Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP], Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5694
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000200023
Resumo: Uma reflexão sobre tese de doutorado, na qual foi realizada uma abstração da teoria descrita por autores especialistas na temática e uma transposição para a prática da gestão por competência em Enfermagem. A Competência elenca atributos de conhecimento, habilidade e atitude - denominados CHA, para agregar valor à organização de saúde com foco no cliente. É imprescindível despertar em toda a equipe, a responsabilidade e efetiva preocupação com o paciente, família e visitantes. O profissional se constitui como o líder inspirador de seu grupo. A competência gerencial do enfermeiro pode oportunizar o desenvolvimento dos recursos humanos e promover encantamento no atendimento dos clientes, fazendo a diferença nas organizações de saúde.
id UFSP_17fa88a6fe597a4bf7a15490c005e09b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/5694
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP]Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:41:38Z2015-06-14T13:41:38Z2010-04-01Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 2, p. 317-321, 2010.0034-7167http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5694http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000200023S0034-71672010000200023.pdfS0034-7167201000020002310.1590/S0034-71672010000200023Uma reflexão sobre tese de doutorado, na qual foi realizada uma abstração da teoria descrita por autores especialistas na temática e uma transposição para a prática da gestão por competência em Enfermagem. A Competência elenca atributos de conhecimento, habilidade e atitude - denominados CHA, para agregar valor à organização de saúde com foco no cliente. É imprescindível despertar em toda a equipe, a responsabilidade e efetiva preocupação com o paciente, família e visitantes. O profissional se constitui como o líder inspirador de seu grupo. A competência gerencial do enfermeiro pode oportunizar o desenvolvimento dos recursos humanos e promover encantamento no atendimento dos clientes, fazendo a diferença nas organizações de saúde.Reflection about a doctorate's thesis. It was carried through an abstraction of the described theory by specialist authors in thematic, a transposition for the practical of competency management in nursing. The essential competency shows attributes of knowledge, ability and attitude - called CHA, to add value to the organization of health with focus in the customer. It is essential to awake in all the team, the responsibility and real concern with the patient, family and visitors. The professional constitutes oneself as the inspired leader of its group. The management competency of the nurse can give change to the development of the human resources and promote the enchantment in the attendance of the customers, making the difference in the health organizations.Reflexión en tesis de doctorado. Fue llevada con abstracción de la teoría descrita por los autores especialistas en la temática, transposición para el práctico de la gerencia de la capacidad en el oficio de enfermera. La capacidad esencial demuestra cualidades del conocimiento, de la capacidad y de la actitud - CHA llamado, de agregar valor a la organización de salud con el foco en el cliente. Es esencial despertarse en todo el equipo, la responsabilidad y la preocupación verdadera con el paciente, la familia y los visitantes. El profesional se constituye como el líder inspirado de su grupo. La capacidad de la gerencia de la enfermera puede dar el cambio al desarrollo de los recursos humanos y promover encantamiento en la atención de los clientes, influyendo en las organizaciones de salud.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Enfermagem Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de EnfermagemUNIFESP, Depto. de Enfermagem Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de EnfermagemSciELO317-321porAssociação Brasileira de EnfermagemRevista Brasileira de EnfermagemGerenciamento da prática profissionalEnfermagemCompetência ProfissionalPractice managementNursingProfessional competencyFoco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagemFocus on the customer: an essential tool in management competence in nursingFoco en el cliente: una herramienta esencial en la gestión por competencia en emfermeríainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-71672010000200023.pdfapplication/pdf60145${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/1/S0034-71672010000200023.pdfa645e7a52e5c5200400d4a519aa88e46MD51open accessTEXTS0034-71672010000200023.pdf.txtS0034-71672010000200023.pdf.txtExtracted texttext/plain24640${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/18/S0034-71672010000200023.pdf.txt2804eefe38b47ea9378ad3db3dc44dafMD518open accessTHUMBNAILS0034-71672010000200023.pdf.jpgS0034-71672010000200023.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6633${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/20/S0034-71672010000200023.pdf.jpgc339a70f20963f94f55aaa7327384a39MD520open access11600/56942023-06-05 19:42:00.164open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5694Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Focus on the customer: an essential tool in management competence in nursing
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Foco en el cliente: una herramienta esencial en la gestión por competencia en emfermería
title Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
spellingShingle Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]
Gerenciamento da prática profissional
Enfermagem
Competência Profissional
Practice management
Nursing
Professional competency
title_short Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
title_full Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
title_fullStr Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
title_full_unstemmed Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
title_sort Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
author Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]
author_facet Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]
Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP]
Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]
author_role author
author2 Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP]
Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]
Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP]
Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento da prática profissional
Enfermagem
Competência Profissional
topic Gerenciamento da prática profissional
Enfermagem
Competência Profissional
Practice management
Nursing
Professional competency
dc.subject.eng.fl_str_mv Practice management
Nursing
Professional competency
description Uma reflexão sobre tese de doutorado, na qual foi realizada uma abstração da teoria descrita por autores especialistas na temática e uma transposição para a prática da gestão por competência em Enfermagem. A Competência elenca atributos de conhecimento, habilidade e atitude - denominados CHA, para agregar valor à organização de saúde com foco no cliente. É imprescindível despertar em toda a equipe, a responsabilidade e efetiva preocupação com o paciente, família e visitantes. O profissional se constitui como o líder inspirador de seu grupo. A competência gerencial do enfermeiro pode oportunizar o desenvolvimento dos recursos humanos e promover encantamento no atendimento dos clientes, fazendo a diferença nas organizações de saúde.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:41:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:41:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 2, p. 317-321, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5694
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000200023
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0034-71672010000200023.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0034-71672010000200023
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672010000200023
identifier_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 2, p. 317-321, 2010.
0034-7167
S0034-71672010000200023.pdf
S0034-71672010000200023
10.1590/S0034-71672010000200023
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5694
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000200023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 317-321
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/1/S0034-71672010000200023.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/18/S0034-71672010000200023.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/20/S0034-71672010000200023.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a645e7a52e5c5200400d4a519aa88e46
2804eefe38b47ea9378ad3db3dc44daf
c339a70f20963f94f55aaa7327384a39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764204813320192