Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6342317 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52587 |
Resumo: | O Presente Trabalho Pretende Analisar As Relações Filosóficas E Musicais Existentes Na Obra De Alban Berg A Partir Não Só Da Crítica De Theodor Adorno, Como Também De Sua Relação Pessoal Com O Compositor, Seu Amigo E Mestre, E Com Sua Música, Tida Por Adorno Como A Mais Completa No Sentido De Aliar A Objetividade Do Método Construtivo À Subjetividade Inventiva Do Artista. Nosso Trabalho Tem Três Etapas, Sempre Relacionando A Teorização De Adorno À Música De Berg; Elas São: A Discussão Sobre A Linguagem Musical No Panorama Composicional Do Início Do Século Xx; A Análise Musical Como Forma Legítima De Avaliação Estética Segundo O Critério Adorniano Do Teor De Verdade [Wahrheitsgehalt], Em Substituição Às Antigas Categorias Belo E Sublime; E O Método Composicional De Alban Berg, O Mestre Da Transição Mínima, Assim Como Suas Implicações Ao Longo De Sua Obra. |
id |
UFSP_3eb5a25a7bd0341446cf94d1ba701205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52587 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Serrano Junior, Luiz Antonio [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gatti, Lucianno Ferreira [UNIFESP]2020-03-25T12:10:11Z2020-03-25T12:10:11Z2018-04-24https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6342317https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/525872018-0528.pdfO Presente Trabalho Pretende Analisar As Relações Filosóficas E Musicais Existentes Na Obra De Alban Berg A Partir Não Só Da Crítica De Theodor Adorno, Como Também De Sua Relação Pessoal Com O Compositor, Seu Amigo E Mestre, E Com Sua Música, Tida Por Adorno Como A Mais Completa No Sentido De Aliar A Objetividade Do Método Construtivo À Subjetividade Inventiva Do Artista. Nosso Trabalho Tem Três Etapas, Sempre Relacionando A Teorização De Adorno À Música De Berg; Elas São: A Discussão Sobre A Linguagem Musical No Panorama Composicional Do Início Do Século Xx; A Análise Musical Como Forma Legítima De Avaliação Estética Segundo O Critério Adorniano Do Teor De Verdade [Wahrheitsgehalt], Em Substituição Às Antigas Categorias Belo E Sublime; E O Método Composicional De Alban Berg, O Mestre Da Transição Mínima, Assim Como Suas Implicações Ao Longo De Sua Obra.This Work Intends To Study The Philosophical And Musical Relations In Alban Berg's Oeuvre, Not Only From Theodor Adorno's Critic Texts As Also From His Personal Relationship To The Composer, His Friend And Teacher, And With His Music, Seen By Adorno As The Most Successful In Conciliating The Objectivity Of The Constructive Method To The Inventive Subjectivity Of The Artist. Our Work Develops In Three Stages " Always Relating Adorno's Theorizations To Berg's Music " Which Are: The Discussion About Musical Language Within The Compositional Landscape Of The Early 20th Century; The Musical Analysis As A Legitimate Way Of Aesthetic Evaluation, According To Adorno's Criteria Of Truth Content [Wahrheitsgehalt], In Replacement To The Ancient Categories Of Beautiful Or Sublime; And The Compositional Methods Of Alban Berg, The Master Of Minimal Link, As Its Implications Along His Oeuvre.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)115 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estética MusicalDodecafonismoTransição MínimaMusical AestheticsDodecaphonismMinimal LinkTransição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasFilosofiaCiências HumanasSubjetividade, Arte E CulturaORIGINAL2018-0528.pdfapplication/pdf2308404${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52587/1/2018-0528.pdf1c03be0cb2a8baab03eff26c83d250f2MD51open accessTEXT2018-0528.pdf.txt2018-0528.pdf.txtExtracted texttext/plain167568${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52587/2/2018-0528.pdf.txtc8804483bb55f98309f2bd9907580806MD52open accessTHUMBNAIL2018-0528.pdf.jpg2018-0528.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3439${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52587/4/2018-0528.pdf.jpgb6ae1021b3a741d5e56f7d33333007aeMD54open access11600/525872023-05-15 09:01:25.907open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52587Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:01:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno |
title |
Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno |
spellingShingle |
Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno Serrano Junior, Luiz Antonio [UNIFESP] Estética Musical Dodecafonismo Transição Mínima Musical Aesthetics Dodecaphonism Minimal Link |
title_short |
Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno |
title_full |
Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno |
title_fullStr |
Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno |
title_full_unstemmed |
Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno |
title_sort |
Transição Mínima E Música Em Dissolução: Estudo Sobre A Música De Alban Berg Sob A Crítica De Theodor Adorno |
author |
Serrano Junior, Luiz Antonio [UNIFESP] |
author_facet |
Serrano Junior, Luiz Antonio [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrano Junior, Luiz Antonio [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gatti, Lucianno Ferreira [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Gatti, Lucianno Ferreira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética Musical Dodecafonismo Transição Mínima |
topic |
Estética Musical Dodecafonismo Transição Mínima Musical Aesthetics Dodecaphonism Minimal Link |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Musical Aesthetics Dodecaphonism Minimal Link |
description |
O Presente Trabalho Pretende Analisar As Relações Filosóficas E Musicais Existentes Na Obra De Alban Berg A Partir Não Só Da Crítica De Theodor Adorno, Como Também De Sua Relação Pessoal Com O Compositor, Seu Amigo E Mestre, E Com Sua Música, Tida Por Adorno Como A Mais Completa No Sentido De Aliar A Objetividade Do Método Construtivo À Subjetividade Inventiva Do Artista. Nosso Trabalho Tem Três Etapas, Sempre Relacionando A Teorização De Adorno À Música De Berg; Elas São: A Discussão Sobre A Linguagem Musical No Panorama Composicional Do Início Do Século Xx; A Análise Musical Como Forma Legítima De Avaliação Estética Segundo O Critério Adorniano Do Teor De Verdade [Wahrheitsgehalt], Em Substituição Às Antigas Categorias Belo E Sublime; E O Método Composicional De Alban Berg, O Mestre Da Transição Mínima, Assim Como Suas Implicações Ao Longo De Sua Obra. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6342317 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52587 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0528.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6342317 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52587 |
identifier_str_mv |
2018-0528.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
115 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52587/1/2018-0528.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52587/2/2018-0528.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52587/4/2018-0528.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c03be0cb2a8baab03eff26c83d250f2 c8804483bb55f98309f2bd9907580806 b6ae1021b3a741d5e56f7d33333007ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764250467270656 |