Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68910 |
Resumo: | Ciências e artes por vezes são consideradas dois conhecimentos muito distintos. Entretanto, pesquisas educacionais no Brasil e no mundo apontam a junção entre elas como um recurso didático altamente promissor ao ensiná-las. Levando em consideração essa justificativa, o objetivo deste trabalho é contribuir sobre o conhecimento acerca da articulação entre essas duas áreas, por meio do estabelecimento de uma forma de trabalhá-los em aulas de física do ensino médio. Assim, a nossa pergunta de investigação é: quais as potencialidades e eventuais desafios de se promover a junção dessas áreas, especificamente entre física e artes plásticas? Para responder a esta pergunta, preparamos uma sequência didática de acordo com a concepção de Zabala (1998), usando o conceito de figuramento de Lopes (2016) e a filosofia estética de Dewey (2010). Procuramos criar uma proposta que conseguisse apresentar aos alunos uma experiência estética a fim de aperfeiçoar a capacidade de imaginação e de destacar aspectos da ciência baseada em seu contexto histórico. |
id |
UFSP_40474a020d8188e307ea8114f0b4e4da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68910 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médioFísica e arteCiência e arteFísica e culturaArtes plásticas e físicaPhysics and artsScience and artsPhysics and cultureVisual arts and physicsCiências e artes por vezes são consideradas dois conhecimentos muito distintos. Entretanto, pesquisas educacionais no Brasil e no mundo apontam a junção entre elas como um recurso didático altamente promissor ao ensiná-las. Levando em consideração essa justificativa, o objetivo deste trabalho é contribuir sobre o conhecimento acerca da articulação entre essas duas áreas, por meio do estabelecimento de uma forma de trabalhá-los em aulas de física do ensino médio. Assim, a nossa pergunta de investigação é: quais as potencialidades e eventuais desafios de se promover a junção dessas áreas, especificamente entre física e artes plásticas? Para responder a esta pergunta, preparamos uma sequência didática de acordo com a concepção de Zabala (1998), usando o conceito de figuramento de Lopes (2016) e a filosofia estética de Dewey (2010). Procuramos criar uma proposta que conseguisse apresentar aos alunos uma experiência estética a fim de aperfeiçoar a capacidade de imaginação e de destacar aspectos da ciência baseada em seu contexto histórico.Science and arts are sometimes considered two very distinct types of knowledge. However, educational researches in Brazil and in the world point to the combination between them as highly promising as a didactic resource. The objective of this work is to deliberate about the articulation between these two areas, through the establishment of a way of working with them in high school physics classes. Thus, our research question is: what are the potentials and possible challenges of promoting the combination of these areas, specifically between physics and visual arts? To answer this question, we prepared a didactic sequence according to Zabala's conception (1998), using Lopes' (2016) concept of ‘figuramento’ and Dewey's aesthetic philosophy (2010). We sought to create a proposal that could present students to an aesthetic experience in order to improve their imagination and highlight aspects of science based on its historical context.Universidade Federal de São PauloSilva, José Alves da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4588641761085779http://lattes.cnpq.br/1416282886897002Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP]2023-08-02T16:01:28Z2023-08-02T16:01:28Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion40 f.application/pdfREZENDE, M. V. Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68910porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T03:26:01Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68910Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T03:26:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio |
title |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio |
spellingShingle |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP] Física e arte Ciência e arte Física e cultura Artes plásticas e física Physics and arts Science and arts Physics and culture Visual arts and physics |
title_short |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio |
title_full |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio |
title_fullStr |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio |
title_sort |
Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio |
author |
Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP] |
author_facet |
Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, José Alves da [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/4588641761085779 http://lattes.cnpq.br/1416282886897002 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Miguel Valinho [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física e arte Ciência e arte Física e cultura Artes plásticas e física Physics and arts Science and arts Physics and culture Visual arts and physics |
topic |
Física e arte Ciência e arte Física e cultura Artes plásticas e física Physics and arts Science and arts Physics and culture Visual arts and physics |
description |
Ciências e artes por vezes são consideradas dois conhecimentos muito distintos. Entretanto, pesquisas educacionais no Brasil e no mundo apontam a junção entre elas como um recurso didático altamente promissor ao ensiná-las. Levando em consideração essa justificativa, o objetivo deste trabalho é contribuir sobre o conhecimento acerca da articulação entre essas duas áreas, por meio do estabelecimento de uma forma de trabalhá-los em aulas de física do ensino médio. Assim, a nossa pergunta de investigação é: quais as potencialidades e eventuais desafios de se promover a junção dessas áreas, especificamente entre física e artes plásticas? Para responder a esta pergunta, preparamos uma sequência didática de acordo com a concepção de Zabala (1998), usando o conceito de figuramento de Lopes (2016) e a filosofia estética de Dewey (2010). Procuramos criar uma proposta que conseguisse apresentar aos alunos uma experiência estética a fim de aperfeiçoar a capacidade de imaginação e de destacar aspectos da ciência baseada em seu contexto histórico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-02T16:01:28Z 2023-08-02T16:01:28Z 2023-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REZENDE, M. V. Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68910 |
identifier_str_mv |
REZENDE, M. V. Potencialidades e desafios da construção de uma sequência didática integrando física e artes plásticas no ensino médio. 2023. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Diadema |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268459340529664 |