Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Weslei
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/72137
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso nasce da importância com que a mostra Histórias da Sexualidade exerceu na minha trajetória enquanto curador e pesquisador de artes visuais. A pesquisa em torno da mostra, realizada em 2017, tem como objetivo entender o contexto de descolonização dos museus e instituições que passaram a ganhar força entre grupos de artistas, curadores e pesquisadores no referido ano. O projeto da exposição faz parte de um programa maior encabeçado pela curadoria do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) chamado Histórias, o qual tem como foco a revisão da história da arte, mediante abordagens que abarcam as narrativas de agentes históricos dissidentes e minorias sociais. Para isso, é estabelecido aqui uma análise dos nove núcleos da exposição como forma de ativar as discussões em torno das representações da sexualidade, sobretudo aquelas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+. É analisado, também, como esse grupo social estava inserido na mostra. O estudo considera ainda a relação histórica da prática curatorial com o questionamento da história da arte, bem como os modelos expositivos. Uma reflexão necessária para entender o surgimento dos primeiros paradigmas da curadoria no século XX até o momento de "virada decolonial" que estamos vivendo.
id UFSP_420254884dcf9c9cf5732abb8580e959
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/72137
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASPCuradoriaSexualidadeModelos expográficosDecolonialidadeLGBTQIAPN+ExposiçõesCrítica de arteO presente trabalho de conclusão de curso nasce da importância com que a mostra Histórias da Sexualidade exerceu na minha trajetória enquanto curador e pesquisador de artes visuais. A pesquisa em torno da mostra, realizada em 2017, tem como objetivo entender o contexto de descolonização dos museus e instituições que passaram a ganhar força entre grupos de artistas, curadores e pesquisadores no referido ano. O projeto da exposição faz parte de um programa maior encabeçado pela curadoria do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) chamado Histórias, o qual tem como foco a revisão da história da arte, mediante abordagens que abarcam as narrativas de agentes históricos dissidentes e minorias sociais. Para isso, é estabelecido aqui uma análise dos nove núcleos da exposição como forma de ativar as discussões em torno das representações da sexualidade, sobretudo aquelas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+. É analisado, também, como esse grupo social estava inserido na mostra. O estudo considera ainda a relação histórica da prática curatorial com o questionamento da história da arte, bem como os modelos expositivos. Uma reflexão necessária para entender o surgimento dos primeiros paradigmas da curadoria no século XX até o momento de "virada decolonial" que estamos vivendo.Universidade Federal de São PauloSpricigo, Vinicius Ponteshttp://lattes.cnpq.br/7807906096752073Chagas, Weslei2024-10-04T17:51:13Z2024-10-04T17:51:13Z2024-09-26info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion107 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/72137porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-05T04:04:35Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72137Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-10-05T04:04:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP
title Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP
spellingShingle Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP
Chagas, Weslei
Curadoria
Sexualidade
Modelos expográficos
Decolonialidade
LGBTQIAPN+
Exposições
Crítica de arte
title_short Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP
title_full Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP
title_fullStr Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP
title_full_unstemmed Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP
title_sort Curadoria enquanto reflexo do seu tempo: revisitando a exposição Histórias da Sexualidade do MASP
author Chagas, Weslei
author_facet Chagas, Weslei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spricigo, Vinicius Pontes
http://lattes.cnpq.br/7807906096752073
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Weslei
dc.subject.por.fl_str_mv Curadoria
Sexualidade
Modelos expográficos
Decolonialidade
LGBTQIAPN+
Exposições
Crítica de arte
topic Curadoria
Sexualidade
Modelos expográficos
Decolonialidade
LGBTQIAPN+
Exposições
Crítica de arte
description O presente trabalho de conclusão de curso nasce da importância com que a mostra Histórias da Sexualidade exerceu na minha trajetória enquanto curador e pesquisador de artes visuais. A pesquisa em torno da mostra, realizada em 2017, tem como objetivo entender o contexto de descolonização dos museus e instituições que passaram a ganhar força entre grupos de artistas, curadores e pesquisadores no referido ano. O projeto da exposição faz parte de um programa maior encabeçado pela curadoria do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) chamado Histórias, o qual tem como foco a revisão da história da arte, mediante abordagens que abarcam as narrativas de agentes históricos dissidentes e minorias sociais. Para isso, é estabelecido aqui uma análise dos nove núcleos da exposição como forma de ativar as discussões em torno das representações da sexualidade, sobretudo aquelas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+. É analisado, também, como esse grupo social estava inserido na mostra. O estudo considera ainda a relação histórica da prática curatorial com o questionamento da história da arte, bem como os modelos expositivos. Uma reflexão necessária para entender o surgimento dos primeiros paradigmas da curadoria no século XX até o momento de "virada decolonial" que estamos vivendo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-04T17:51:13Z
2024-10-04T17:51:13Z
2024-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/72137
url https://hdl.handle.net/11600/72137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268285470900224