Representações sociais de supervisão: olhar de enfermeiros coordenadores de um hospital de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dilma Costa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3022247
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47391
Resumo: A supervisão é um método de intervenção da pratica assistencial e gerencial, vinculado ao gerenciamento de enfermagem, realizado exclusivamente por enfermeiros, junto aos elementos da equipe de enfermagem e de saúde. Esta intervenção tem seus fundamentos alicerçados na verificação e, controle de praticas cotidianas dos profissionais de enfermagem; além de processo avaliativo e educação permanente. Os estudos exploram pouco os fenômenos acerca desta intervenção no cotidiano do enfermeiro assistencial, principalmente, em relação a sua significação e operacionalização nos serviços hospitalares. Objetivo: Compreender a representação da supervisão realizada pelo enfermeiro em um ambiente hospitalar, na perspectiva de um grupo social de Coordenadores das Áreas Assistenciais de Enfermagem (CAAE). Método: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, fundamentado no referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (TRS). Os participantes foram 16 coordenadores de enfermagem de um hospital geral de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo Temática, na perspectiva da proposta de Sampire, Collado e Lúcio45. A decodificação dos dados empíricos permitiu a elaboração de três categorias representativas sobre a significação e operacionalização da supervisão de enfermagem, segundo a objetivação e ancoragem presente nos discursos: ‘intervenção do enfermeiro que qualifica o cuidado’, ‘imbricamento entre administrar e cuidar’ e ‘supervisionar: reflexo do processo formativo e contexto institucional’. Resultados: O grupo social dos coordenadores significa a pratica dos enfermeiros assistenciais como uma ação vinculada ainda a modelos técnicos e burocráticos de verificação de tarefas e, gestão de recursos materiais e humanos em enfermagem; porém, de impacto positivo para a qualificação da assistência de enfermagem. Argumentam, que esta acontece no dia-a-dia, articulando ações administrativas e ações assistenciais para o cuidado e, por fim, explicitam de forma enfática os determinantes do processo ineficaz de supervisionar, condicionado-os as deficiências do processo de formação dos egressos e a falta de treinamento institucional. Conclusão: as representações sociais desvelam que a supervisão de enfermagem acontece de forma não sistematizada, na qual ainda há predominância do modelo tradicional, voltado para o controle das praticas cotidianas, com a presença de poucas ações educativas realizadas pelo enfermeiro.
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Os estudos exploram pouco os fenômenos acerca desta intervenção no cotidiano do enfermeiro assistencial, principalmente, em relação a sua significação e operacionalização nos serviços hospitalares. Objetivo: Compreender a representação da supervisão realizada pelo enfermeiro em um ambiente hospitalar, na perspectiva de um grupo social de Coordenadores das Áreas Assistenciais de Enfermagem (CAAE). Método: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, fundamentado no referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (TRS). Os participantes foram 16 coordenadores de enfermagem de um hospital geral de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo Temática, na perspectiva da proposta de Sampire, Collado e Lúcio45. A decodificação dos dados empíricos permitiu a elaboração de três categorias representativas sobre a significação e operacionalização da supervisão de enfermagem, segundo a objetivação e ancoragem presente nos discursos: ‘intervenção do enfermeiro que qualifica o cuidado’, ‘imbricamento entre administrar e cuidar’ e ‘supervisionar: reflexo do processo formativo e contexto institucional’. Resultados: O grupo social dos coordenadores significa a pratica dos enfermeiros assistenciais como uma ação vinculada ainda a modelos técnicos e burocráticos de verificação de tarefas e, gestão de recursos materiais e humanos em enfermagem; porém, de impacto positivo para a qualificação da assistência de enfermagem. Argumentam, que esta acontece no dia-a-dia, articulando ações administrativas e ações assistenciais para o cuidado e, por fim, explicitam de forma enfática os determinantes do processo ineficaz de supervisionar, condicionado-os as deficiências do processo de formação dos egressos e a falta de treinamento institucional. Conclusão: as representações sociais desvelam que a supervisão de enfermagem acontece de forma não sistematizada, na qual ainda há predominância do modelo tradicional, voltado para o controle das praticas cotidianas, com a presença de poucas ações educativas realizadas pelo enfermeiro. The supervision is a intervention method of the care and management practices, linked to nursing management, held exclusively by nurses, together with the elements of health and nursing staff. This intervention has its foundations grounded in verification and control of daily practice of nursing professionals; as well as evaluation and continuous education process. The studies explore some phenomena about this intervention in the health-care nurse daily life, particularly in relation to its significance and operation in hospital services. Objective: To understand the representation of supervision performed by nurses in a hospital setting from the perspective of a social group of Coordinators of Nursing Assistance Areas. Method: This is a study of qualitative approach, based on the theoretical and methodological framework of Social Representation Theory. The participants were 16 nursing coordinators in a general academic hospital. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to Thematic Content Analysis technique, in view of the proposed Sampire, Collado e Lúcio45. The decoding of empirical data allowed the development of three representative categories on the meaning and operation of the nursing supervision, according to the objectification and anchoring present in the speeches: 'intervention's nurse who qualifies care', 'overlapping between managing and caring' and 'supervising: a reflection of the educational process and institutional context'. Results: The social group of coordinators means the practice of assistance nurses as a linked action still technical and bureaucratic models of scan tasks and management of material and human resources in nursing; however, positive impact on the qualification of nursing care. It is argued that this happens on a day-to-day coordinating administrative and assistance actions for the care, and finally explain emphatically the determinants of ineffective process to oversee, conditioning them the shortcomings of the training process of graduates and the lack of institutional training. Conclusion: The social representations unveil the nursing supervision happens in a not systematic way, in which there is still a predominance of the traditional model, designed for the control of everyday practices, with the presence of few educational activities performed by nurses.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Tanaka, Luiza Hiromi [UNIFESP]Santana, Carmen Lúcia Albuquerque de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6606709740942303http://lattes.cnpq.br/9047748805998095http://lattes.cnpq.br/9620398169731127Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Santos, Dilma Costa [UNIFESP]2018-07-30T11:44:25Z2018-07-30T11:44:25Z2015info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion113 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3022247SANTOS, Dilma Costa. Representações sociais de supervisão: olhar de enfermeiros coordenadores de um hospital de ensino. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47391porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T06:16:57Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/47391Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T06:16:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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