Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729540 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59522 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo da História local como abordagem metodológica no ensino de história. Partindo da necessidade pedagógica vivenciada na escola de Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo, especificamente, do município de Areias, região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba paulista. A temática escolhida para ser analisada e desenvolvida em sala de aula, foi a cultura caipira. De acordo com a concepção teórico- metodológica adotada aqui, é importante se trabalhar com projetos de História local no ensino de história, como estratégia alternativa ao currículo prescrito do Estado de São Paulo. A cultura caipira foi escolhida como tema, pois, trata-se de um assunto presente no imaginário e nas representações cotidianas dos vale paraibanos, especialmente, dos que vivem na região rural denominada Vale Histórico. Região onde a cultura caipira se preserva e resiste, em contraste com o avanço da produção industrial, do capital e da globalização. Vamos perceber com esse trabalho que as várias temporalidades locais e culturais se sobrepõem, e preservam as identidades culturais e locais. Estudar a antiga cidade literária de Monteiro Lobato, Oblivion (Areias), a cidade do Jéca Tatú, me fez uma professora-pesquisadora, afinal, propus trabalhar com a cultura caipira local com meus alunos do Ensino Médio, mas, diante da carência de pesquisas e informações sobre o assunto, tive a necessidade de me debruçar na história local e inserir meus alunos nessas investigações. Essa prática pedagógica transformou o ensino de história em algo mais instigante, prazeroso, vivo e próximo da realidade regional e cultural dos alunos. Aproximou as habilidades e conteúdos prescritos pelos currículos à realidade vivida pelo alunado. |
id |
UFSP_3b02aa4b3fe0acb7ce9aa5f05c724306 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/59522 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Paiva, Rafaela Molina De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nemi, Ana Lucia Lana [UNIFESP]2021-01-19T16:32:31Z2021-01-19T16:32:31Z2019-02-28https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729540https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59522RAFAELA MOLINA DE PAIVA.pdfO presente trabalho é um estudo da História local como abordagem metodológica no ensino de história. Partindo da necessidade pedagógica vivenciada na escola de Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo, especificamente, do município de Areias, região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba paulista. A temática escolhida para ser analisada e desenvolvida em sala de aula, foi a cultura caipira. De acordo com a concepção teórico- metodológica adotada aqui, é importante se trabalhar com projetos de História local no ensino de história, como estratégia alternativa ao currículo prescrito do Estado de São Paulo. A cultura caipira foi escolhida como tema, pois, trata-se de um assunto presente no imaginário e nas representações cotidianas dos vale paraibanos, especialmente, dos que vivem na região rural denominada Vale Histórico. Região onde a cultura caipira se preserva e resiste, em contraste com o avanço da produção industrial, do capital e da globalização. Vamos perceber com esse trabalho que as várias temporalidades locais e culturais se sobrepõem, e preservam as identidades culturais e locais. Estudar a antiga cidade literária de Monteiro Lobato, Oblivion (Areias), a cidade do Jéca Tatú, me fez uma professora-pesquisadora, afinal, propus trabalhar com a cultura caipira local com meus alunos do Ensino Médio, mas, diante da carência de pesquisas e informações sobre o assunto, tive a necessidade de me debruçar na história local e inserir meus alunos nessas investigações. Essa prática pedagógica transformou o ensino de história em algo mais instigante, prazeroso, vivo e próximo da realidade regional e cultural dos alunos. Aproximou as habilidades e conteúdos prescritos pelos currículos à realidade vivida pelo alunado.The present work is a study of local history as a methodological approach in the teaching of history. Starting from the pedagogical necessity lived in the middle school of the interior of the State of São Paulo, specifically, of the municipality of Areias, Serra da Bocaina region, in the Paraíba Valley of São Paulo. The theme chosen to be analyzed and developed in the classroom was the country culture. According to the theoretical-methodological conception adopted here, it is important to work with local history projects in the teaching of history as an alternative strategy to the prescribed curriculum of the State of São Paulo. Caipira culture was chosen as a theme, since it is a subject present in the imaginary and daily representations of the Paraíba Valley, especially those living in the rural region called the Historical Valley. Region where the country's culture is preserved and resists, in contrast to the advance of industrial production, capital and globalization. Let us realize with this work that the various local and cultural temporalities overlap, and preserve cultural and local identities. Studying the ancient literary city of Monteiro Lobato, Oblivion (Areias), the city of Jéca Tatú, made me a teacher-researcher, after all, I proposed to work with the local caipira culture with my high school students, but, given the lack of research and information on the subject, I had to look at local history and introduce my students to these investigations. This pedagogical practice has transformed history teaching into something more exciting, enjoyable, alive and close to the regional and cultural reality of the students. Approached the skills and content prescribed by the curricula to the reality lived by the student.