O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manenti, Simone Alexandra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ciampone, Maria Helena Trench, Mira, Vera Lucia, Minami, Lígia Fumiko, Soares, Jaqueline Maria Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003
Resumo: Este estudo objetivou construir o perfil de competências gerenciais, consensuado por enfermeiros coordenadores de área. Desenvolvido em um hospital filantrópico de São Paulo, na modalidade de pesquisa-ação, participaram da pesquisa 13 enfermeiros coordenadores de área. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica de grupo focal. Para a análise dos dados utilizaram-se os referenciais teóricos relacionados a processo de trabalho e competências gerenciais. Os resultados identificaram maior ênfase atribuída às competências relacionadas aos papéis de mentor, coordenador e diretor. Foi possível, então, construir um plano de desenvolvimento profissional, pautado em competências que atendam as dimensões técnica, ético-política, comunicativa e de desenvolvimento da cidadania. A análise do processo de trabalho gerencial e o estudo das competências no âmbito gerencial mostraram-se importantes, pois problematizaram necessidades de aprimoramento desses profissionais, assim, respondendo às demandas pessoais, profissionais e organizacionais.
id USP-24_b32283cc527feeee1d35bfc1cfcd1576
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41003
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalarProceso de construcción del perfil de competencias gerenciales para enfermeros coordinadores de área hospitalariaThe construction process of managerial profile competencies for nurse coordinators in the hospital fieldEnfermeríaGerenciaCompetência professionalSupervisión de enfermariaEducación continua en enfermeríaEnfermagemGerênciaCompetência profissionalSupervisão de enfermagemEducação continuada em enfermagemNursingManagementProfessional competencesupervisoryEducationnursingcontinuingEste estudo objetivou construir o perfil de competências gerenciais, consensuado por enfermeiros coordenadores de área. Desenvolvido em um hospital filantrópico de São Paulo, na modalidade de pesquisa-ação, participaram da pesquisa 13 enfermeiros coordenadores de área. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica de grupo focal. Para a análise dos dados utilizaram-se os referenciais teóricos relacionados a processo de trabalho e competências gerenciais. Os resultados identificaram maior ênfase atribuída às competências relacionadas aos papéis de mentor, coordenador e diretor. Foi possível, então, construir um plano de desenvolvimento profissional, pautado em competências que atendam as dimensões técnica, ético-política, comunicativa e de desenvolvimento da cidadania. A análise do processo de trabalho gerencial e o estudo das competências no âmbito gerencial mostraram-se importantes, pois problematizaram necessidades de aprimoramento desses profissionais, assim, respondendo às demandas pessoais, profissionais e organizacionais.Estudio que objetivó construir el perfil de competencias gerenciales, consensuado por enfermeros coordinadores de área. Desarrollado en hospital filantrópico de São Paulo. Fue realizado en modalidad investigación-acción. Participaron de la investigación 13 enfermeros coordinadores de área. La recolección de datos se efectuó mediante técnica de grupo focal. Para análisis de datos se utilizaron los referenciales teóricos relacionados al proceso de trabajo y competencias gerenciales. Los resultados mostraron mayor énfasis atribuido a las competencias relacionadas al papel de mentor, coordinador y director. Se pudo efectuar un planeamiento de desarrollo profesional, pautado en competencias que atiendan las dimensiones técnica, ético-política, comunicacional y de desarrollo de la población. El análisis del proceso de trabajo gerencial y el estudio de competencias en el ámbito gerencial mostraron su importancia, pues problematizaron necesidades de mejoramiento de tales profesionales, atendiendo a las demandas personales, profesionales y organizacionales.The objective of this study was to construct a profile of managerial competencies, based on the consensus of nurse coordinators in the field. This study was developed in a philanthropic hospital in São Paulo, following the research-action model, and included 13 nurse coordinators as participants. The data collection was performed using the focal group technique. Data analysis was performed using the theoretical frameworks related to the working process and managerial competencies. The results identified the greater emphasis assigned to the competencies related to the mentor, coordinator and director roles. It was, therefore, possible to construct a professional development plan that is based on competencies in the technical, ethical-political, and communicative domains, as well as the development of citizenship. The analysis of the managerial working process and the study of the competencies within the managerial environment were shown to be important, because they highlighted the professionals' need to improve, thus fulfilling personal, professional, and organizational demands.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4100310.1590/S0080-62342012000300027Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 3 (2012); 727-733Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 3 (2012); 727-733Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 3 (2012); 727-7331980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003/44542https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003/44543http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManenti, Simone AlexandraCiampone, Maria Helena TrenchMira, Vera LuciaMinami, Lígia FumikoSoares, Jaqueline Maria Sousa2012-08-30T16:42:09Zoai:revistas.usp.br:article/41003Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:42:09Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
Proceso de construcción del perfil de competencias gerenciales para enfermeros coordinadores de área hospitalaria
The construction process of managerial profile competencies for nurse coordinators in the hospital field
title O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
spellingShingle O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
Manenti, Simone Alexandra
Enfermería
Gerencia
Competência professional
Supervisión de enfermaria
Educación continua en enfermería
Enfermagem
Gerência
Competência profissional
Supervisão de enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Nursing
Management
Professional competence
supervisory
Education
nursing
continuing
title_short O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
title_full O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
title_fullStr O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
title_full_unstemmed O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
title_sort O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar
author Manenti, Simone Alexandra
author_facet Manenti, Simone Alexandra
Ciampone, Maria Helena Trench
Mira, Vera Lucia
Minami, Lígia Fumiko
Soares, Jaqueline Maria Sousa
author_role author
author2 Ciampone, Maria Helena Trench
Mira, Vera Lucia
Minami, Lígia Fumiko
Soares, Jaqueline Maria Sousa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manenti, Simone Alexandra
Ciampone, Maria Helena Trench
Mira, Vera Lucia
Minami, Lígia Fumiko
Soares, Jaqueline Maria Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermería
Gerencia
Competência professional
Supervisión de enfermaria
Educación continua en enfermería
Enfermagem
Gerência
Competência profissional
Supervisão de enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Nursing
Management
Professional competence
supervisory
Education
nursing
continuing
topic Enfermería
Gerencia
Competência professional
Supervisión de enfermaria
Educación continua en enfermería
Enfermagem
Gerência
Competência profissional
Supervisão de enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Nursing
Management
Professional competence
supervisory
Education
nursing
continuing
description Este estudo objetivou construir o perfil de competências gerenciais, consensuado por enfermeiros coordenadores de área. Desenvolvido em um hospital filantrópico de São Paulo, na modalidade de pesquisa-ação, participaram da pesquisa 13 enfermeiros coordenadores de área. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica de grupo focal. Para a análise dos dados utilizaram-se os referenciais teóricos relacionados a processo de trabalho e competências gerenciais. Os resultados identificaram maior ênfase atribuída às competências relacionadas aos papéis de mentor, coordenador e diretor. Foi possível, então, construir um plano de desenvolvimento profissional, pautado em competências que atendam as dimensões técnica, ético-política, comunicativa e de desenvolvimento da cidadania. A análise do processo de trabalho gerencial e o estudo das competências no âmbito gerencial mostraram-se importantes, pois problematizaram necessidades de aprimoramento desses profissionais, assim, respondendo às demandas pessoais, profissionais e organizacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003
10.1590/S0080-62342012000300027
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342012000300027
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003/44542
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41003/44543
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 3 (2012); 727-733
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 3 (2012); 727-733
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 3 (2012); 727-733
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730252259328