Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Loane Aparecida Carvalho [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4127816
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46515
Resumo: Objetivo: Analisar e identificar o modelo de ensino do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, buscando apresentar uma proposta de melhoria sob o crivo da gestão por competências. Métodos: Foram analisados os documentos das Unidades Curriculares e dos programas relacionados ao Departamento. Revisão bibliográfica exploratória sobre os conceitos que permeiam o modelo de ensino foi realizada com o objetivo principal de desenvolver e esclarecer conceitos e ideias no aspecto organizacional. Resultados: As Unidades Curriculares e programas são orientados por competências. O ambiente laboral enaltece o ensino-aprendizagem utilizando a teoria e a prática como premissas norteadoras para a formação profissional e a prestação de serviços com padrão de excelência. Conclusões: A metodologia pedagógica empregada pelo Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais traz o desafio de participar ativamente na construção do perfil profissional. Os atores envolvidos ? discentes, docentes e instituição ? desempenham papéis que se complementam de maneira solidária e ética. O novo olhar para a gestão por competências apresenta-se como uma alternativa consistente e estratégica para a formação nos âmbitos do ensino, extensão e pesquisa.
id UFSP_22a3ac7b69cd8d87e299c462a4aa295c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/46515
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Roque, Loane Aparecida Carvalho [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/5022011472149835http://lattes.cnpq.br/1910912718767159Carvalho, Fábio Ramos de Souza [UNIFESP]São Paulo2018-07-27T15:50:22Z2018-07-27T15:50:22Z2016-11-29https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4127816ROQUE, Loane Aparecida Carvalho. Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no departamento de oftalmologia e ciências visuais da Universidade Federal de São Paulo - escola paulista de medicina. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46515Loane Aparecida Carvalho Roque - PDF A.pdfObjetivo: Analisar e identificar o modelo de ensino do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, buscando apresentar uma proposta de melhoria sob o crivo da gestão por competências. Métodos: Foram analisados os documentos das Unidades Curriculares e dos programas relacionados ao Departamento. Revisão bibliográfica exploratória sobre os conceitos que permeiam o modelo de ensino foi realizada com o objetivo principal de desenvolver e esclarecer conceitos e ideias no aspecto organizacional. Resultados: As Unidades Curriculares e programas são orientados por competências. O ambiente laboral enaltece o ensino-aprendizagem utilizando a teoria e a prática como premissas norteadoras para a formação profissional e a prestação de serviços com padrão de excelência. Conclusões: A metodologia pedagógica empregada pelo Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais traz o desafio de participar ativamente na construção do perfil profissional. Os atores envolvidos ? discentes, docentes e instituição ? desempenham papéis que se complementam de maneira solidária e ética. O novo olhar para a gestão por competências apresenta-se como uma alternativa consistente e estratégica para a formação nos âmbitos do ensino, extensão e pesquisa.Objective: To analyze and identify the teaching model of the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at the Paulista School of Medicine, Federal University of São Paulo, seeking to present a proposal to improve under the scrutiny of competency management. Methods: We analyzed the documents of courses and programs related to the Department. Exploratory literature review on the concepts that permeate the teaching model was conducted with the main objective to develop and clarify concepts and ideas in the organizational aspect. Results: The Curriculum Units and programs are oriented skills. The work environment extols the teaching-learning using the theory and practice as guiding premises for the training and the provision of services with standard of excellence. Conclusions: The used teaching methodology by the Department of Ophthalmology and Visual Sciences brings the challenge to actively participate in the construction of the professional profile. The actors involved - students, teachers and institutions - play roles that complement each other in solidarity and ethical manner. The new look for management skills is presented as a consistent and strategic alternative to training in teaching areas, extension and research.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)85 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gestão por competênciasConhecimentoEducação baseada em competênciasGestão/oftalmologiaCompetency managementKnowledgeCompetency-based educationManagementOphthalmologyNovo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de MedicinaNew look for competency management: Case study in the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at the Federal University of São Paulo - Paulista School of Medicineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Tecnologia, Gestão e Saúde OcularCiências da saúdeMedicinaORIGINALLoane Aparecida Carvalho Roque - PDF A.pdfLoane Aparecida Carvalho Roque - PDF A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf2566731${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46515/2/Loane%20Aparecida%20Carvalho%20Roque%20-%20PDF%20A.pdf3b8b1cbe4a38cdba53f3f6c78817cf66MD52open access11600/465152023-08-17 16:03:26.678open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46515Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-17T19:03:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
dc.title.alternative.en.fl_str_mv New look for competency management: Case study in the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at the Federal University of São Paulo - Paulista School of Medicine
title Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
spellingShingle Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
Roque, Loane Aparecida Carvalho [UNIFESP]
Gestão por competências
Conhecimento
Educação baseada em competências
Gestão/oftalmologia
Competency management
Knowledge
Competency-based education
Management
Ophthalmology
title_short Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
title_full Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
title_fullStr Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
title_full_unstemmed Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
title_sort Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina
author Roque, Loane Aparecida Carvalho [UNIFESP]
author_facet Roque, Loane Aparecida Carvalho [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5022011472149835
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1910912718767159
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Loane Aparecida Carvalho [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Fábio Ramos de Souza [UNIFESP]
contributor_str_mv Carvalho, Fábio Ramos de Souza [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão por competências
Conhecimento
Educação baseada em competências
Gestão/oftalmologia
topic Gestão por competências
Conhecimento
Educação baseada em competências
Gestão/oftalmologia
Competency management
Knowledge
Competency-based education
Management
Ophthalmology
dc.subject.eng.fl_str_mv Competency management
Knowledge
Competency-based education
Management
Ophthalmology
description Objetivo: Analisar e identificar o modelo de ensino do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, buscando apresentar uma proposta de melhoria sob o crivo da gestão por competências. Métodos: Foram analisados os documentos das Unidades Curriculares e dos programas relacionados ao Departamento. Revisão bibliográfica exploratória sobre os conceitos que permeiam o modelo de ensino foi realizada com o objetivo principal de desenvolver e esclarecer conceitos e ideias no aspecto organizacional. Resultados: As Unidades Curriculares e programas são orientados por competências. O ambiente laboral enaltece o ensino-aprendizagem utilizando a teoria e a prática como premissas norteadoras para a formação profissional e a prestação de serviços com padrão de excelência. Conclusões: A metodologia pedagógica empregada pelo Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais traz o desafio de participar ativamente na construção do perfil profissional. Os atores envolvidos ? discentes, docentes e instituição ? desempenham papéis que se complementam de maneira solidária e ética. O novo olhar para a gestão por competências apresenta-se como uma alternativa consistente e estratégica para a formação nos âmbitos do ensino, extensão e pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-27T15:50:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-27T15:50:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4127816
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROQUE, Loane Aparecida Carvalho. Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no departamento de oftalmologia e ciências visuais da Universidade Federal de São Paulo - escola paulista de medicina. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46515
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Loane Aparecida Carvalho Roque - PDF A.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4127816
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46515
identifier_str_mv ROQUE, Loane Aparecida Carvalho. Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no departamento de oftalmologia e ciências visuais da Universidade Federal de São Paulo - escola paulista de medicina. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Loane Aparecida Carvalho Roque - PDF A.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46515/2/Loane%20Aparecida%20Carvalho%20Roque%20-%20PDF%20A.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b8b1cbe4a38cdba53f3f6c78817cf66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764234386309120