O ensino remoto emergencial e a exclusão digital em tempos de pandemia de COVID-19: a perspectiva do coordenador de gestão pedagógica sobre as políticas públicas de inclusão digital da rede estadual de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Silvia Cristina Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71335
Resumo: A presente tese de doutorado em Educação, de abordagem qualitativa, consubstancia-­se como estudo de caso do tipo educacional. A pesquisa tem por objetivo compreender em que medida a exclusão digital de estudantes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC­SP), durante as aulas remotas na pandemia de Covid­19, contribuiu para o agravamento das desigualdades educacional e social e se as políticas de inclusão digital da SEDUC-­SP conseguiram mitigar os danos causados pela suspensão das aulas presenciais, de março de 2020 a dezembro de 2021. A pesquisa centra atenção no Ensino Médio. Foram selecionados para participar da pesquisa os educadores que atuam como Coordenador Geral Pedagógico (CGP), tendo em vista que este profissional tem uma visão global da escola. O quadro teórico ergue­se em meio aos seguintes eixos temáticos: 1) Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial; 2) Exclusão Digital (como fator de aprofundamento da exclusão social); 3) Políticas Públicas de inclusão digital na educação. A pesquisa vale­se dos seguintes instrumentos de produção de dados: 1) Censos e as políticas públicas de inclusão digital da SEDUC­SP; 2) Questionário online estruturado; 3) Entrevista presencial semiestruturada. Quanto às formas de análise, foram desenvolvidas: a) análise documental; b) análise estatística descritiva dos dados objetivos; c) análise de conteúdo dos depoimentos dos participantes. Os achados da pesquisa sugerem que: a) para mitigar a exclusão digital dos estudantes em tela, não basta disponibilizar equipamentos e conexão à Internet; b) é imprescindível implementar ações coordenadas ­ nos âmbitos municipal, estadual e federal ­ para assegurar uma inclusão efetiva e abrangente; c) as políticas públicas são vitais para o delineamento de estratégias orgânicas e coordenadas que contemplem não apenas o acesso às tecnologias, mas considerem as disparidades socioeconômicas, a fim de promover uma inclusão educacional plena e equitativa.
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spelling O ensino remoto emergencial e a exclusão digital em tempos de pandemia de COVID-19: a perspectiva do coordenador de gestão pedagógica sobre as políticas públicas de inclusão digital da rede estadual de São PauloEmergency remote education and digital exclusion in times of the Covid-19 pandemic: the perspective of the pedagogical management coordinator on the digital inclusion policies of the São Paulo state networkEnsino remoto emergencialExclusão digitalPandemia Covid-19Políticas públicas para educaçãoCoordenador de gestão pedagógicaA presente tese de doutorado em Educação, de abordagem qualitativa, consubstancia-­se como estudo de caso do tipo educacional. A pesquisa tem por objetivo compreender em que medida a exclusão digital de estudantes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC­SP), durante as aulas remotas na pandemia de Covid­19, contribuiu para o agravamento das desigualdades educacional e social e se as políticas de inclusão digital da SEDUC-­SP conseguiram mitigar os danos causados pela suspensão das aulas presenciais, de março de 2020 a dezembro de 2021. A pesquisa centra atenção no Ensino Médio. Foram selecionados para participar da pesquisa os educadores que atuam como Coordenador Geral Pedagógico (CGP), tendo em vista que este profissional tem uma visão global da escola. O quadro teórico ergue­se em meio aos seguintes eixos temáticos: 1) Educação a Distância e Ensino Remoto Emergencial; 2) Exclusão Digital (como fator de aprofundamento da exclusão social); 3) Políticas Públicas de inclusão digital na educação. A pesquisa vale­se dos seguintes instrumentos de produção de dados: 1) Censos e as políticas públicas de inclusão digital da SEDUC­SP; 2) Questionário online estruturado; 3) Entrevista presencial semiestruturada. Quanto às formas de análise, foram desenvolvidas: a) análise documental; b) análise estatística descritiva dos dados objetivos; c) análise de conteúdo dos depoimentos dos participantes. Os achados da pesquisa sugerem que: a) para mitigar a exclusão digital dos estudantes em tela, não basta disponibilizar equipamentos e conexão à Internet; b) é imprescindível implementar ações coordenadas ­ nos âmbitos municipal, estadual e federal ­ para assegurar uma inclusão efetiva e abrangente; c) as políticas públicas são vitais para o delineamento de estratégias orgânicas e