Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63103 |
Resumo: | Este relato de experiência tem como ponto de partida o desenvolvimento de materiais didáticos construídos em Libras por um grupo de licenciandos do curso de Pedagogia inseridos no Programa de Residência Pedagógica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que integraram o projeto de Alfabetização da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. O relato objetiva descrever e analisar o caminhar dos residentes e suas ações voltadas para uma turma multisseriada de alunos surdos da primeira etapa do Ensino Fundamental de uma escola polo-bilíngue da cidade de Guarulhos. Todas as ações desenvolvidas se pautaram em um contato exclusivamente à distância devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Durante o primeiro módulo do programa, foram desenvolvidos cinco materiais didáticos de total autoria do grupo de residentes. Dentre os materiais confeccionados, um se destinava a um conteúdo informativo acerca dos fatores que estão diretamente ligadas à educação de sujeitos surdos no Brasil, os demais materiais didáticos eram destinados a alunos surdos da escola-campo e se apresentavam no formato audiovisual, construídos na língua de sinais. Os quatro últimos materiais confeccionados apresentaram temas específicos, tais como os cuidados com a Covid-19 e literatura infantil. A partir da análise dos recursos, foi possível elaborar uma hipótese fundamentada teoricamente acerca da relevância dos materiais tanto para a comunidade acadêmica de futuros docentes, bem como para comunidade escolar e familiar de sujeitos surdos e para a construção da aprendizagem significativa dos alunos surdos da escola-campo. |
id |
UFSP_2b87216d8a11932168066ceb84e30e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63103 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESPCreative Process of Didactic Materials: Report of the experience of the Capes Pedagogical Residency Program at UNIFESP.Programa de Residência Pedagógica da CapesMateriais didáticosLibrasAlunos surdosEducação bilíngue de surdosEste relato de experiência tem como ponto de partida o desenvolvimento de materiais didáticos construídos em Libras por um grupo de licenciandos do curso de Pedagogia inseridos no Programa de Residência Pedagógica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que integraram o projeto de Alfabetização da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. O relato objetiva descrever e analisar o caminhar dos residentes e suas ações voltadas para uma turma multisseriada de alunos surdos da primeira etapa do Ensino Fundamental de uma escola polo-bilíngue da cidade de Guarulhos. Todas as ações desenvolvidas se pautaram em um contato exclusivamente à distância devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Durante o primeiro módulo do programa, foram desenvolvidos cinco materiais didáticos de total autoria do grupo de residentes. Dentre os materiais confeccionados, um se destinava a um conteúdo informativo acerca dos fatores que estão diretamente ligadas à educação de sujeitos surdos no Brasil, os demais materiais didáticos eram destinados a alunos surdos da escola-campo e se apresentavam no formato audiovisual, construídos na língua de sinais. Os quatro últimos materiais confeccionados apresentaram temas específicos, tais como os cuidados com a Covid-19 e literatura infantil. A partir da análise dos recursos, foi possível elaborar uma hipótese fundamentada teoricamente acerca da relevância dos materiais tanto para a comunidade acadêmica de futuros docentes, bem como para comunidade escolar e familiar de sujeitos surdos e para a construção da aprendizagem significativa dos alunos surdos da escola-campo.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGarrutti de Lourenço, Érica AparecidaCoelho, Larissa Daniele de Jesushttp://lattes.cnpq.br/6811657827420865http://lattes.cnpq.br/6006817586830268http://lattes.cnpq.br/5821507197450965Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP]2022-02-23T16:29:25Z2022-02-23T16:29:25Z2022-02-16info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion96 f.application/pdfSAVEDRA, Bruna Oliveira. PROCESSO CRIATIVO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP. 2022, 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://hdl.handle.net/11600/63103porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T17:01:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63103Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T17:01:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP Creative Process of Didactic Materials: Report of the experience of the Capes Pedagogical Residency Program at UNIFESP. |
title |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP |
spellingShingle |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP] Programa de Residência Pedagógica da Capes Materiais didáticos Libras Alunos surdos Educação bilíngue de surdos |
title_short |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP |
title_full |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP |
title_fullStr |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP |
title_full_unstemmed |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP |
title_sort |
Processo Criativo de Materiais didáticos: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP |
author |
Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP] |
author_facet |
Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garrutti de Lourenço, Érica Aparecida Coelho, Larissa Daniele de Jesus http://lattes.cnpq.br/6811657827420865 http://lattes.cnpq.br/6006817586830268 http://lattes.cnpq.br/5821507197450965 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Savedra, Bruna Oliveira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Residência Pedagógica da Capes Materiais didáticos Libras Alunos surdos Educação bilíngue de surdos |
topic |
Programa de Residência Pedagógica da Capes Materiais didáticos Libras Alunos surdos Educação bilíngue de surdos |
description |
Este relato de experiência tem como ponto de partida o desenvolvimento de materiais didáticos construídos em Libras por um grupo de licenciandos do curso de Pedagogia inseridos no Programa de Residência Pedagógica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que integraram o projeto de Alfabetização da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. O relato objetiva descrever e analisar o caminhar dos residentes e suas ações voltadas para uma turma multisseriada de alunos surdos da primeira etapa do Ensino Fundamental de uma escola polo-bilíngue da cidade de Guarulhos. Todas as ações desenvolvidas se pautaram em um contato exclusivamente à distância devido ao contexto da pandemia de Covid-19. Durante o primeiro módulo do programa, foram desenvolvidos cinco materiais didáticos de total autoria do grupo de residentes. Dentre os materiais confeccionados, um se destinava a um conteúdo informativo acerca dos fatores que estão diretamente ligadas à educação de sujeitos surdos no Brasil, os demais materiais didáticos eram destinados a alunos surdos da escola-campo e se apresentavam no formato audiovisual, construídos na língua de sinais. Os quatro últimos materiais confeccionados apresentaram temas específicos, tais como os cuidados com a Covid-19 e literatura infantil. A partir da análise dos recursos, foi possível elaborar uma hipótese fundamentada teoricamente acerca da relevância dos materiais tanto para a comunidade acadêmica de futuros docentes, bem como para comunidade escolar e familiar de sujeitos surdos e para a construção da aprendizagem significativa dos alunos surdos da escola-campo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-23T16:29:25Z 2022-02-23T16:29:25Z 2022-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SAVEDRA, Bruna Oliveira. PROCESSO CRIATIVO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP. 2022, 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022. https://hdl.handle.net/11600/63103 |
identifier_str_mv |
SAVEDRA, Bruna Oliveira. PROCESSO CRIATIVO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: Relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica da Capes na UNIFESP. 2022, 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
96 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268406504882176 |