Competências do enfermeiro coordenador de cursos de graduação em enfermagem: um estudo paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Valnice de Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3139999
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47412
Resumo: A Coordenação de Cursos de Graduação em Enfermagem tem proporcionado ao enfermeiro um segmento de atuação em função do aumento do número de escolas no país nos últimos vinte anos. O profissional que ocupa esse cargo desempenha uma série de ações e um Perfil de Competências (PC) pode contribuir com o aprimoramento deste processo de trabalho. Objetivos: propor um PC para Enfermeiros Coordenadores de Cursos de Graduação em Enfermagem e validar com juízes; e identificar o PC dos Enfermeiros Coordenadores de Cursos de Graduação em Enfermagem de escolas paulistas, a partir das óticas destes. Método: trata-se de um estudo metodológico, exploratório de natureza quantitativa, desenvolvido em instituições de ensino superior no estado de São Paulo. O PC foi submetido ao pré-teste e, a seguir, validado por 21 especialistas no 1°semestre de 2014 com valores entre 0.79 e 0,88 pelo alfa de Cronbach nos domínios que o compõe. O PC obteve escores considerados de boa interpretação no Índice de Validade de Conteúdo e Índice de Fidedignidade. Ao término dessa etapa foi encaminhado aos coordenadores de cursos paulistas.Resultados: O PC foi construído e apresenta os domínios educacional com 20 itens, administrativo com 22 e individual com 20 totalizando 62 afirmativas. Foi auto-aplicado por 44 coordenadores cuja maioria era de mulheres, entre 31 e 50 anos de idade, casadas e com tempo de formação em média de 22,5 anos, tem pós-graduação lato sensu e, 86% mestres e 50% doutores. A maior parte atua em faculdades privadas, possuem um vínculo empregatício e tem tempo de coordenação de até 5 anos. A melhor correlação pelo diagrama de dispersão de Pearson foi entre os domínios educacional e administrativo. O teste de alfa de Cronbach variou entre 0.867 e 0.909 tendo o melhor escore o domínio educacional. A variância total dos dados pela análise fatorial obteve escores acima de 70% sendo o domínio administrativo que apresentou a melhor pontuação. O coeficiente de KMO variou entre 0.583 e 0.675 representando a adequabilidade da amostra tendo sido complementado pelo teste de esfericidade de Bartlett com valor de <0,001. Conclusão: este estudo permitiu a construção de um PC para enfermeiros coordenadores de cursos de graduação em enfermagem com os domínios administrativo, educacional e individual tendo sido validado por juízes, mostrando-se adequado. A aplicação deste PC junto as estes enfermeiros coordenadores mostrou que nos domínios educacional e administrativo houve a maior autoavaliação com pontuações consideradas satisfatórias.
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Método: trata-se de um estudo metodológico, exploratório de natureza quantitativa, desenvolvido em instituições de ensino superior no estado de São Paulo. O PC foi submetido ao pré-teste e, a seguir, validado por 21 especialistas no 1°semestre de 2014 com valores entre 0.79 e 0,88 pelo alfa de Cronbach nos domínios que o compõe. O PC obteve escores considerados de boa interpretação no Índice de Validade de Conteúdo e Índice de Fidedignidade. Ao término dessa etapa foi encaminhado aos coordenadores de cursos paulistas.Resultados: O PC foi construído e apresenta os domínios educacional com 20 itens, administrativo com 22 e individual com 20 totalizando 62 afirmativas. Foi auto-aplicado por 44 coordenadores cuja maioria era de mulheres, entre 31 e 50 anos de idade, casadas e com tempo de formação em média de 22,5 anos, tem pós-graduação lato sensu e, 86% mestres e 50% doutores. A maior parte atua em faculdades privadas, possuem um vínculo empregatício e tem tempo de coordenação de até 5 anos. A melhor correlação pelo diagrama de dispersão de Pearson foi entre os domínios educacional e administrativo. O teste de alfa de Cronbach variou entre 0.867 e 0.909 tendo o melhor escore o domínio educacional. A variância total dos dados pela análise fatorial obteve escores acima de 70% sendo o domínio administrativo que apresentou a melhor pontuação. O coeficiente de KMO variou entre 0.583 e 0.675 representando a adequabilidade da amostra tendo sido complementado pelo teste de esfericidade de Bartlett com valor de <0,001. Conclusão: este estudo permitiu a construção de um PC para enfermeiros coordenadores de cursos de graduação em enfermagem com os domínios administrativo, educacional e individual tendo sido validado por juízes, mostrando-se adequado. A aplicação deste PC junto as estes enfermeiros coordenadores mostrou que nos domínios educacional e administrativo houve a maior autoavaliação com pontuações consideradas satisfatórias. The coordination of Graduate Courses in Nursing has provided to the nurse a segment on the basis of the increase in the number of schools in the country for the past twenty years. The professional who occupies this position performs a series of actions and a Skills Profile (PC) can contribute to the improvement of this work process. Objectives: proposing a PC for Nurses Coordinators of Nursing Graduate Programs, build this PC and validate with judges; and identify the PC of nurses coordinators of graduate courses in nursing schools in São Paulo, from the optics of these. Method: this is a methodological, exploratory study of a quantitative nature developed in institutions of higher education in the State