Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013 |
Resumo: | O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na periferia da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: pedacinho (im)praticante, pedacinho ativo e pedacinho flutuante. Embora diferentes, os três pedacinhos elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro. |
id |
UFSP_317cf61abb6dab067d4b25781b42f19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/8524 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]Daolio, JocimarUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)2015-06-14T13:47:14Z2015-06-14T13:47:14Z2014-08-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013S0103-73072014000200013.pdfS0103-7307201400020001310.1590/S0103-73072014000200013O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na periferia da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: pedacinho (im)praticante, pedacinho ativo e pedacinho flutuante. Embora diferentes, os três pedacinhos elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the periphery of the sports' court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Estadual de CampinasUNIFESPSciELO237-254porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-PosiçõesEducação FísicaescolaculturasociabilidadePhysical EducationschoolculturesociabilityNa periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escolaAt the court's periphery: physical education, culture and sociability in schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072014000200013.pdfapplication/pdf515063${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8524/1/S0103-73072014000200013.pdfd72932fd4ba99d58b5bb16fc4d3b8183MD51open accessTEXTS0103-73072014000200013.pdf.txtS0103-73072014000200013.pdf.txtExtracted texttext/plain43507${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8524/2/S0103-73072014000200013.pdf.txtfcf75e1a8e00d57603037d9fc7dd46d3MD52open access11600/85242015-08-30 11:42:38.799open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8524Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652015-08-30T14:42:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
At the court's periphery: physical education, culture and sociability in school |
title |
Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola |
spellingShingle |
Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP] Educação Física escola cultura sociabilidade Physical Education school culture sociability |
title_short |
Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola |
title_full |
Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola |
title_fullStr |
Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola |
title_full_unstemmed |
Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola |
title_sort |
Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola |
author |
Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP] |
author_facet |
Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP] Daolio, Jocimar |
author_role |
author |
author2 |
Daolio, Jocimar |
author2_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP] Daolio, Jocimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escola cultura sociabilidade |
topic |
Educação Física escola cultura sociabilidade Physical Education school culture sociability |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical Education school culture sociability |
description |
O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na periferia da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: pedacinho (im)praticante, pedacinho ativo e pedacinho flutuante. Embora diferentes, os três pedacinhos elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:47:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:47:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-7307 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-73072014000200013.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-73072014000200013 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-73072014000200013 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014. 0103-7307 S0103-73072014000200013.pdf S0103-73072014000200013 10.1590/S0103-73072014000200013 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
237-254 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8524/1/S0103-73072014000200013.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8524/2/S0103-73072014000200013.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d72932fd4ba99d58b5bb16fc4d3b8183 fcf75e1a8e00d57603037d9fc7dd46d3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764119557799936 |