Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63103
Resumo: Este relato de experiência tem como ponto de partida o desenvolvimento de materiais didáticos construídos em Libras por um grupo de licenciandos do curso de Pedagogia inseridos no Programa de Residência Pedagógica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que integraram o projeto de Alfabetização da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. O relato objetiva descrever e analisar o caminhar dos residentes e suas ações voltadas para uma turma multisseriada de alunos surdos da primeira etapa do Ensino Fundamental de uma escola polo-bilíngue da cidade de Guarulhos. Todas as ações desenvolvidas se pautaram em um contato exclusivamente à distância devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Durante o primeiro módulo do programa, foram desenvolvidos cinco materiais didáticos de total autoria do grupo de residentes. Dentre os materiais confeccionados, um se destinava a um conteúdo informativo acerca dos fatores que estão diretamente ligadas à educação de sujeitos surdos no Brasil, os demais materiais didáticos eram destinados a alunos surdos da escola-campo e se apresentavam no formato audiovisual, construídos na língua de sinais. Os quatro últimos materiais confeccionados apresentaram temas específicos, tais como os cuidados com a Covid-19 e literatura infantil. A partir da análise dos recursos, foi possível elaborar uma hipótese fundamentada teoricamente acerca da relevância dos materiais tanto para a comunidade acadêmica de futuros docentes, bem como para comunidade escolar e familiar de sujeitos surdos e para a construção da aprendizagem significativa dos alunos surdos da escola-campo.
id UFSP_2b87216d8a11932168066ceb84e30e52
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63103
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESPCreative Process of Didactic Materials: Report of the experience of the Capes Pedagogical Residency Program at UNIFESP.Programa de Residência Pedagógica da CapesMateriais didáticosLibrasAlunos surdosEducação bilíngue de surdosEste relato de experiência tem como ponto de partida o desenvolvimento de materiais didáticos construídos em Libras por um grupo de licenciandos do curso de Pedagogia inseridos no Programa de Residência Pedagógica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que integraram o projeto de Alfabetização da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. O relato objetiva descrever e analisar o caminhar dos residentes e suas ações voltadas para uma turma multisseriada de alunos surdos da primeira etapa do Ensino Fundamental de uma escola polo-bilíngue da cidade de Guarulhos. Todas as ações desenvolvidas se pautaram em um contato exclusivamente à distância devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Durante o primeiro módulo do programa, foram desenvolvidos cinco materiais didáticos de total autoria do grupo de residentes. Dentre os materiais confeccionados, um se destinava a um conteúdo informativo acerca dos fatores que estão diretamente ligadas à educação de sujeitos surdos no Brasil, os demais materiais didáticos eram destinados a alunos surdos da escola-campo e se apresentavam no formato audiovisual, construídos na língua de sinais. Os quatro últimos materiais confeccionados apresentaram temas específicos, tais como os cuidados com a Covid-19 e literatura infantil. A partir da análise dos recursos, foi possível elaborar uma hipótese fundamentada teoricamente acerca da relevância dos materiais tanto para a comunidade acadêmica de futuros docentes, bem como para comunidade escolar e familiar de sujeitos surdos e para a construção da aprendizagem significativa dos alunos surdos da escola-campo.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGarrutti de Lourenço, Érica AparecidaCoelho, Larissa Daniele de Jesushttp://lattes.cnpq.br/6811657827420865http://lattes.cnpq.br/6006817586830268http://lattes.cnpq.br/5821507197450965Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP]2022-02-23T16:29:25Z2022-02-23T16:29:25Z2022-02-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion96 f.application/pdfSAVEDRA, Bruna Oliveira. PROCESSO CRIATIVO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP. 2022, 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/63103porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T17:01:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63103Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T17:01:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
Creative Process of Didactic Materials: Report of the experience of the Capes Pedagogical Residency Program at UNIFESP.
title Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
spellingShingle Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP]
Programa de Residência Pedagógica da Capes
Materiais didáticos
Libras
Alunos surdos
Educação bilíngue de surdos
title_short Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
title_full Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
title_fullStr Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
title_full_unstemmed Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
title_sort Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
author Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP]
author_facet Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garrutti de Lourenço, Érica Aparecida
Coelho, Larissa Daniele de Jesus
http://lattes.cnpq.br/6811657827420865
http://lattes.cnpq.br/6006817586830268
http://lattes.cnpq.br/5821507197450965
dc.contributor.author.fl_str_mv Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Residência Pedagógica da Capes
Materiais didáticos
Libras
Alunos surdos
Educação bilíngue de surdos
topic Programa de Residência Pedagógica da Capes
Materiais didáticos
Libras
Alunos surdos
Educação bilíngue de surdos
description Este relato de experiência tem como ponto de partida o desenvolvimento de materiais didáticos construídos em Libras por um grupo de licenciandos do curso de Pedagogia inseridos no Programa de Residência Pedagógica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que integraram o projeto de Alfabetização da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. O relato objetiva descrever e analisar o caminhar dos residentes e suas ações voltadas para uma turma multisseriada de alunos surdos da primeira etapa do Ensino Fundamental de uma escola polo-bilíngue da cidade de Guarulhos. Todas as ações desenvolvidas se pautaram em um contato exclusivamente à distância devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Durante o primeiro módulo do programa, foram desenvolvidos cinco materiais didáticos de total autoria do grupo de residentes. Dentre os materiais confeccionados, um se destinava a um conteúdo informativo acerca dos fatores que estão diretamente ligadas à educação de sujeitos surdos no Brasil, os demais materiais didáticos eram destinados a alunos surdos da escola-campo e se apresentavam no formato audiovisual, construídos na língua de sinais. Os quatro últimos materiais confeccionados apresentaram temas específicos, tais como os cuidados com a Covid-19 e literatura infantil. A partir da análise dos recursos, foi possível elaborar uma hipótese fundamentada teoricamente acerca da relevância dos materiais tanto para a comunidade acadêmica de futuros docentes, bem como para comunidade escolar e familiar de sujeitos surdos e para a construção da aprendizagem significativa dos alunos surdos da escola-campo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-23T16:29:25Z
2022-02-23T16:29:25Z
2022-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAVEDRA, Bruna Oliveira. PROCESSO CRIATIVO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP. 2022, 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
https://hdl.handle.net/11600/63103
identifier_str_mv SAVEDRA, Bruna Oliveira. PROCESSO CRIATIVO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP. 2022, 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
url https://hdl.handle.net/11600/63103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268406504882176