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)105 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)História LocalEnsino De HistóriaCurrículoCultura CaipiraProfhistóriaLocal HistoryHistory TeachingCurriculumCaipira CultureProfhistóriaPelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEnsino de HistóriaEnsino De HistóriaSaberes Históricos No Espaço EscolarORIGINALRAFAELA MOLINA DE PAIVA.pdfapplication/pdf992815${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59522/1/RAFAELA%20MOLINA%20DE%20PAIVA.pdfe54c0f15fa05b093d85973d8d1d88771MD51open accessTEXTRAFAELA MOLINA DE PAIVA.pdf.txtRAFAELA MOLINA DE PAIVA.pdf.txtExtracted texttext/plain230662${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59522/5/RAFAELA%20MOLINA%20DE%20PAIVA.pdf.txt7971a9e55cc0c04f39d7ce59dc407d3fMD55open accessTHUMBNAILRAFAELA MOLINA DE PAIVA.pdf.jpgRAFAELA MOLINA DE PAIVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3873${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59522/7/RAFAELA%20MOLINA%20DE%20PAIVA.pdf.jpg32df136c8d1e50d2abaeaed4b591bd0eMD57open access11600/595222023-05-15 10:17:26.781open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59522Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:08:12.594874Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História |
title |
Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História |
spellingShingle |
Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História Paiva, Rafaela Molina De [UNIFESP] História Local Ensino De História Currículo Cultura Caipira Profhistória Local History History Teaching Curriculum Caipira Culture Profhistória |
title_short |
Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História |
title_full |
Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História |
title_fullStr |
Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História |
title_full_unstemmed |
Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História |
title_sort |
Pelos caminhos de Oblivion: representação e resistência da cultura caipira e o ensino de História |
author |
Paiva, Rafaela Molina De [UNIFESP] |
author_facet |
Paiva, Rafaela Molina De [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Rafaela Molina De [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nemi, Ana Lucia Lana [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Nemi, Ana Lucia Lana [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Local Ensino De História Currículo Cultura Caipira Profhistória |
topic |
História Local Ensino De História Currículo Cultura Caipira Profhistória Local History History Teaching Curriculum Caipira Culture Profhistória |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Local History History Teaching Curriculum Caipira Culture Profhistória |
description |
O presente trabalho é um estudo da História local como abordagem metodológica no ensino de história. Partindo da necessidade pedagógica vivenciada na escola de Ensino Médio do interior do Estado de São Paulo, especificamente, do município de Areias, região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba paulista. A temática escolhida para ser analisada e desenvolvida em sala de aula, foi a cultura caipira. De acordo com a concepção teórico- metodológica adotada aqui, é importante se trabalhar com projetos de História local no ensino de história, como estratégia alternativa ao currículo prescrito do Estado de São Paulo. A cultura caipira foi escolhida como tema, pois, trata-se de um assunto presente no imaginário e nas representações cotidianas dos vale paraibanos, especialmente, dos que vivem na região rural denominada Vale Histórico. Região onde a cultura caipira se preserva e resiste, em contraste com o avanço da produção industrial, do capital e da globalização. Vamos perceber com esse trabalho que as várias temporalidades locais e culturais se sobrepõem, e preservam as identidades culturais e locais. Estudar a antiga cidade literária de Monteiro Lobato, Oblivion (Areias), a cidade do Jéca Tatú, me fez uma professora-pesquisadora, afinal, propus trabalhar com a cultura caipira local com meus alunos do Ensino Médio, mas, diante da carência de pesquisas e informações sobre o assunto, tive a necessidade de me debruçar na história local e inserir meus alunos nessas investigações. Essa prática pedagógica transformou o ensino de história em algo mais instigante, prazeroso, vivo e próximo da realidade regional e cultural dos alunos. Aproximou as habilidades e conteúdos prescritos pelos currículos à realidade vivida pelo alunado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-19T16:32:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-19T16:32:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729540 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59522 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
RAFAELA MOLINA DE PAIVA.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7729540 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59522 |
identifier_str_mv |
RAFAELA MOLINA DE PAIVA.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59522/1/RAFAELA%20MOLINA%20DE%20PAIVA.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59522/5/RAFAELA%20MOLINA%20DE%20PAIVA.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59522/7/RAFAELA%20MOLINA%20DE%20PAIVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e54c0f15fa05b093d85973d8d1d88771 7971a9e55cc0c04f39d7ce59dc407d3f 32df136c8d1e50d2abaeaed4b591bd0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460254202200064 |