ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rossato, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/71053
Resumo: Investigaremos, neste artigo, os principais temas de pesquisa das dissertações desenvolvidas pelos discentes do ProfHistória a fim de identificar permanências e mudanças no ensino de história na Educação Básica. Para isso, analisamos as dissertações defendidas pelos mestrandos entre 2016 e 2019. Este artigo foi organizado em três partes: inicialmente, apresentamos o ProfHistória e sua concepção sobre formação docente continuada. Depois, identificaremos os temas preponderantes entre os trabalhos desenvolvidos neste programa pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Na terceira, buscamos exemplificar os recortes das pesquisas e as motivações de seus autores a fim de discutir tradições e inovações no ensino de história no Brasil.
id UERJ-19_8947094718578a01db86f1ffba98b1e7
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/71053
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de HistóriaProfHistoria: teacher training, demands of the present and new perspectives for History TeachingEnsino de HistóriaProfHistóriaCurrículoFormação DocenteHistory TeachingProfHistoriaCurriculumTeacher EducationInvestigaremos, neste artigo, os principais temas de pesquisa das dissertações desenvolvidas pelos discentes do ProfHistória a fim de identificar permanências e mudanças no ensino de história na Educação Básica. Para isso, analisamos as dissertações defendidas pelos mestrandos entre 2016 e 2019. Este artigo foi organizado em três partes: inicialmente, apresentamos o ProfHistória e sua concepção sobre formação docente continuada. Depois, identificaremos os temas preponderantes entre os trabalhos desenvolvidos neste programa pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Na terceira, buscamos exemplificar os recortes das pesquisas e as motivações de seus autores a fim de discutir tradições e inovações no ensino de história no Brasil.In this article we will investigate the main research themes present in the dissertations developed by the students of ProfHistoria so as to identify continuities and changes in the teaching of History in Basic Education. For this, we analyzed the dissertations defended by master's students between 2016 and 2019. This article was organized in three parts: initially we presented ProfHistoria and its conception about continuing teacher education. Then, we will identify the themes that were preponderant among the works developed in this program by the master's students of the classes of 2014 and 2016. And in the third part we seek to exemplify the research clippings and the motivations of its authors in order to discuss traditions and innovations of History teaching in Brazil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/7105310.12957/revmar.2023.71053Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 36-592359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/71053/46447Monteiro, Ana MariaRossato, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-06T21:13:36Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/71053Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2023-09-06T21:13:36Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
ProfHistoria: teacher training, demands of the present and new perspectives for History Teaching
title ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
spellingShingle ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
Monteiro, Ana Maria
Ensino de História
ProfHistória
Currículo
Formação Docente
History Teaching
ProfHistoria
Curriculum
Teacher Education
title_short ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
title_full ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
title_fullStr ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
title_full_unstemmed ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
title_sort ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História
author Monteiro, Ana Maria
author_facet Monteiro, Ana Maria
Rossato, Luciana
author_role author
author2 Rossato, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Maria
Rossato, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
ProfHistória
Currículo
Formação Docente
History Teaching
ProfHistoria
Curriculum
Teacher Education
topic Ensino de História
ProfHistória
Currículo
Formação Docente
History Teaching
ProfHistoria
Curriculum
Teacher Education
description Investigaremos, neste artigo, os principais temas de pesquisa das dissertações desenvolvidas pelos discentes do ProfHistória a fim de identificar permanências e mudanças no ensino de história na Educação Básica. Para isso, analisamos as dissertações defendidas pelos mestrandos entre 2016 e 2019. Este artigo foi organizado em três partes: inicialmente, apresentamos o ProfHistória e sua concepção sobre formação docente continuada. Depois, identificaremos os temas preponderantes entre os trabalhos desenvolvidos neste programa pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Na terceira, buscamos exemplificar os recortes das pesquisas e as motivações de seus autores a fim de discutir tradições e inovações no ensino de história no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/71053
10.12957/revmar.2023.71053
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/71053
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2023.71053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/71053/46447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 36-59
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1799317569000177664