A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11456256 https://repositorio.unifesp.br/11600/68063 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: a simulação clínica é uma estratégia dentro das metodologias ativas de ensino, sua aplicação vem se diversificando e ampliando na área da saúde. Considerando a importância da educação permanente de enfermagem pressupõe o engajamento e participação do profissional, a simulação é um recurso relevante e tende a trazer benefícios. OBJETIVOS: analisar a simulação clínica como recurso pedagógico na educação permanente de enfermeiros de pronto socorro. E mais especificamente, identificar a experiência prévia do enfermeiro com a simulação clínica e apreender a percepção do enfermeiro sobre a simulação clínica como recurso pedagógico para a educação permanente. MÉTODO: adotou-se uma abordagem quantitativa, transversal, de natureza descritiva e exploratória. Foi construído um questionário contendo 24 itens e concordância em quatro níveis, que englobou três dimensões de investigação- Simulação clínica: concepções; Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro; Simulação clínica na formação do enfermeiro de pronto socorro: na graduação e na educação permanente. Este foi aplicado em uma amostra de 46 enfermeiros do pronto socorro do Hospital São Paulo. Para a análise foram consideradas as porcentagens de cada concordância e posteriormente, tratamento estatístico com cálculo do alfa de Cronbach, foi adotado o referencial de 0,6. Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob Parecer nº 3.619.061 e pela Plataforma Brasil sob nº CAEE 20636019.1.0000.5505. RESULTADOS: quanto a dimensão Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro, reconheceram as modalidades de simulação clínica e suas possibilidades enquanto desenvolvimento de competências. E divergência sobre a necessidade do uso de simulação de alta fidelidade em emergência. Na segunda dimensão Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro, foi considerado importante o uso da simulação como estratégia para aperfeiçoamento profissional, inclusive em equipe multiprofissional. Por outro lado, os enfermeiros discordância sobre aspectos como debriefing e o estresse do atendimento simulado. E sobre a dimensão Simulação clínica na formação do enfermeiro de pronto socorro: na graduação e na educação permanente, obtivemos: reconhecimento de que a simulação aumenta a segurança das intervenções de enfermagem, minimizando erros e discrepância sobre o fato da simulação limitar a compreensão da realidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os enfermeiros reconheceram no que consiste a simulação clínica de forma ampla e seus modelos. Sobre a aplicação da simulação na prática clínica, ela foi considerada uma estratégia de treinamento e aperfeiçoamento, apesar de aparentemente não demonstrarem tanta experiência com o método. E sob a perspectiva da educação permanente a simulação foi compreendida como benéfica e que contribui para aumentar a segurança dos atendimentos, inclusive envolvendo a equipe multiprofissional. |
id |
UFSP_3dcc5e9d8019e57370f77cdd456d4ed0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/68063 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Costa, Karina Aparecida Lopes Da [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloFigueiredo, Lucia Da Rocha Uchoa [UNIFESP]2023-06-26T14:41:42Z2023-06-26T14:41:42Z2021https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11456256https://repositorio.unifesp.br/11600/68063KARINA APARECIDA LOPES DA COSTA.pdfINTRODUÇÃO: a simulação clínica é uma estratégia dentro das metodologias ativas de ensino, sua aplicação vem se diversificando e ampliando na área da saúde. Considerando a importância da educação permanente de enfermagem pressupõe o engajamento e participação do profissional, a simulação é um recurso relevante e tende a trazer benefícios. OBJETIVOS: analisar a simulação clínica como recurso pedagógico na educação permanente de enfermeiros de pronto socorro. E mais especificamente, identificar a experiência prévia do enfermeiro com a simulação clínica e apreender a percepção do enfermeiro sobre a simulação clínica como recurso pedagógico para a educação permanente. MÉTODO: adotou-se uma abordagem quantitativa, transversal, de natureza descritiva e exploratória. Foi construído um questionário contendo 24 itens e concordância em quatro níveis, que englobou três dimensões de investigação- Simulação clínica: concepções; Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro; Simulação clínica na formação do enfermeiro de pronto socorro: na graduação e na educação permanente. Este foi aplicado em uma amostra de 46 enfermeiros do pronto socorro do Hospital São Paulo. Para a análise foram consideradas as porcentagens de cada concordância e posteriormente, tratamento estatístico com cálculo do alfa de Cronbach, foi adotado o referencial de 0,6. Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob Parecer nº 3.619.061 e pela Plataforma Brasil sob nº CAEE 20636019.1.0000.5505. RESULTADOS: quanto a dimensão Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro, reconheceram as modalidades de simulação clínica e suas possibilidades enquanto desenvolvimento de competências. E divergência sobre a necessidade do uso de simulação de alta fidelidade em emergência. Na segunda dimensão Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro, foi considerado importante o uso da simulação como estratégia para aperfeiçoamento profissional, inclusive em equipe multiprofissional. Por outro lado, os enfermeiros discordância sobre aspectos como debriefing e o estresse do atendimento simulado. E sobre a dimensão Simulação clínica na formação do enfermeiro de pronto socorro: na graduação e na educação permanente, obtivemos: reconhecimento de que a simulação aumenta a segurança das intervenções de enfermagem, minimizando erros e discrepância sobre o fato da simulação limitar a compreensão da realidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os enfermeiros reconheceram no que consiste a simulação clínica de forma ampla e seus modelos. Sobre a aplicação da simulação na prática clínica, ela foi considerada uma estratégia de treinamento e aperfeiçoamento, apesar de aparentemente não demonstrarem tanta experiência com o método. E sob a perspectiva da educação permanente a simulação foi compreendida como benéfica e que contribui para aumentar a segurança dos atendimentos, inclusive envolvendo a equipe multiprofissional.INTRODUCTION: clinical simulation is a strategy within active teaching methodologies, its application has been diversifying and expanding in the health area. Considering the importance of permanent nursing education, it presupposes professional engagement and participation, simulation is a relevant resource and tends to bring benefits. OBJECTIVES: to analyze clinical simulation as a pedagogical resource in the continuing education of emergency room nurses. And more specifically, identify the nurse's previous experience with clinical simulation and apprehend the nurse's perception of clinical simulation as a pedagogical resource for permanent education. METHOD: a quantitative, transversal, descriptive and exploratory approach. A questionnaire was constructed containing 24 items and agreement on four levels, which encompassed three dimensions of investigation - Clinical simulation: conceptions; Clinical simulation and the practice of emergency room nurses; Clinical simulation in the training of emergency room nurses: in undergraduate and permanent education. This was applied to a sample of 46 De acordo com os Descritores em Ciências da Saúde- DeCS da Biblioteca Virtual em Saúde - www.bvs.br nurses in the emergency department of Hospital São Paulo. For the analysis, the percentages of each agreement were considered and later, statistical treatment with calculation of Cronbach's alpha, the reference of 0.6 was adopted. This research was submitted and approved by the Comitê de Ética e Pesquisa under Opinion 3.619.061 and by Plataforma Brasil under CAEE n°. 20636019.1.0000.5505. RESULTS: regarding the dimension Clinical simulation and the practice of emergency room nurses, they recognized the modalities of clinical simulation and its possibilities while developing skills. And disagreement about the need to use high-fidelity simulation in emergency. In the second dimension Clinical simulation and the practice of emergency room nurses, it was considered important to use simulation as a strategy for professional improvement, including in a multidisciplinary team. On the other hand, nurses disagree on aspects such as debriefing and the stress of simulated care. And about the dimension Clinical simulation in the training of emergency room nurses: in undergraduate and permanent education, we obtained: recognition that the simulation increases the safety of nursing interventions, minimizing errors and discrepancies about the fact that the simulation limits the understanding of reality . CONSIDERATIONS: the nurses recognized the clinical simulation in a broad way and its models. Regarding the application of simulation in clinical practice, it was considered a training and improvement strategy, despite apparently not showing much experience with the method. And from the perspective of permanent education, simulation was understood to be beneficial and that contributes to increasing the security of care, including involving the multiprofessional team.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2021)120 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação ContinuadaSimulação De PacienteEnfermagem Em EmergênciaEducaçãoContinuing EducationPatient SimulationEmergency NursingEducationA simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPBaixada Santista, Instituto de Saúde e SociedadeSão Paulo, Escola Paulista de EnfermagemEnsino em Ciências da SaúdeEnsino em Ciências da SaúdeAvaliação, Currículo, Docência E Formação Em SaúdeORIGINALKARINA APARECIDA LOPES DA COSTA-A.pdfKARINA APARECIDA LOPES DA COSTA-A.pdfapplication/pdf2297972${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68063/2/KARINA%20APARECIDA%20LOPES%20DA%20COSTA-A.pdfcf1791546e12449f84c387b065551bfdMD52open accessTEXTKARINA APARECIDA LOPES DA COSTA-A.pdf.txtKARINA APARECIDA LOPES DA COSTA-A.pdf.txtExtracted texttext/plain149463${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68063/3/KARINA%20APARECIDA%20LOPES%20DA%20COSTA-A.pdf.txt94ce7d90a30e404d48bc112b9c5cde39MD53open accessTHUMBNAILKARINA APARECIDA LOPES DA COSTA-A.pdf.jpgKARINA APARECIDA LOPES DA COSTA-A.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4346${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68063/5/KARINA%20APARECIDA%20LOPES%20DA%20COSTA-A.pdf.jpgc5d4f139c8ba8a7dc29d19baec3909faMD55open access11600/680632023-08-08 01:00:55.515open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/68063Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-08T04:00:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências |
