O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003 |
Resumo: | Este estudo objetivou construir o perfil de competências gerenciais, consensuado por enfermeiros coordenadores de área. Desenvolvido em um hospital filantrópico de São Paulo, na modalidade de pesquisa-ação, participaram da pesquisa 13 enfermeiros coordenadores de área. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica de grupo focal. Para a análise dos dados utilizaram-se os referenciais teóricos relacionados a processo de trabalho e competências gerenciais. Os resultados identificaram maior ênfase atribuída às competências relacionadas aos papéis de mentor, coordenador e diretor. Foi possível, então, construir um plano de desenvolvimento profissional, pautado em competências que atendam as dimensões técnica, ético-política, comunicativa e de desenvolvimento da cidadania. A análise do processo de trabalho gerencial e o estudo das competências no âmbito gerencial mostraram-se importantes, pois problematizaram necessidades de aprimoramento desses profissionais, assim, respondendo às demandas pessoais, profissionais e organizacionais. |
id |
USP-24_b32283cc527feeee1d35bfc1cfcd1576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41003 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalarProceso de construcción del perfil de competencias gerenciales para enfermeros coordinadores de área hospitalariaThe construction process of managerial profile competencies for nurse coordinators in the hospital fieldEnfermeríaGerenciaCompetência professionalSupervisión de enfermariaEducación continua en enfermeríaEnfermagemGerênciaCompetência profissionalSupervisão de enfermagemEducação continuada em enfermagemNursingManagementProfessional competencesupervisoryEducationnursingcontinuingEste estudo objetivou construir o perfil de competências gerenciais, consensuado por enfermeiros coordenadores de área. Desenvolvido em um hospital filantrópico de São Paulo, na modalidade de pesquisa-ação, participaram da pesquisa 13 enfermeiros coordenadores de área. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica de grupo focal. Para a análise dos dados utilizaram-se os referenciais teóricos relacionados a processo de trabalho e competências gerenciais. Os resultados identificaram maior ênfase atribuída às competências relacionadas aos papéis de mentor, coordenador e diretor. Foi possível, então, construir um plano de desenvolvimento profissional, pautado em competências que atendam as dimensões técnica, ético-política, comunicativa e de desenvolvimento da cidadania. A análise do processo de trabalho gerencial e o estudo das competências no âmbito gerencial mostraram-se importantes, pois problematizaram necessidades de aprimoramento desses profissionais, assim, respondendo às demandas pessoais, profissionais e organizacionais.Estudio que objetivó construir el perfil de competencias gerenciales, consensuado por enfermeros coordinadores de área. Desarrollado en hospital filantrópico de São Paulo. Fue realizado en modalidad investigación-acción. Participaron de la investigación 13 enfermeros coordinadores de área. La recolección de datos se efectuó mediante técnica de grupo focal. Para análisis de datos se utilizaron los referenciales teóricos relacionados al proceso de trabajo y competencias gerenciales. Los resultados mostraron mayor énfasis atribuido a las competencias relacionadas al papel de mentor, coordinador y director. Se pudo efectuar un planeamiento de desarrollo profesional, pautado en competencias que atiendan las dimensiones técnica, ético-política, comunicacional y de desarrollo de la población. El análisis del proceso de trabajo gerencial y el estudio de competencias en el ámbito gerencial mostraron su importancia, pues problematizaron necesidades de mejoramiento de tales profesionales, atendiendo a las demandas personales, profesionales y organizacionales.The objective of this study was to construct a profile of managerial competencies, based on the consensus of nurse coordinators in the field. This study was developed in a philanthropic hospital in São Paulo, following the research-action model, and included 13 nurse coordinators as participants. The data collection was performed using the focal group technique. Data analysis was performed using the theoretical frameworks related to the working process and managerial competencies. The results identified the greater emphasis assigned to the competencies related to the mentor, coordinator and director roles. It was, therefore, possible to construct a professional development plan that is based on competencies in the technical, ethical-political, and communicative domains, as well as the development of citizenship. The analysis of the managerial working process and the study of the competencies within the managerial environment were shown to be important, because they highlighted the professionals' need to improve, thus fulfilling personal, professional, and organizational demands.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4100310.1590/S0080-62342012000300027Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 3 (2012); 727-733Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 3 (2012); 727-733Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 3 (2012); 727-7331980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003/44542https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003/44543http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManenti, Simone AlexandraCiampone, Maria Helena TrenchMira, Vera LuciaMinami, Lígia FumikoSoares, Jaqueline Maria Sousa2012-08-30T16:42:09Zoai:revistas.usp.br:article/41003Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:42:09Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar Proceso de construcción del perfil de competencias gerenciales para enfermeros coordinadores de área hospitalaria The construction process of managerial profile competencies for nurse coordinators in the hospital field |
title |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar |
spellingShingle |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar Manenti, Simone Alexandra Enfermería Gerencia Competência professional Supervisión de enfermaria Educación continua en enfermería Enfermagem Gerência Competência profissional Supervisão de enfermagem Educação continuada em enfermagem Nursing Management Professional competence supervisory Education nursing continuing |
title_short |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar |
title_full |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar |
title_fullStr |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar |
title_full_unstemmed |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar |
title_sort |
O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar |
author |
Manenti, Simone Alexandra |
author_facet |
Manenti, Simone Alexandra Ciampone, Maria Helena Trench Mira, Vera Lucia Minami, Lígia Fumiko Soares, Jaqueline Maria Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Ciampone, Maria Helena Trench Mira, Vera Lucia Minami, Lígia Fumiko Soares, Jaqueline Maria Sousa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manenti, Simone Alexandra Ciampone, Maria Helena Trench Mira, Vera Lucia Minami, Lígia Fumiko Soares, Jaqueline Maria Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermería Gerencia Competência professional Supervisión de enfermaria Educación continua en enfermería Enfermagem Gerência Competência profissional Supervisão de enfermagem Educação continuada em enfermagem Nursing Management Professional competence supervisory Education nursing continuing |
topic |
Enfermería Gerencia Competência professional Supervisión de enfermaria Educación continua en enfermería Enfermagem Gerência Competência profissional Supervisão de enfermagem Educação continuada em enfermagem Nursing Management Professional competence supervisory Education nursing continuing |
description |
Este estudo objetivou construir o perfil de competências gerenciais, consensuado por enfermeiros coordenadores de área. Desenvolvido em um hospital filantrópico de São Paulo, na modalidade de pesquisa-ação, participaram da pesquisa 13 enfermeiros coordenadores de área. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica de grupo focal. Para a análise dos dados utilizaram-se os referenciais teóricos relacionados a processo de trabalho e competências gerenciais. Os resultados identificaram maior ênfase atribuída às competências relacionadas aos papéis de mentor, coordenador e diretor. Foi possível, então, construir um plano de desenvolvimento profissional, pautado em competências que atendam as dimensões técnica, ético-política, comunicativa e de desenvolvimento da cidadania. A análise do processo de trabalho gerencial e o estudo das competências no âmbito gerencial mostraram-se importantes, pois problematizaram necessidades de aprimoramento desses profissionais, assim, respondendo às demandas pessoais, profissionais e organizacionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003 10.1590/S0080-62342012000300027 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000300027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003/44542 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003/44543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 3 (2012); 727-733 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 3 (2012); 727-733 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 3 (2012); 727-733 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221730252259328 |