Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Stefanie Caroline Caldeira de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69674
Resumo: A pesquisa aqui descrita, que envolveu os seguintes conceitos: divulgação científica (DC) em redes sociais e alfabetização científica (AC) de alunos do Ensino Médio, na concepção de construção de habilidades (em geral, pensamento crítico e criativo), foi realizada com estudantes do Ensino Médio (aqueles que possuem a idade exigida para o uso das redes sociais) de uma escola particular no interior de São Paulo. Apesar de serem alunos regulares da pesquisadora e de, portanto, haverem encontros no ambiente escolar, a proposta foi, em maior parte, realizada de forma remota, no ambiente virtual da rede social Instagram. O objetivo geral da pesquisa foi verificar possíveis contribuições do uso das redes sociais, mais especificamente do Instagram, no processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio. Buscando atingir nosso objetivo e entendendo que, para isso, seria necessária a participação ativa em ações não triviais por parte dos estudantes, utilizamos, como metodologia, a pesquisa-ação. O processo de coleta de dados foi dividido em três momentos principais. No primeiro, foram coletados dados para levantamento do perfil dos alunos participantes, realizada uma breve discussão sobre DC e solicitado aos alunos que indicassem páginas de DC que gostariam de acompanhar. Após a indicação, foram realizadas rodadas de votação para chegar a um conjunto comum de páginas a serem “seguidas” pelo grupo, no processo de pesquisa. Ao final dessa etapa, 4 páginas (dentre as indicadas pelos estudantes) foram selecionadas e 1 foi indicada pela professora-pesquisadora, totalizando 5 páginas a serem acompanhadas. Os conteúdos e as apresentações das respectivas páginas foram discutidos, no período de 8 meses, em perfil fechado criado para a pesquisa. No segundo encontro presencial foi realizada uma caracterização das páginas. Nesse encontro, a partir da mediação promovida pela professora pesquisadora, os alunos listaram critérios para uma “boa” DC. Assim, chegaram à conclusão que a página @vocesabia seria de entretenimento, @aprovatotal seria comercial, a @bio.descomplicada seria educacional, sendo de DC somente @spacetoday e a @hugofernandesbio (indicada pela pesquisadora). O terceiro e último encontro foi para encerramento da pesquisa (com uma análise conjunta de uma página) e compartilhamento dos “resultados” da coleta de dados. Verificamos, pela análise de nossos dados, que o uso das redes sociais, em um processo de mediação promovido pelo professor, pode colaborar para construção de habilidades de AC, dado que os participantes mudaram suas perspectivas frente às páginas que haviam indicado inicialmente e elaboraram critérios para avaliação do conteúdo que consumiam (como a necessidade da indicação de fontes nas publicações realizadas no Instagram, por exemplo). Concluímos que mudança de perspectiva, que resultou na construção de habilidades de AC, deu-se como resultado do processo de interação dos alunos com as páginas acompanhadas. Mas, também, entre eles mesmos e com a professora pesquisadora, demonstrando a importância dessas diferentes dimensões de interações sociais em um processo de alfabetização científica no contexto das redes sociais.
id UFSP_153d25d33ec2eb446d78aea3a5cce761
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69674
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino MédioLiking, commenting, and sharing science: the science popularization on social media and the scientific literacy process of high school students.Educação midiáticaInstagramLetramento científicoCultura digitalA pesquisa aqui descrita, que envolveu os seguintes conceitos: divulgação científica (DC) em redes sociais e alfabetização científica (AC) de alunos do Ensino Médio, na concepção de construção de habilidades (em geral, pensamento crítico e criativo), foi realizada com estudantes do Ensino Médio (aqueles que possuem a idade exigida para o uso das redes sociais) de uma escola particular no interior de São Paulo. Apesar de serem alunos regulares da pesquisadora e de, portanto, haverem encontros no ambiente escolar, a proposta foi, em maior parte, realizada de forma remota, no ambiente virtual da rede social Instagram. O objetivo geral da pesquisa foi verificar possíveis contribuições do uso das redes sociais, mais especificamente do Instagram, no processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio. Buscando atingir nosso objetivo e entendendo que, para isso, seria necessária a participação ativa em ações não triviais por parte dos estudantes, utilizamos, como metodologia, a pesquisa-ação. O processo de coleta de dados foi dividido em três momentos principais. No primeiro, foram coletados dados para levantamento do perfil dos alunos participantes, realizada uma breve discussão sobre DC e solicitado aos alunos que indicassem páginas de DC que gostariam de acompanhar. Após a indicação, foram realizadas rodadas de votação para chegar a um conjunto comum de páginas a serem “seguidas” pelo grupo, no processo de pesquisa. Ao final dessa etapa, 4 páginas (dentre as indicadas pelos estudantes) foram selecionadas e 1 foi indicada pela professora-pesquisadora, totalizando 5 páginas a serem acompanhadas. Os conteúdos e as apresentações das respectivas páginas foram discutidos, no período de 8 meses, em perfil fechado criado para a pesquisa. No segundo encontro presencial foi realizada uma caracterização das páginas. Nesse encontro, a partir da mediação promovida pela professora pesquisadora, os alunos listaram critérios para uma “boa” DC. Assim, chegaram à conclusão que a página @vocesabia seria de entretenimento, @aprovatotal seria comercial, a @bio.descomplicada seria educacional, sendo de DC somente @spacetoday e a @hugofernandesbio (indicada pela pesquisadora). O terceiro e último encontro foi para encerramento da pesquisa (com uma análise conjunta de uma página) e compartilhamento dos “resultados” da coleta de dados. Verificamos, pela análise de nossos dados, que o uso das redes sociais, em um processo de mediação promovido pelo professor, pode colaborar para construção de habilidades de AC, dado que os participantes mudaram suas perspectivas frente às páginas que haviam indicado inicialmente e elaboraram critérios para avaliação do conteúdo que consumiam (como a necessidade da indicação de fontes nas publicações realizadas no Instagram, por exemplo). Concluímos que mudança de perspectiva, que resultou na construção de habilidades de AC, deu-se como resultado do processo de interação dos alunos com as páginas acompanhadas. Mas, também, entre eles mesmos e com a professora pesquisadora, demonstrando a importância dessas diferentes dimensões de interações sociais em um processo de alfabetização científica no contexto das redes sociais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloSantos, Emerson Izidoro doshttp://lattes.cnpq.br/5505969975499859http://lattes.cnpq.br/8859371736474989Araujo, Stefanie Caroline Caldeira de [UNIFESP]2023-12-12T19:07:08Z2023-12-12T19:07:08Z2023-09-01info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion82 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69674porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T10:24:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69674Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T10:24:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
Liking, commenting, and sharing science: the science popularization on social media and the scientific literacy process of high school students.
title Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
spellingShingle Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
Araujo, Stefanie Caroline Caldeira de [UNIFESP]
Educação midiática
Instagram
Letramento científico
Cultura digital
title_short Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
title_full Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
title_fullStr Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
title_sort Curtir, comentar e compartilhar ciência: a divulgação científica em redes sociais e o processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio
author Araujo, Stefanie Caroline Caldeira de [UNIFESP]
author_facet Araujo, Stefanie Caroline Caldeira de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Emerson Izidoro dos
http://lattes.cnpq.br/5505969975499859
http://lattes.cnpq.br/8859371736474989
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Stefanie Caroline Caldeira de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação midiática
Instagram
Letramento científico
Cultura digital
topic Educação midiática
Instagram
Letramento científico
Cultura digital
description A pesquisa aqui descrita, que envolveu os seguintes conceitos: divulgação científica (DC) em redes sociais e alfabetização científica (AC) de alunos do Ensino Médio, na concepção de construção de habilidades (em geral, pensamento crítico e criativo), foi realizada com estudantes do Ensino Médio (aqueles que possuem a idade exigida para o uso das redes sociais) de uma escola particular no interior de São Paulo. Apesar de serem alunos regulares da pesquisadora e de, portanto, haverem encontros no ambiente escolar, a proposta foi, em maior parte, realizada de forma remota, no ambiente virtual da rede social Instagram. O objetivo geral da pesquisa foi verificar possíveis contribuições do uso das redes sociais, mais especificamente do Instagram, no processo de alfabetização científica de alunos do Ensino Médio. Buscando atingir nosso objetivo e entendendo que, para isso, seria necessária a participação ativa em ações não triviais por parte dos estudantes, utilizamos, como metodologia, a pesquisa-ação. O processo de coleta de dados foi dividido em três momentos principais. No primeiro, foram coletados dados para levantamento do perfil dos alunos participantes, realizada uma breve discussão sobre DC e solicitado aos alunos que indicassem páginas de DC que gostariam de acompanhar. Após a indicação, foram realizadas rodadas de votação para chegar a um conjunto comum de páginas a serem “seguidas” pelo grupo, no processo de pesquisa. Ao final dessa etapa, 4 páginas (dentre as indicadas pelos estudantes) foram selecionadas e 1 foi indicada pela professora-pesquisadora, totalizando 5 páginas a serem acompanhadas. Os conteúdos e as apresentações das respectivas páginas foram discutidos, no período de 8 meses, em perfil fechado criado para a pesquisa. No segundo encontro presencial foi realizada uma caracterização das páginas. Nesse encontro, a partir da mediação promovida pela professora pesquisadora, os alunos listaram critérios para uma “boa” DC. Assim, chegaram à conclusão que a página @vocesabia seria de entretenimento, @aprovatotal seria comercial, a @bio.descomplicada seria educacional, sendo de DC somente @spacetoday e a @hugofernandesbio (indicada pela pesquisadora). O terceiro e último encontro foi para encerramento da pesquisa (com uma análise conjunta de uma página) e compartilhamento dos “resultados” da coleta de dados. Verificamos, pela análise de nossos dados, que o uso das redes sociais, em um processo de mediação promovido pelo professor, pode colaborar para construção de habilidades de AC, dado que os participantes mudaram suas perspectivas frente às páginas que haviam indicado inicialmente e elaboraram critérios para avaliação do conteúdo que consumiam (como a necessidade da indicação de fontes nas publicações realizadas no Instagram, por exemplo). Concluímos que mudança de perspectiva, que resultou na construção de habilidades de AC, deu-se como resultado do processo de interação dos alunos com as páginas acompanhadas. Mas, também, entre eles mesmos e com a professora pesquisadora, demonstrando a importância dessas diferentes dimensões de interações sociais em um processo de alfabetização científica no contexto das redes sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T19:07:08Z
2023-12-12T19:07:08Z
2023-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69674
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 82 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268417139539968