coordenadas que contemplem não apenas o acesso às tecnologias, mas considerem as disparidades socioeconômicas, a fim de promover uma inclusão educacional plena e equitativa.This doctoral thesis in Education is an educational case study developed under the qualitative approach. The research wants to understand if the digital exclusion of students from the São Paulo State Department of Education (SEDUC­SP), during the period of remote classes, in the Covid­19 pandemic, contributed to the worsening of educational and social inequalities and if education policies digital inclusion of SEDUC­SP managed to mitigate the damage caused by the suspension of in­person classes, from March 2020 to December 2021. The research focuses attention on High School. The participants are the General Pedagogical Coordinator (CGP), considering that this professional has a global vision of the school. The theoretical framework arises from the following thematic axes: 1) Distance Education and Emergency Remote Teaching; 2) Digital Exclusion (as a factor in deepening social exclusion); 4) Public policies for digital inclusion in education. The research uses the following data production instruments: 1) Censuses and Public Education Policies of Digital Inclusion; 2) Structured online questionnaire; 3) Semi­structured face­to­face interview. As for the forms of analysis: a) document analysis; b) descriptive statistical analysis of objective data; c) content analysis of participants’ statements. The research findings suggest that: a) to mitigate the digital exclusion of students, it is not enough to provide equipment and Internet connection; b) it is essential to implement coordinated actions ­ at the municipal, state and federal levels – to ensure effective inclusion; c) public policies are vital for outlining organic and coordinated strategies that not only address access to technologies, but also consider socioeconomic disparities, in order to promote full and equitable educational inclusion.Esta tesis doctoral en Educación es un estudio de caso educativo desarrollado con un enfoque cualitativo. La investigación tiene como objetivo comprender en qué medida la exclusión digital de los estudiantes de la Secretaría de Educación del Estado de São Paulo (SEDUC­-SP), durante las clases remotas en la pandemia de Covid­19, contribuyó al agravamiento de las desigualdades educativas y sociales y si las políticas de inclusión digital de la SEDUC­SP lograron mitigar los daños causados por la suspensión de clases presenciales, de marzo de 2020 a diciembre de 2021. La investigación centra la atención en la Educación Media. Los participantes de la investigación son el Coordinador General Pedagógico (CGP), considerando que este profesional tiene una visión global de la escuela. El marco teórico se fundamenta en los siguientes ejes temáticos: 1) Educación a Distancia y Enseñanza Remota de Emergencia; 2) Exclusión Digital (como factor de profundización de la exclusión social); 4) Políticas públicas para la inclusión digital en la educación. La investigación utiliza los siguientes instrumentos de producción de datos: 1) Censos y las Políticas Públicas de Inclusión Digital; 2) Cuestionario estructurado en línea; 3) Entrevista presencial semiestructurada. Las formas de análisis desarrolladas son las siguientes: a) análisis de documentos; b) análisis estadístico descriptivo de datos objetivos; c) análisis de contenido de las declaraciones de los participantes. Los hallazgos de la investigación sugieren que: a) para mitigar la exclusión digital de los estudiantes, no basta proporcionar equipos y conexión a Internet; b) es fundamental implementar acciones coordinadas – a nivel municipal, estatal y federal ­ para asegurar una inclusión efectiva e integral; c) las políticas públicas son vitales para trazar estrategias orgánicas y coordinadas que no sólo aborden el acceso a las tecnologías, sino que también consideren las disparidades socioeconómicas, con el fin de promover la inclusión educativa plena y equitativa.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloPesce, Lucila Maria Pesce de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4867232275873194http://lattes.cnpq.br/8754697238649608Nogueira, Silvia Cristina Gomes2024-07-03T18:12:11Z2024-07-03T18:12:11Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion294 f.application/pdfNogueira, Silvia Cristina Gomes ; Pesce, Lucilahttps://hdl.handle.net/11600/71335porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:49:26Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71335Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:49:26Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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