Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028128
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59638
Resumo: Os estudos ao qual me propus nesta dissertação visam analisar as atuais intermitências da disciplina de Filosofia no currículo do Estado de São Paulo, verificando se esta é de fato uma propagadora de certos ideais de competências socioemocionais ou afetivas e sociais do adolescente, principalmente sob o aspecto moral no âmbito escolar. Assim sendo, esta dissertação tem por principal objetivo fazer uma pesquisa qualitativa de campo, levantando por meio de rodas de conversa e entrevista semi-estruturada/vídeo como os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo se envolvem com as situações de aprendizagem com os temas de liberdade e felicidade a eles apresentados durante as aulas de filosofia e se analisam/consideram a relevância de tais conhecimentos para a construção das suas decisões diante o mercado de trabalho, numa esfera existencial e psicossomática. Deste modo, realizou-se a partir do referencial teórico consultado/estudado, uma pesquisa de campo com alunos da 3ª série do Ensino Médio (último ano dos 12 anos exigidos pelo Estado) e seus professores de filosofia, além de depoimentos (em vídeo), nos quais os participantes puderam expor suas perspectivas e anseios diante a situação existencial vivente.
id UFSP_32de03784292a0faf66cdfa10a54f7df
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/59638
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP]2021-01-19T16:34:11Z2021-01-19T16:34:11Z2019-06-28https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028128https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59638FABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdfOs estudos ao qual me propus nesta dissertação visam analisar as atuais intermitências da disciplina de Filosofia no currículo do Estado de São Paulo, verificando se esta é de fato uma propagadora de certos ideais de competências socioemocionais ou afetivas e sociais do adolescente, principalmente sob o aspecto moral no âmbito escolar. Assim sendo, esta dissertação tem por principal objetivo fazer uma pesquisa qualitativa de campo, levantando por meio de rodas de conversa e entrevista semi-estruturada/vídeo como os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo se envolvem com as situações de aprendizagem com os temas de liberdade e felicidade a eles apresentados durante as aulas de filosofia e se analisam/consideram a relevância de tais conhecimentos para a construção das suas decisões diante o mercado de trabalho, numa esfera existencial e psicossomática. Deste modo, realizou-se a partir do referencial teórico consultado/estudado, uma pesquisa de campo com alunos da 3ª série do Ensino Médio (último ano dos 12 anos exigidos pelo Estado) e seus professores de filosofia, além de depoimentos (em vídeo), nos quais os participantes puderam expor suas perspectivas e anseios diante a situação existencial vivente.The studies that I proposed in this dissertation aim to analyze the current intermittency of the discipline of Philosophy in the curriculum of the State of São Paulo, verifying if it is in fact a propagator of certain ideals of socioemotional or affective and social competences of the adolescent, mainly in the moral aspect in the school environment. Thus, this dissertation has as a main objective to make a qualitative field research through round table conversations and semi-structured interviews or video interviews, seeking to bring into light how students become involved with learning situations on the themes of freedom and happiness which are presented to them during Philosophy classes, analyzing and considering the relevance of such knowledge on their decision-making skills in the labor market, in an existential and psychosomatic sphere.In this way, a field research was carried out using the consulted and studied theoretical reference as a basis, with students from the 3rd grade of High School (last year of the 12 years required by the State) and their philosophy teachers, as well as testimonies (on video), in which the participants were able to expose their perspectives and desires within their current existential situation.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)141 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Currículo De Filosofia Do Estado De São PauloMercado De TrabalhoEnsino De FilosofiaEnsino MédioCurriculum Of Philosophy Of The State Of São PauloJob MarketTeaching PhilosophyHigh SchoolPercepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação, Estado, TrabalhoORIGINALFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdfapplication/pdf4144264${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/1/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf20700f5551cfdcc22fbc6c1802e91381MD51open accessTEXTFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf.txtFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf.txtExtracted texttext/plain314030${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/5/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf.txt421844312aa4060188e2a5fd52458f85MD55open accessTHUMBNAILFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf.jpgFABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4102${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/7/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf.jpgcd122093d53298ed3cf86785e8f77f61MD57open access11600/596382023-05-15 10:33:38.191open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59638Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:33:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
title Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
spellingShingle Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP]
Currículo De Filosofia Do Estado De São Paulo
Mercado De Trabalho
Ensino De Filosofia
Ensino Médio
Curriculum Of Philosophy Of The State Of São Paulo
Job Market
Teaching Philosophy
High School
title_short Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
title_full Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
title_fullStr Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
title_sort Percepções existenciais: Liberdade, trabalho e felicidade nas aulas e currículo de Filosofia do Estado de São Paulo
author Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP]
author_facet Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Fabiane Malvestiti [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP]
contributor_str_mv Abreu, Claudia Barcelos De Moura [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo De Filosofia Do Estado De São Paulo
Mercado De Trabalho
Ensino De Filosofia
Ensino Médio
topic Currículo De Filosofia Do Estado De São Paulo
Mercado De Trabalho
Ensino De Filosofia
Ensino Médio
Curriculum Of Philosophy Of The State Of São Paulo
Job Market
Teaching Philosophy
High School
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum Of Philosophy Of The State Of São Paulo
Job Market
Teaching Philosophy
High School
description Os estudos ao qual me propus nesta dissertação visam analisar as atuais intermitências da disciplina de Filosofia no currículo do Estado de São Paulo, verificando se esta é de fato uma propagadora de certos ideais de competências socioemocionais ou afetivas e sociais do adolescente, principalmente sob o aspecto moral no âmbito escolar. Assim sendo, esta dissertação tem por principal objetivo fazer uma pesquisa qualitativa de campo, levantando por meio de rodas de conversa e entrevista semi-estruturada/vídeo como os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo se envolvem com as situações de aprendizagem com os temas de liberdade e felicidade a eles apresentados durante as aulas de filosofia e se analisam/consideram a relevância de tais conhecimentos para a construção das suas decisões diante o mercado de trabalho, numa esfera existencial e psicossomática. Deste modo, realizou-se a partir do referencial teórico consultado/estudado, uma pesquisa de campo com alunos da 3ª série do Ensino Médio (último ano dos 12 anos exigidos pelo Estado) e seus professores de filosofia, além de depoimentos (em vídeo), nos quais os participantes puderam expor suas perspectivas e anseios diante a situação existencial vivente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-19T16:34:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-19T16:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028128
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59638
dc.identifier.file.none.fl_str_mv FABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028128
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59638
identifier_str_mv FABIANE MALVESTITI GABRIEL.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/1/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/5/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59638/7/FABIANE%20MALVESTITI%20GABRIEL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 20700f5551cfdcc22fbc6c1802e91381
421844312aa4060188e2a5fd52458f85
cd122093d53298ed3cf86785e8f77f61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764158464163840