Os limites e as possibilidades da educação profissional : o Ensino Médio Politécnico e as ETECs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49771 |
Resumo: | No presente trabalho será discutido o tema da educação profissional no contexto brasileiro. O objetivo dessa pesquisa é entender quais os limites e as possibilidades da relação entre ensino e trabalho no ensino público do país. Para isso, analisamos a Reestruturação do Ensino Médio Politécnico no estado do Rio Grande do Sul, ocorrida na gestão estadual dos anos de 2011 a 2014. A análise parte do referencial teórico de educação politécnica marxista, preconizado pela Reestruturação. Como contraponto a esse modelo, analisamos também o contexto das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETECs). A comparação entre os dois modelos nos possibilitou a reflexão sobre a viabilidade de uma educação profissional que supere a visão mercadológica dessa modalidade no âmbito do Estado brasileiro atual. A investigação apontou para a ineficiência da política educacional proposta pelo governo do Rio Grande do Sul que, ao tentar se espelhar na politecnia marxista, acabou se aproximando de modelos como o das ETECs, demonstrando a necessidade do real engajamento de docentes e da sociedade como um todo. A pesquisa parte da metodologia qualitativa utilizando revisão bibliográfica e análise documental. |
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No presente trabalho será discutido o tema da educação profissional no contexto brasileiro. O objetivo dessa pesquisa é entender quais os limites e as possibilidades da relação entre ensino e trabalho no ensino público do país. Para isso, analisamos a Reestruturação do Ensino Médio Politécnico no estado do Rio Grande do Sul, ocorrida na gestão estadual dos anos de 2011 a 2014. A análise parte do referencial teórico de educação politécnica marxista, preconizado pela Reestruturação. Como contraponto a esse modelo, analisamos também o contexto das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (ETECs). A comparação entre os dois modelos nos possibilitou a reflexão sobre a viabilidade de uma educação profissional que supere a visão mercadológica dessa modalidade no âmbito do Estado brasileiro atual. A investigação apontou para a ineficiência da política educacional proposta pelo governo do Rio Grande do Sul que, ao tentar se espelhar na politecnia marxista, acabou se aproximando de modelos como o das ETECs, demonstrando a necessidade do real engajamento de docentes e da sociedade como um todo. A pesquisa parte da metodologia qualitativa utilizando revisão bibliográfica e análise documental. |
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