title |
A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências |
spellingShingle |
A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências Costa, Karina Aparecida Lopes Da [UNIFESP] Educação Continuada Simulação De Paciente Enfermagem Em Emergência Educação Continuing Education Patient Simulation Emergency Nursing Education |
title_short |
A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências |
title_full |
A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências |
title_fullStr |
A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências |
title_full_unstemmed |
A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências |
title_sort |
A simulação clínica na educação permanente do enfermeiro de pronto socorro: percepções e vivências |
author |
Costa, Karina Aparecida Lopes Da [UNIFESP] |
author_facet |
Costa, Karina Aparecida Lopes Da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Karina Aparecida Lopes Da [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Figueiredo, Lucia Da Rocha Uchoa [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Figueiredo, Lucia Da Rocha Uchoa [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Continuada Simulação De Paciente Enfermagem Em Emergência Educação |
topic |
Educação Continuada Simulação De Paciente Enfermagem Em Emergência Educação Continuing Education Patient Simulation Emergency Nursing Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing Education Patient Simulation Emergency Nursing Education |
description |
INTRODUÇÃO: a simulação clínica é uma estratégia dentro das metodologias ativas de ensino, sua aplicação vem se diversificando e ampliando na área da saúde. Considerando a importância da educação permanente de enfermagem pressupõe o engajamento e participação do profissional, a simulação é um recurso relevante e tende a trazer benefícios. OBJETIVOS: analisar a simulação clínica como recurso pedagógico na educação permanente de enfermeiros de pronto socorro. E mais especificamente, identificar a experiência prévia do enfermeiro com a simulação clínica e apreender a percepção do enfermeiro sobre a simulação clínica como recurso pedagógico para a educação permanente. MÉTODO: adotou-se uma abordagem quantitativa, transversal, de natureza descritiva e exploratória. Foi construído um questionário contendo 24 itens e concordância em quatro níveis, que englobou três dimensões de investigação- Simulação clínica: concepções; Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro; Simulação clínica na formação do enfermeiro de pronto socorro: na graduação e na educação permanente. Este foi aplicado em uma amostra de 46 enfermeiros do pronto socorro do Hospital São Paulo. Para a análise foram consideradas as porcentagens de cada concordância e posteriormente, tratamento estatístico com cálculo do alfa de Cronbach, foi adotado o referencial de 0,6. Esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob Parecer nº 3.619.061 e pela Plataforma Brasil sob nº CAEE 20636019.1.0000.5505. RESULTADOS: quanto a dimensão Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro, reconheceram as modalidades de simulação clínica e suas possibilidades enquanto desenvolvimento de competências. E divergência sobre a necessidade do uso de simulação de alta fidelidade em emergência. Na segunda dimensão Simulação clínica e a prática do enfermeiro de pronto socorro, foi considerado importante o uso da simulação como estratégia para aperfeiçoamento profissional, inclusive em equipe multiprofissional. Por outro lado, os enfermeiros discordância sobre aspectos como debriefing e o estresse do atendimento simulado. E sobre a dimensão Simulação clínica na formação do enfermeiro de pronto socorro: na graduação e na educação permanente, obtivemos: reconhecimento de que a simulação aumenta a segurança das intervenções de enfermagem, minimizando erros e discrepância sobre o fato da simulação limitar a compreensão da realidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os enfermeiros reconheceram no que consiste a simulação clínica de forma ampla e seus modelos. Sobre a aplicação da simulação na prática clínica, ela foi considerada uma estratégia de treinamento e aperfeiçoamento, apesar de aparentemente não demonstrarem tanta experiência com o método. E sob a perspectiva da educação permanente a simulação foi compreendida como benéfica e que contribui para aumentar a segurança dos atendimentos, inclusive envolvendo a equipe multiprofissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-26T14:41:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-26T14:41:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11456256 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/68063 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
KARINA APARECIDA LOPES DA COSTA.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11456256 https://repositorio.unifesp.br/11600/68063 |
identifier_str_mv |
KARINA APARECIDA LOPES DA COSTA.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68063/2/KARINA%20APARECIDA%20LOPES%20DA%20COSTA-A.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68063/3/KARINA%20APARECIDA%20LOPES%20DA%20COSTA-A.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68063/5/KARINA%20APARECIDA%20LOPES%20DA%20COSTA-A.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf1791546e12449f84c387b065551bfd 94ce7d90a30e404d48bc112b9c5cde39 c5d4f139c8ba8a7dc29d19baec3909fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764245699395584 |