Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5694 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000200023 |
Resumo: | Uma reflexão sobre tese de doutorado, na qual foi realizada uma abstração da teoria descrita por autores especialistas na temática e uma transposição para a prática da gestão por competência em Enfermagem. A Competência elenca atributos de conhecimento, habilidade e atitude - denominados CHA, para agregar valor à organização de saúde com foco no cliente. É imprescindível despertar em toda a equipe, a responsabilidade e efetiva preocupação com o paciente, família e visitantes. O profissional se constitui como o líder inspirador de seu grupo. A competência gerencial do enfermeiro pode oportunizar o desenvolvimento dos recursos humanos e promover encantamento no atendimento dos clientes, fazendo a diferença nas organizações de saúde. |
id |
UFSP_17fa88a6fe597a4bf7a15490c005e09b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/5694 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP]Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP]Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:41:38Z2015-06-14T13:41:38Z2010-04-01Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 2, p. 317-321, 2010.0034-7167http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5694http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000200023S0034-71672010000200023.pdfS0034-7167201000020002310.1590/S0034-71672010000200023Uma reflexão sobre tese de doutorado, na qual foi realizada uma abstração da teoria descrita por autores especialistas na temática e uma transposição para a prática da gestão por competência em Enfermagem. A Competência elenca atributos de conhecimento, habilidade e atitude - denominados CHA, para agregar valor à organização de saúde com foco no cliente. É imprescindível despertar em toda a equipe, a responsabilidade e efetiva preocupação com o paciente, família e visitantes. O profissional se constitui como o líder inspirador de seu grupo. A competência gerencial do enfermeiro pode oportunizar o desenvolvimento dos recursos humanos e promover encantamento no atendimento dos clientes, fazendo a diferença nas organizações de saúde.Reflection about a doctorate's thesis. It was carried through an abstraction of the described theory by specialist authors in thematic, a transposition for the practical of competency management in nursing. The essential competency shows attributes of knowledge, ability and attitude - called CHA, to add value to the organization of health with focus in the customer. It is essential to awake in all the team, the responsibility and real concern with the patient, family and visitors. The professional constitutes oneself as the inspired leader of its group. The management competency of the nurse can give change to the development of the human resources and promote the enchantment in the attendance of the customers, making the difference in the health organizations.Reflexión en tesis de doctorado. Fue llevada con abstracción de la teoría descrita por los autores especialistas en la temática, transposición para el práctico de la gerencia de la capacidad en el oficio de enfermera. La capacidad esencial demuestra cualidades del conocimiento, de la capacidad y de la actitud - CHA llamado, de agregar valor a la organización de salud con el foco en el cliente. Es esencial despertarse en todo el equipo, la responsabilidad y la preocupación verdadera con el paciente, la familia y los visitantes. El profesional se constituye como el líder inspirado de su grupo. La capacidad de la gerencia de la enfermera puede dar el cambio al desarrollo de los recursos humanos y promover encantamiento en la atención de los clientes, influyendo en las organizaciones de salud.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Enfermagem Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de EnfermagemUNIFESP, Depto. de Enfermagem Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de EnfermagemSciELO317-321porAssociação Brasileira de EnfermagemRevista Brasileira de EnfermagemGerenciamento da prática profissionalEnfermagemCompetência ProfissionalPractice managementNursingProfessional competencyFoco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagemFocus on the customer: an essential tool in management competence in nursingFoco en el cliente: una herramienta esencial en la gestión por competencia en emfermeríainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-71672010000200023.pdfapplication/pdf60145${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/1/S0034-71672010000200023.pdfa645e7a52e5c5200400d4a519aa88e46MD51open accessTEXTS0034-71672010000200023.pdf.txtS0034-71672010000200023.pdf.txtExtracted texttext/plain24640${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/18/S0034-71672010000200023.pdf.txt2804eefe38b47ea9378ad3db3dc44dafMD518open accessTHUMBNAILS0034-71672010000200023.pdf.jpgS0034-71672010000200023.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6633${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/20/S0034-71672010000200023.pdf.jpgc339a70f20963f94f55aaa7327384a39MD520open access11600/56942023-06-05 19:42:00.164open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5694Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Focus on the customer: an essential tool in management competence in nursing |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Foco en el cliente: una herramienta esencial en la gestión por competencia en emfermería |
title |
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem |
spellingShingle |
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP] Gerenciamento da prática profissional Enfermagem Competência Profissional Practice management Nursing Professional competency |
title_short |
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem |
title_full |
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem |
title_fullStr |
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem |
title_sort |
Foco no cliente: ferramenta essencial na gestão por competência em enfermagem |
author |
Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP] |
author_facet |
Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP] Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP] Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP] Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruthes, Rosa Maria [UNIFESP] Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP] Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerenciamento da prática profissional Enfermagem Competência Profissional |
topic |
Gerenciamento da prática profissional Enfermagem Competência Profissional Practice management Nursing Professional competency |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Practice management Nursing Professional competency |
description |
Uma reflexão sobre tese de doutorado, na qual foi realizada uma abstração da teoria descrita por autores especialistas na temática e uma transposição para a prática da gestão por competência em Enfermagem. A Competência elenca atributos de conhecimento, habilidade e atitude - denominados CHA, para agregar valor à organização de saúde com foco no cliente. É imprescindível despertar em toda a equipe, a responsabilidade e efetiva preocupação com o paciente, família e visitantes. O profissional se constitui como o líder inspirador de seu grupo. A competência gerencial do enfermeiro pode oportunizar o desenvolvimento dos recursos humanos e promover encantamento no atendimento dos clientes, fazendo a diferença nas organizações de saúde. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 2, p. 317-321, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5694 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000200023 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0034-71672010000200023.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0034-71672010000200023 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672010000200023 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 2, p. 317-321, 2010. 0034-7167 S0034-71672010000200023.pdf S0034-71672010000200023 10.1590/S0034-71672010000200023 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5694 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000200023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
317-321 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/1/S0034-71672010000200023.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/18/S0034-71672010000200023.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5694/20/S0034-71672010000200023.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a645e7a52e5c5200400d4a519aa88e46 2804eefe38b47ea9378ad3db3dc44daf c339a70f20963f94f55aaa7327384a39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764204813320192 |