - Impressão PDFA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3849${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51833/5/Dissertacao_Formatada_Final%20-%20Atualizado%20-%20Impress%c3%a3o%20PDFA.pdf.jpg2b10af9b901c9351d301051d8f6e9e5dMD55open access11600/518332023-06-23 14:16:38.269open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/51833Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-23T17:16:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Permanent education: contributions of active methodologies in a virtual learning environment in the training of health professionals
title Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
spellingShingle Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
Capacitação profissional
Aprendizado ativo
Educação a distância
Professional training
Active learning
Distance education
title_short Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
title_full Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
title_fullStr Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
title_full_unstemmed Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
title_sort Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde
author Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
author_facet Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1713494505784116
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5091970329164141
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Priscila Vieira [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]
contributor_str_mv Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação profissional
Aprendizado ativo
Educação a distância
topic Capacitação profissional
Aprendizado ativo
Educação a distância
Professional training
Active learning
Distance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Professional training
Active learning
Distance education
description O trabalho buscou, por meio, da pesquisa acadêmica sobre Metodologias Ativas (MA) e Educação a Distância (EaD), repensar o ambiente tradicional de ensino e aprendizagem, avançar na discussão e constituição de uma educação integradora e ativa. Para isso foi elaborado e validado um curso de “Formação a distância para uso de Metodologias Ativas”. O curso tem o potencial de oferecer formação aos profissionais que atuam na saúde, para que eles possam conhecer métodos didático-pedagógicos que facilitem a prática dos processos de ensino e aprendizagem. É um estudo descritivo exploratório, trata-se de uma pesquisa metodológica e de desenvolvimento com produção tecnológica, que objetivou a construção e avaliação de um curso na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Adotado para sua produção o modelo ADDIE - Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação, na linha do Design Instrucional (DI). O curso foi submetido à avaliação quanto aos aspectos pedagógicos e técnicos, por 15 especialistas e foi adequado conforme sugestões. Dentre os principais resultados, pode ser destacada a contribuição ao modelo de Reeves (1997) e a adequação desse modelo ao ensino a distância praticado na atualidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-22T18:25:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-22T18:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PACHECO, Priscila Vieira. Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51833
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_217_priscila_pacheco.pdf
dc.identifier.file.none.fl_str_mv tese_217_priscila_pacheco.pdf
identifier_str_mv PACHECO, Priscila Vieira. Educação permanente: contribuições das metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem na formação dos profissionais da saúde. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.
tese_217_priscila_pacheco.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51833
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_217_priscila_pacheco.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f.
dc.coverage.spatial.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ensino em Ciências da Saúde
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFESP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51833/2/Dissertacao_Formatada_Final%20-%20Atualizado%20-%20Impress%c3%a3o%20PDFA.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51833/3/Dissertacao_Formatada_Final%20-%20Atualizado%20-%20Impress%c3%a3o%20PDFA.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/51833/5/Dissertacao_Formatada_Final%20-%20Atualizado%20-%20Impress%c3%a3o%20PDFA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b7103e7ef54c96cbcafdd08be9579a5
5a83bf43076c73f2d3d1829bdae821b8
2b10af9b901c9351d301051d8f6e9e5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764179674759168