of São Paulo, Brazil. The PC was built and has the educational, administrative and individual domains. Underwent pre-test and then validated by 21 specialists in 1st semester of 2014 with values between 0,79 and 0,88 for Cronbach's Alpha in the fields in it. The PC obtained scores considered good interpretation in the index of content Validity and trust Index. At the end of this step was forwarded to 44 courses of coordinators from São Paulo, totaling 62 affirmative educational domains with us distributed 20 items, 22 administrative and individual with 20. Results: the characterization of coordinators revealed that the majority is made up of women, between 31 and 50 years of age, married and with an average training time of 22,5 years, has lato sensu, and 86% are masters and 50% doctors. Most acts in private colleges; have an employment relationship and time to coordinating until 5 years. The best correlation for dispersion diagram of Pearson was among the educational and administrative domains. The Cronbach's alpha test ranged from 0,867 and 0,909 and having the best scores the educational domain. The total variance of factorial analysis data obtained scores above 70% being the administrative domain that presented the best score. The KMO coefficient ranged from 0,583 and 0,675 representing the appropriateness of the sample having been complemented by Bartlett's sphericity test with value of <0,001. Conclusion: this study allowed for the construction of a PC for nurses coordinators of graduate courses in nursing with the administrative, educational and individual domains having been validated by judges showing appropriate. The application of PC along these nurses-coordinators showed that educational and administrative fields the largest self-assessment with scores considered satisfactory. Already in the individual domain score was regular compared to other. Introducción: La coordinación de cursos de pregrado en enfermería ha suministrado para cuidar un segmento basándose en el aumento en el número de escuelas en el país durante los últimos veinte años. El profesional que ocupa esta posición realiza una serie de acciones y un Perfil de Competencias (PC) puede contribuir a la mejora de este proceso de trabajo. Objetivos: para proponer un coordinadores PC para enfermeras programas de posgrado en enfermería, construir este PC y validar con los jueces; e identificar el PC de enfermeras coordinadores de cursos de pregrado en enfermería escuelas en São Paulo, desde la óptica de estos.Método: es un estudio metodológico de la naturaleza cuantitativa, exploratoria, desarrollados en instituciones de enseñanza superior en el estado de São Paulo en Brasil. La PC fue construida y tiene los dominios educativos, administrativos e individuales. Referencia ha sido realizada para la comprobación preliminar y luego validado por 21 especialistas en 1º semestre de 2014 con valores entre 0,79 y 0,88 para Alfa de Cronbach de los campos en. El PC obtenido puntajes considera buena interpretación en el índice de contenido validez y el índice de confianza. Al final de este paso fue enviado a 44 cursos coordinadores paulistas con un total de 62 dominios educativos afirmativos con nosotros distribuido 20 artículos, 22 administrativos e individual con 20.Resultados: la caracterización de coordinadores reveló que la mayoría está compuesta por mujeres, de entre 31 y 50 años de edad, casado y con un tiempo de entrenamiento promedio de 22,5 años, lato sensu y tiene un 86% son doctores maestros y 50%. Más actos en colegios privados, tienen una relación laboral y tener tiempo para coordinar hasta 5 años. La mejor correlación para el diagrama de dispersión de Pearson fue uno de los ámbitos educativos y administrativos. Prueba alfa de Cronbach oscilaron entre 0,867 0,909 y tener la mejor puntuación del dominio educativo. La varianza total de los datos de análisis factorial obtuvo puntajes superiores al 70%, siendo el dominio administrativo que presentó la mejor puntuación. El coeficiente de KMO que se extendieron de 0,583 y 0,675 representando la idoneidad de la muestra de haber sido complementada por prueba de esfericidad de Bartlett con valor de <0,001. Conclusión: este estudio permitió la construcción de un PC para las enfermeras coordinadores de cursos de pregrado en enfermería con los dominios administrativos, educativos e individuales haber validado por jueces, mostrando en su caso. La aplicación de PC a lo largo de estas enfermeras coordinadores demostrados que educativo y administrativo campos la autoevaluación más grande con puntuaciones consideradas satisfactorias. Ya en el dominio individual puntuación se comparó con otro regular.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8695765272291430http://lattes.cnpq.br/5536076459761514Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nogueira, Valnice de Oliveira [UNIFESP]2018-07-30T11:44:27Z2018-07-30T11:44:27Z2015-06-30info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion234 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3139999NOGUEIRA, Valnice de Oliveira. Competências do enfermeiro coordenador de cursos de graduação em enfermagem: um estudo paulista. 2015. 234 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47412porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T07:00:52Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/47412Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T07:00:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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