Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028128 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59638 |
Resumo: | Os estudos ao qual me propus nesta dissertação visam analisar as atuais intermitências da disciplina de Filosofia no currículo do Estado de São Paulo, verificando se esta é de fato uma propagadora de certos ideais de competências socioemocionais ou afetivas e sociais do adolescente, principalmente sob o aspecto moral no âmbito escolar. Assim sendo, esta dissertação tem por principal objetivo fazer uma pesquisa qualitativa de campo, levantando por meio de rodas de conversa e entrevista semi-estruturada/vídeo como os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo se envolvem com as situações de aprendizagem com os temas de liberdade e felicidade a eles apresentados durante as aulas de filosofia e se analisam/consideram a relevância de tais conhecimentos para a construção das suas decisões diante o mercado de trabalho, numa esfera existencial e psicossomática. Deste modo, realizou-se a partir do referencial teórico consultado/estudado, uma pesquisa de campo com alunos da 3ª série do Ensino Médio (último ano dos 12 anos exigidos pelo Estado) e seus professores de filosofia, além de depoimentos (em vídeo), nos quais os participantes puderam expor suas perspectivas e anseios diante a situação existencial vivente. |
id |
UFSP_32de03784292a0faf66cdfa10a54f7df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/59638 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP]2021-01-19T16:34:11Z2021-01-19T16:34:11Z2019-06-28https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028128https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59638FABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdfOs estudos ao qual me propus nesta dissertação visam analisar as atuais intermitências da disciplina de Filosofia no currículo do Estado de São Paulo, verificando se esta é de fato uma propagadora de certos ideais de competências socioemocionais ou afetivas e sociais do adolescente, principalmente sob o aspecto moral no âmbito escolar. Assim sendo, esta dissertação tem por principal objetivo fazer uma pesquisa qualitativa de campo, levantando por meio de rodas de conversa e entrevista semi-estruturada/vídeo como os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo se envolvem com as situações de aprendizagem com os temas de liberdade e felicidade a eles apresentados durante as aulas de filosofia e se analisam/consideram a relevância de tais conhecimentos para a construção das suas decisões diante o mercado de trabalho, numa esfera existencial e psicossomática. Deste modo, realizou-se a partir do referencial teórico consultado/estudado, uma pesquisa de campo com alunos da 3ª série do Ensino Médio (último ano dos 12 anos exigidos pelo Estado) e seus professores de filosofia, além de depoimentos (em vídeo), nos quais os participantes puderam expor suas perspectivas e anseios diante a situação existencial vivente.The studies that I proposed in this dissertation aim to analyze the current intermittency of the discipline of Philosophy in the curriculum of the State of São Paulo, verifying if it is in fact a propagator of certain ideals of socioemotional or affective and social competences of the adolescent, mainly in the moral aspect in the school environment. Thus, this dissertation has as a main objective to make a qualitative field research through round table conversations and semi-structured interviews or video interviews, seeking to bring into light how students become involved with learning situations on the themes of freedom and happiness which are presented to them during Philosophy classes, analyzing and considering the relevance of such knowledge on their decision-making skills in the labor market, in an existential and psychosomatic sphere.In this way, a field research was carried out using the consulted and studied theoretical reference as a basis, with students from the 3rd grade of High School (last year of the 12 years required by the State) and their philosophy teachers, as well as testimonies (on video), in which the participants were able to expose their perspectives and desires within their current existential situation.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)141 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Currículo De Filosofia Do Estado De São PauloMercado De TrabalhoEnsino De FilosofiaEnsino MédioCurriculum Of Philosophy Of The State Of São PauloJob MarketTeaching PhilosophyHigh SchoolPercepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação, Estado, TrabalhoORIGINALFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdfapplication/pdf4144264${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/1/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf20700f5551cfdcc22fbc6c1802e91381MD51open accessTEXTFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf.txtFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf.txtExtracted texttext/plain314030${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/5/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf.txt421844312aa4060188e2a5fd52458f85MD55open accessTHUMBNAILFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf.jpgFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4102${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/7/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf.jpgcd122093d53298ed3cf86785e8f77f61MD57open access11600/596382023-05-15 10:33:38.191open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59638Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:33:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo |
title |
Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP] Currículo De Filosofia Do Estado De São Paulo Mercado De Trabalho Ensino De Filosofia Ensino Médio Curriculum Of Philosophy Of The State Of São Paulo Job Market Teaching Philosophy High School |
title_short |
Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo |
title_full |
Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo |
title_sort |
Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo |
author |
Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP] |
author_facet |
Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo De Filosofia Do Estado De São Paulo Mercado De Trabalho Ensino De Filosofia Ensino Médio |
topic |
Currículo De Filosofia Do Estado De São Paulo Mercado De Trabalho Ensino De Filosofia Ensino Médio Curriculum Of Philosophy Of The State Of São Paulo Job Market Teaching Philosophy High School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Of Philosophy Of The State Of São Paulo Job Market Teaching Philosophy High School |
description |
Os estudos ao qual me propus nesta dissertação visam analisar as atuais intermitências da disciplina de Filosofia no currículo do Estado de São Paulo, verificando se esta é de fato uma propagadora de certos ideais de competências socioemocionais ou afetivas e sociais do adolescente, principalmente sob o aspecto moral no âmbito escolar. Assim sendo, esta dissertação tem por principal objetivo fazer uma pesquisa qualitativa de campo, levantando por meio de rodas de conversa e entrevista semi-estruturada/vídeo como os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo se envolvem com as situações de aprendizagem com os temas de liberdade e felicidade a eles apresentados durante as aulas de filosofia e se analisam/consideram a relevância de tais conhecimentos para a construção das suas decisões diante o mercado de trabalho, numa esfera existencial e psicossomática. Deste modo, realizou-se a partir do referencial teórico consultado/estudado, uma pesquisa de campo com alunos da 3ª série do Ensino Médio (último ano dos 12 anos exigidos pelo Estado) e seus professores de filosofia, além de depoimentos (em vídeo), nos quais os participantes puderam expor suas perspectivas e anseios diante a situação existencial vivente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-19T16:34:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-19T16:34:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028128 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59638 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
FABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028128 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59638 |
identifier_str_mv |
FABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/1/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/5/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/7/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20700f5551cfdcc22fbc6c1802e91381 421844312aa4060188e2a5fd52458f85 cd122093d53298ed3cf86785e8f77f61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764158464163840 |