Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010)
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8568 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000300010 |
Resumo: | Neste artigo são analisadas 22 teses e dissertações produzidas no período de 2000 a 2010 sobre avaliação escolar no regime de progressão continuada. É um trabalho de revisão de produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: referência bibliográfica, estrutura do trabalho, procedimentos metodológicos, objetivos, referencial teórico, conclusões, qualidade do resumo e contribuições para o debate. Verificou-se que os trabalhos fizeram pouca referência às pesquisas correlatas e quase não trouxeram novas contribuições. Concluiu-se que futuros trabalhos sobre essa temática devem avançar em aspectos pouco desenvolvidos nas pesquisas analisadas como o estabelecimento de relações entre os dados da pesquisa empírica e o contexto mais amplo da educação brasileira e o aprofundamento da análise e interpretação dos dados. Para isso, as pesquisas de revisão da produção acadêmica podem trazer contribuições importantes. |
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Jacomini, Márcia Aparecida [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:47:16Z2015-06-14T13:47:16Z2014-09-01Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 22, n. 84, p. 807-828, 2014.0104-4036http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8568http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000300010S0104-40362014000300010.pdfS0104-4036201400030001010.1590/S0104-40362014000300010Neste artigo são analisadas 22 teses e dissertações produzidas no período de 2000 a 2010 sobre avaliação escolar no regime de progressão continuada. É um trabalho de revisão de produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: referência bibliográfica, estrutura do trabalho, procedimentos metodológicos, objetivos, referencial teórico, conclusões, qualidade do resumo e contribuições para o debate. Verificou-se que os trabalhos fizeram pouca referência às pesquisas correlatas e quase não trouxeram novas contribuições. Concluiu-se que futuros trabalhos sobre essa temática devem avançar em aspectos pouco desenvolvidos nas pesquisas analisadas como o estabelecimento de relações entre os dados da pesquisa empírica e o contexto mais amplo da educação brasileira e o aprofundamento da análise e interpretação dos dados. Para isso, as pesquisas de revisão da produção acadêmica podem trazer contribuições importantes.This article is about learning assessment for continuous progression system, and it analyzed 22 reports for master and doctorate levels over the period of 2000-2010. It is an academic review and the following information was obtained through the entire reading of texts: bibliographic reference, text structure, methodological procedures, objectives, theoretical framework, conclusions, abstract quality and debate contributions. It has been found that the referred reports did not mention the ones previously written on the same subject and there had been no contribution for news findings. It has been concluded that future work on this topic ought to talk about those aspects which have not yet been mentioned on the analyzed researches as follows: the establishment of relations between the data of empirical research and the broader context of Brazilian education and the improvement of the data analysis and interpretation. Therefore, it is important to emphasize that the research of the academic production review may bring valuable contributions for further studies.En este artículo se analizan 22 tesis y disertaciones producidas durante el período de 2000 a 2010, sobre el sistema de evaluación escolar de progresión continua. Se trata de un trabajo de revisión académica, de una lectura minuciosa de textos y recolección de informaciones, tales como: referencia bibliográfica, estructura de trabajo, procedimientos metodológicos, objetivos, marco teórico, conclusiones, resumen y calidad de las contribuciones al debate. Se verificó que los trabajos hicieron poca referencia a las investigaciones correlativas y casi no trajeron nuevas contribuciones. Se concluyó que las futuras investigaciones académicas sobre este tema deben avanzar en aspectos poco desarrollados en los trabajos analizados como el establecimiento de relaciones entre los datos de la investigación empírica y el contexto más amplio de la educación brasileña y profundizar el análisis e interpretación de datos. Para ello, los análisis de revisión de la producción académica pueden aportar contribuciones importantes.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de EducaçãoUNIFESP, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Depto. de EducaçãoSciELO807-828porFundação CESGRANRIOEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoRevisão de produção acadêmicaAvaliaçãoProgressão continuadaReview of academic literatureAssessmentContinued progressionAvaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010)Assessment of learning over times of continued progression: what has changed? A study of Master and Doctorate reports on the subject (2000-2010)Evaluación del aprendizaje en tiempos de progresión continua: ¿qué ha cambiado? Un estudio de tesis y disertaciones sobre el tema (2000-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-40362014000300010.pdfapplication/pdf444240${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8568/1/S0104-40362014000300010.pdf01064337f2481324eb307f0fd6d0c2cdMD51open accessTEXTS0104-40362014000300010.pdf.txtS0104-40362014000300010.pdf.txtExtracted texttext/plain54934${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8568/24/S0104-40362014000300010.pdf.txte54f858318ff31194be30cd9cdab6c82MD524open accessTHUMBNAILS0104-40362014000300010.pdf.jpgS0104-40362014000300010.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6038${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8568/26/S0104-40362014000300010.pdf.jpge13e9689e0ce85d97734ed3e560abfd5MD526open access11600/85682023-06-03 01:49:20.578open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8568Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:49:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Neste artigo são analisadas 22 teses e dissertações produzidas no período de 2000 a 2010 sobre avaliação escolar no regime de progressão continuada. É um trabalho de revisão de produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: referência bibliográfica, estrutura do trabalho, procedimentos metodológicos, objetivos, referencial teórico, conclusões, qualidade do resumo e contribuições para o debate. Verificou-se que os trabalhos fizeram pouca referência às pesquisas correlatas e quase não trouxeram novas contribuições. Concluiu-se que futuros trabalhos sobre essa temática devem avançar em aspectos pouco desenvolvidos nas pesquisas analisadas como o estabelecimento de relações entre os dados da pesquisa empírica e o contexto mais amplo da educação brasileira e o aprofundamento da análise e interpretação dos dados. Para isso, as pesquisas de revisão da produção acadêmica podem trazer contribuições importantes. |
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