Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68910
Resumo: Ciências e artes por vezes são consideradas dois conhecimentos muito distintos. Entretanto, pesquisas educacionais no Brasil e no mundo apontam a junção entre elas como um recurso didático altamente promissor ao ensiná-las. Levando em consideração essa justificativa, o objetivo deste trabalho é contribuir sobre o conhecimento acerca da articulação entre essas duas áreas, por meio do estabelecimento de uma forma de trabalhá-los em aulas de física do ensino médio. Assim, a nossa pergunta de investigação é: quais as potencialidades e eventuais desafios de se promover a junção dessas áreas, especificamente entre física e artes plásticas? Para responder a esta pergunta, preparamos uma sequência didática de acordo com a concepção de Zabala (1998), usando o conceito de figuramento de Lopes (2016) e a filosofia estética de Dewey (2010). Procuramos criar uma proposta que conseguisse apresentar aos alunos uma experiência estética a fim de aperfeiçoar a capacidade de imaginação e de destacar aspectos da ciência baseada em seu contexto histórico.
id UFSP_40474a020d8188e307ea8114f0b4e4da
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68910
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médioFísica e arteCiência e arteFísica e culturaArtes plásticas e físicaPhysics and artsScience and artsPhysics and cultureVisual arts and physicsCiências e artes por vezes são consideradas dois conhecimentos muito distintos. Entretanto, pesquisas educacionais no Brasil e no mundo apontam a junção entre elas como um recurso didático altamente promissor ao ensiná-las. Levando em consideração essa justificativa, o objetivo deste trabalho é contribuir sobre o conhecimento acerca da articulação entre essas duas áreas, por meio do estabelecimento de uma forma de trabalhá-los em aulas de física do ensino médio. Assim, a nossa pergunta de investigação é: quais as potencialidades e eventuais desafios de se promover a junção dessas áreas, especificamente entre física e artes plásticas? Para responder a esta pergunta, preparamos uma sequência didática de acordo com a concepção de Zabala (1998), usando o conceito de figuramento de Lopes (2016) e a filosofia estética de Dewey (2010). Procuramos criar uma proposta que conseguisse apresentar aos alunos uma experiência estética a fim de aperfeiçoar a capacidade de imaginação e de destacar aspectos da ciência baseada em seu contexto histórico.Science and arts are sometimes considered two very distinct types of knowledge. However, educational researches in Brazil and in the world point to the combination between them as highly promising as a didactic resource. The objective of this work is to deliberate about the articulation between these two areas, through the establishment of a way of working with them in high school physics classes. Thus, our research question is: what are the potentials and possible challenges of promoting the combination of these areas, specifically between physics and visual arts? To answer this question, we prepared a didactic sequence according to Zabala's conception (1998), using Lopes' (2016) concept of ‘figuramento’ and Dewey's aesthetic philosophy (2010). We sought to create a proposal that could present students to an aesthetic experience in order to improve their imagination and highlight aspects of science based on its historical context.Universidade Federal de São PauloSilva, José Alves da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4588641761085779http://lattes.cnpq.br/1416282886897002Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP]2023-08-02T16:01:28Z2023-08-02T16:01:28Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion40 f.application/pdfREZENDE, M. V. Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68910porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T03:26:01Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68910Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T03:26:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
title Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
spellingShingle Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP]
Física e arte
Ciência e arte
Física e cultura
Artes plásticas e física
Physics and arts
Science and arts
Physics and culture
Visual arts and physics
title_short Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
title_full Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
title_fullStr Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
title_full_unstemmed Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
title_sort Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
author Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP]
author_facet Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Alves da [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4588641761085779
http://lattes.cnpq.br/1416282886897002
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física e arte
Ciência e arte
Física e cultura
Artes plásticas e física
Physics and arts
Science and arts
Physics and culture
Visual arts and physics
topic Física e arte
Ciência e arte
Física e cultura
Artes plásticas e física
Physics and arts
Science and arts
Physics and culture
Visual arts and physics
description Ciências e artes por vezes são consideradas dois conhecimentos muito distintos. Entretanto, pesquisas educacionais no Brasil e no mundo apontam a junção entre elas como um recurso didático altamente promissor ao ensiná-las. Levando em consideração essa justificativa, o objetivo deste trabalho é contribuir sobre o conhecimento acerca da articulação entre essas duas áreas, por meio do estabelecimento de uma forma de trabalhá-los em aulas de física do ensino médio. Assim, a nossa pergunta de investigação é: quais as potencialidades e eventuais desafios de se promover a junção dessas áreas, especificamente entre física e artes plásticas? Para responder a esta pergunta, preparamos uma sequência didática de acordo com a concepção de Zabala (1998), usando o conceito de figuramento de Lopes (2016) e a filosofia estética de Dewey (2010). Procuramos criar uma proposta que conseguisse apresentar aos alunos uma experiência estética a fim de aperfeiçoar a capacidade de imaginação e de destacar aspectos da ciência baseada em seu contexto histórico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02T16:01:28Z
2023-08-02T16:01:28Z
2023-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, M. V. Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68910
identifier_str_mv REZENDE, M. V. Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268459340529664