Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012
http://hdl.handle.net/11449/20593
Resumo: Este artigo aborda a compreensão da avaliação no interior da implantação do Regime de Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Ao penetrar nos intrincados caminhos da realidade escolar, por meio da pesquisa qualitativa, acompanharam-se sistematicamente durante um ano escolar 4 turmas de alunos (uma de cada ano do ciclo I, ainda do Ensino Fundamental de 8 anos), nos momentos coletivos da escola: horário de trabalho pedagógico coletivo, reuniões de pais e mestres, conselhos de classe/série, eventos; e, ainda, realizaram-se entrevistas com 7 profissionais envolvidos com as turmas (5 professores, coordenadora pedagógica e diretora escolar) e com 124 alunos. Observou-se que a avaliação informal ganha forte expressão nessa nova forma de organização escolar, revelando, também, novas formas de manutenção da seletividade e da exclusão escolar. Por meio da análise das práticas avaliativas e das contribuições dos diversos atores da escola, evidencia-se a presença da seletividade escolar, mas com configuração diferenciada: a exclusão branda e/ou a eliminação adiada.
id UNSP_b03081431f734fbbbffd6d18292d3415
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/20593
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvelaEvaluation and continued progression: what reality unveilsavaliação escolarprogressão continuadaavaliação informalpolítica educacionalschool assessmentcontinued progressioninformal assessmenteducation policiesEste artigo aborda a compreensão da avaliação no interior da implantação do Regime de Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Ao penetrar nos intrincados caminhos da realidade escolar, por meio da pesquisa qualitativa, acompanharam-se sistematicamente durante um ano escolar 4 turmas de alunos (uma de cada ano do ciclo I, ainda do Ensino Fundamental de 8 anos), nos momentos coletivos da escola: horário de trabalho pedagógico coletivo, reuniões de pais e mestres, conselhos de classe/série, eventos; e, ainda, realizaram-se entrevistas com 7 profissionais envolvidos com as turmas (5 professores, coordenadora pedagógica e diretora escolar) e com 124 alunos. Observou-se que a avaliação informal ganha forte expressão nessa nova forma de organização escolar, revelando, também, novas formas de manutenção da seletividade e da exclusão escolar. Por meio da análise das práticas avaliativas e das contribuições dos diversos atores da escola, evidencia-se a presença da seletividade escolar, mas com configuração diferenciada: a exclusão branda e/ou a eliminação adiada.This paper approaches the understanding of assessment during the implementation of the Continued Progression System in the State of São Paulo (São Paulo [State], 1997). By means of qualitative research, the intricate aspects of our schooling reality were studied, with the systematic observation of four groups of students (each group from a different period of basic school, around eight years old) and the collective working moments at school, such as collective pedagogical work, meetings including teachers and parents, school councils, social events and interviews with 07 professionals (five teachers, the pedagogical coordinator and the school director) involved with the four groups with 124 students. It is observed that informal assessment is outstanding in this new school organization, also disclosing new ways of keeping school selectivity and exclusion. By analyzing these assessing practices and contributions from several school individuals, the existence of school selectivity becomes clear, although in a different way: discrete exclusion (Bourdieu & Champagne, 1998) and/or postponed elimination (Freitas, 1995).Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]2013-09-30T19:55:33Z2014-05-20T13:57:48Z2013-09-30T19:55:33Z2014-05-20T13:57:48Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article193-218application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 193-218, 2010.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/2059310.1590/S0103-73072010000300012S0103-73072010000300012S0103-73072010000300012.pdf45380181500387180000-0003-4415-0978SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:08:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:08:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
Evaluation and continued progression: what reality unveils
title Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
spellingShingle Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
avaliação escolar
progressão continuada
avaliação informal
política educacional
school assessment
continued progression
informal assessment
education policies
title_short Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
title_full Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
title_fullStr Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
title_full_unstemmed Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
title_sort Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela
author Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
author_facet Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação escolar
progressão continuada
avaliação informal
política educacional
school assessment
continued progression
informal assessment
education policies
topic avaliação escolar
progressão continuada
avaliação informal
política educacional
school assessment
continued progression
informal assessment
education policies
description Este artigo aborda a compreensão da avaliação no interior da implantação do Regime de Progressão Continuada no Estado de São Paulo. Ao penetrar nos intrincados caminhos da realidade escolar, por meio da pesquisa qualitativa, acompanharam-se sistematicamente durante um ano escolar 4 turmas de alunos (uma de cada ano do ciclo I, ainda do Ensino Fundamental de 8 anos), nos momentos coletivos da escola: horário de trabalho pedagógico coletivo, reuniões de pais e mestres, conselhos de classe/série, eventos; e, ainda, realizaram-se entrevistas com 7 profissionais envolvidos com as turmas (5 professores, coordenadora pedagógica e diretora escolar) e com 124 alunos. Observou-se que a avaliação informal ganha forte expressão nessa nova forma de organização escolar, revelando, também, novas formas de manutenção da seletividade e da exclusão escolar. Por meio da análise das práticas avaliativas e das contribuições dos diversos atores da escola, evidencia-se a presença da seletividade escolar, mas com configuração diferenciada: a exclusão branda e/ou a eliminação adiada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2013-09-30T19:55:33Z
2013-09-30T19:55:33Z
2014-05-20T13:57:48Z
2014-05-20T13:57:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 193-218, 2010.
0103-7307
http://hdl.handle.net/11449/20593
10.1590/S0103-73072010000300012
S0103-73072010000300012
S0103-73072010000300012.pdf
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300012
http://hdl.handle.net/11449/20593
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 193-218, 2010.
0103-7307
10.1590/S0103-73072010000300012
S0103-73072010000300012
S0103-73072010000300012.pdf
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193-218
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789661670670336