Trabalho por aplicativo: as práticas gerenciais e as condições de trabalho dos motoristas da Uber
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9524773 https://hdl.handle.net/11600/62233 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas gerenciais desempenhadas pela Uber para organizar o trabalho dos motoristas que utilizam o aplicativo da empresa, bem como a compreensão das consequências deste gerenciamento sob as condições pelas quais este trabalho é realizado, tendo assim por objeto de estudo as formas de gerenciamento, organização e controle da força de trabalho presentes no trabalho por aplicativo. O trabalho de motorista por aplicativo tem como uma de suas características a ausência de jornada e de local de trabalho pré-determinadas pela empresa, permitindo a argumentação a qual defende a inexistência de uma relação de subordinação dos trabalhadores. Entretanto, buscamos demonstrar com esta pesquisa como esta aparente autonomia dos motoristas para organizarem suas rotinas é acompanhada por diversos mecanismos de controle, os quais garantem que o serviço ocorra de acordo com os interesses da corporação, configurando um trabalho realizado com eficiência, eficácia produtiva e com garantias de lucro. Defendemos que no trabalho por aplicativo ocorre uma atualização da gerência taylorista, com o aplicativo prescrevendo de maneira exata e em tempo real como cada atividade deve ser realizada, bem como acompanhando imediatamente a execução, servindo assim como um controlador de tempos e movimentos. Como consequência, temos no trabalho por aplicativo uma radicalização da subsunção real do trabalho ao capital, pois o trabalhador coletivo subordinado à empresa tem o seu trabalho coordenado e controlado de maneira mais minuciosa. Para este estudo, realizamos, entre os anos de 2018 e 2020, 22 entrevistas semiestruturadas com motoristas e ex motoristas por aplicativo, com a conformação da amostra sendo realizada de maneira não probabilística e com os entrevistados sendo acessados a partir da técnica de pesquisa bola de neve. |
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Trabalho por aplicativo: as práticas gerenciais e as condições de trabalho dos motoristas da UberWork by App: Management practices and working conditions of Uber driversTrabalho por aplicativoUberizaçãoUberGerenciamento algorítmicoMotoristasEsta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas gerenciais desempenhadas pela Uber para organizar o trabalho dos motoristas que utilizam o aplicativo da empresa, bem como a compreensão das consequências deste gerenciamento sob as condições pelas quais este trabalho é realizado, tendo assim por objeto de estudo as formas de gerenciamento, organização e controle da força de trabalho presentes no trabalho por aplicativo. O trabalho de motorista por aplicativo tem como uma de suas características a ausência de jornada e de local de trabalho pré-determinadas pela empresa, permitindo a argumentação a qual defende a inexistência de uma relação de subordinação dos trabalhadores. Entretanto, buscamos demonstrar com esta pesquisa como esta aparente autonomia dos motoristas para organizarem suas rotinas é acompanhada por diversos mecanismos de controle, os quais garantem que o serviço ocorra de acordo com os interesses da corporação, configurando um trabalho realizado com eficiência, eficácia produtiva e com garantias de lucro. Defendemos que no trabalho por aplicativo ocorre uma atualização da gerência taylorista, com o aplicativo prescrevendo de maneira exata e em tempo real como cada atividade deve ser realizada, bem como acompanhando imediatamente a execução, servindo assim como um controlador de tempos e movimentos. Como consequência, temos no trabalho por aplicativo uma radicalização da subsunção real do trabalho ao capital, pois o trabalhador coletivo subordinado à empresa tem o seu trabalho coordenado e controlado de maneira mais minuciosa. Para este estudo, realizamos, entre os anos de 2018 e 2020, 22 entrevistas semiestruturadas com motoristas e ex motoristas por aplicativo, com a conformação da amostra sendo realizada de maneira não probabilística e com os entrevistados sendo acessados a partir da técnica de pesquisa bola de neve.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloAmorim, Henrique José Domiciano [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/1702450858580199http://lattes.cnpq.br/6415812886294486Moda, Felipe [UNIFESP]2021-11-16T16:32:50Z2021-11-16T16:32:50Z2020-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9524773MODA, Felipe Bruner. Trabalho por aplicativo: As práticas gerenciais e as condições de trabalho dos motoristas da Uber. 149f. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal do Estado de São Paulo, Guarulhos, 2020.https://hdl.handle.net/11600/62233porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-06-28T15:34:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-06-28T15:34:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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